Por que eu devo ler este artigo: Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre arquitetura, Conteúdo com estudo de caso.
Autores: Ivânia Ramos dos Santos, Jean Carlo do Rosário e Jenifer De Marchi.

Modelo de testes 3P x 3E
Este artigo tem como propósito, através de um estudo de caso, analisar os índices de qualidade que levaram a equipe de testes de uma empresa de informática aqui denominada ‘Size Software’, a optar pela metodologia 3P x 3E para o aumento da qualidade do seu produto final.

Em que situação o tema é útil

Este artigo aborda o uso do modelo 3P x 3E na fase de testes como fator determinante na busca pelo aumento da qualidade do software, merecendo dessa forma, especial atenção dentro do processo de criação de um sistema. A discussão desse tema é útil para empresas de desenvolvimento de software que antes de iniciarem um projeto, não compreendem a relação existente entre a qualidade, o software e os testes alvos. Desta forma, obterão o escopo necessário para utilização das ferramentas, materiais e recursos disponíveis, criando um produto de qualidade ao usuário final.

Em se tratando das diversas considerações que devem ser levadas em conta no processo de construção de um software, a etapa de testes seguramente tem muita importância no conjunto. Não apenas a sua execução, representando uma fase da construção de projetos, mas também a sua relação com a qualidade final. A combinação das ferramentas e da metodologia aplicada requerem a necessidade de estudos cuidadosos no momento da escolha. Uma opção imprecisa pode trazer associações indesejáveis ao produto final a que se destina.

Em todo o mundo, empresas envolvidas com produtos ou serviços buscam na qualidade o seu diferencial e síntese de sua filosofia. Dessa forma, além das equipes normalmente envolvidas no processo de produção de software, é imprescindível que a empresa tenha uma equipe de testes. Essa equipe deve estabelecer os procedimentos para execução dos testes e convencionar as ferramentas de apoio, procurando garantir a excelência dessa fase de experimentação de software e, por conseguinte, colaborar para o ganho na qualidade final do produto.

Testes de software sob o prisma da Engenharia de Software

Do ponto de vista psicológico, teste de software poderia ser visto como destrutivo em vez de construtivo, pois, em um primeiro momento, o engenheiro tenta construir um software a partir de um conceito até obter um produto tangível. Depois vem o teste, que é uma série de casos de testes destinados a destruir o software que acabara de ser construído.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo