Aumente a qualidade de seu software com testes - Revista Engenharia de Software Magazine 57

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

Este artigo aborda o uso do modelo 3P x 3E na fase de testes como fator determinante na busca pelo aumento da qualidade do software, merecendo dessa forma, especial atenção dentro do processo de criação de um sistema.

Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre arquitetura, Conteúdo com estudo de caso.
Autores: Ivânia Ramos dos Santos, Jean Carlo do Rosário e Jenifer De Marchi.
Modelo de testes 3P x 3E
Este artigo tem como propósito, através de um estudo de caso, analisar os índices de qualidade que levaram a equipe de testes de uma empresa de informática aqui denominada ‘Size Software’, a optar pela metodologia 3P x 3E para o aumento da qualidade do seu produto final.

Em que situação o tema é útil

Este artigo aborda o uso do modelo 3P x 3E na fase de testes como fator determinante na busca pelo aumento da qualidade do software, merecendo dessa forma, especial atenção dentro do processo de criação de um sistema. A discussão desse tema é útil para empresas de desenvolvimento de software que antes de iniciarem um projeto, não compreendem a relação existente entre a qualidade, o software e os testes alvos. Desta forma, obterão o escopo necessário para utilização das ferramentas, materiais e recursos disponíveis, criando um produto de qualidade ao usuário final.

Em se tratando das diversas considerações que devem ser levadas em conta no processo de construção de um software, a etapa de testes seguramente tem muita importância no conjunto. Não apenas a sua execução, representando uma fase da construção de projetos, mas também a sua relação com a qualidade final. A combinação das ferramentas e da metodologia aplicada requerem a necessidade de estudos cuidadosos no momento da escolha. Uma opção imprecisa pode trazer associações indesejáveis ao produto final a que se destina.

Em todo o mundo, empresas envolvidas com produtos ou serviços buscam na qualidade o seu diferencial e síntese de sua filosofia. Dessa forma, além das equipes normalmente envolvidas no processo de produção de software, é imprescindível que a empresa tenha uma equipe de testes. Essa equipe deve estabelecer os procedimentos para execução dos testes e convencionar as ferramentas de apoio, procurando garantir a excelência dessa fase de experimentação de software e, por conseguinte, colaborar para o ganho na qualidade final do produto.

Testes de software sob o prisma da Engenharia de Software

Do ponto de vista psicológico, teste de software poderia ser visto como destrutivo em vez de construtivo, pois, em um primeiro momento, o engenheiro tenta construir um software a partir de um conceito até obter um produto tangível. Depois vem o teste, que é uma série de casos de testes destinados a destruir o software que acabara de ser construído.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?