Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Este artigo apresenta uma reflexão sobre os cuidados que devem ser levados em consideração na aplicação da automação de testes. Muitas vezes essa atividade é vista como a “salvação” em termos de custo, prazo e produtividade para os projetos. O artigo apresenta situações que mostram que, caso a automação não seja bem implementada, só irá prejudicar.

Para que serve:

O artigo poderá auxiliar os gerente e profissionais de testes que desejam automatizar os testes de software, apresentando os cuidados, as dificuldades e os pontos fracos e fortes dessa atividade. Irá auxiliá-los para que pensem racionalmente, e não utopicamente, sobre essa atividade.

Em que situação o tema é útil:

Para empresas e profissionais que possuem interesse em automatizar os testes dos seus softwares de maneira controlada, com conhecimento de alguns dos principais riscos desta atividade.

O termo “lobo em pele de cordeiro” utilizado no título desse artigo origina-se de uma fábula que fala do lobo que se disfarçou com uma pele coberta de lã e assim conseguiu entrar no rebanho de ovelhas, fazendo-se passar por uma delas tanto na aparência como no comportamento fingido, mas aproveitando essa condição para devorar as inocentes e desprevenidas vítimas.

Devido ao apelo de se implantar a automação de testes como a “salvação” em termos de custo, prazo e produtividade para os projetos de desenvolvimento de software, esta iniciativa pode ser comparada com a inocente ovelhinha, pois aparentemente não apresenta riscos à empresa, apenas benefícios. Mas esta ovelha pode se revelar um lobo, caso o processo de implantação da automação de testes não seja bem planejado e conduzido, resultando no fracasso do projeto. Apesar dessa analogia entre a automação de testes e a fábula do lobo ser um tanto quanto exagerada, deve servir como alerta para aqueles que desejam implantá-la. O objetivo deste artigo é estimular a reflexão dos gerentes e orientá-los em relação aos cuidados que devem ser levados em consideração na implantação da automação de testes.

Automação de Testes

Automatizar os testes nada mais é do que repassar para o computador as atividades de testes que normalmente são realizadas de forma manual. A automação de testes deve ser iniciada a partir de um processo manual de teste já estabelecido e maduro. Várias são as ferramentas disponíveis no mercado para as empresas, entre pagas e gratuitas.

A automação de testes possui alta capacidade para reduzir esforços. Em contrapartida, possui alta propensão a falhas. A Tabela 1 apresenta os resultados de sucesso e insucesso da automação de testes.

SUCESSO

INSUCESSO

Redução de custos

Tempo desperdiçado

Testes melhorados

Dinheiro desperdiçado

Resultados precisos

Resultados imprecisos

Diminuição do ciclo de vida do desenvolvimento

Equipe desmoralizada

Processo pronto para próximos projetos

Produtividade reduzida

Oportunidade perdida

Tabela 1. Resultados de sucesso e insucesso da automação de testes.

Tipos de Ferramentas de Testes

De acordo com a pesquisa da GARTNER sobre o mercado de ferramentas de testes, são três as categorias principais de ferramentas:

· Gerenciamento de Testes ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo