Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo?

Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados.


Para que serve?

Auxiliar os DBAs nas tarefas do dia-a-dia referentes a alocação e gerenciamento de espaço para o crescimento dos bancos de dados.

Em que situação o tema é útil?

Em ambientes Single Instance ou Real Application Cluster o ASM se mostra muito útil para centralizar o armazenamento e administração de espaços, facilitando bastante as tarefas rotineiras do DBA.

Na primeira parte deste artigo vimos todos os conceitos referentes ao ASM – Automatic Storage Management e já iniciamos uma sessão “Mão na Massa”.

Na verdade, apresentei os passos para “simular” um raw device em ambiente UNIX/Linux e MS-Windows para que você possa fazer testes com o ASM sem que precise de um servidor “de verdade” com dispositivos de armazenamento (storages) caros e tudo o mais para aprender a lidar com o ASM.

Nesta segunda parte desta série, continuaremos com a “Mão na Massa”, só que desta vez iremos criar uma instância ASM para depois começarmos a interagir com ela.

Em primeiro lugar, no momento em que o DBA instala o software do banco de dados e utiliza o DBCA (Database Configuration Assistant – ferramenta gráfica de auxílio na instalação e configuração de um banco de dados Oracle), criar a instância de banco de dados e também a instância ASM é “mamão com açúcar”. Para os “DBAs caixinha” (como são conhecidos os DBAs que somente conseguem administrar o banco de dados Oracle através de ferramentas gráficas) não há segredo. Mas infelizmente a vida não é um “mar de rosas”, pois existem situações (a maioria delas) em que o banco de dados ainda não está na versão 10g e será migrado ou a empresa optou em não utilizar o ASM inicialmente, mas agora pretende adotá-lo. E agora?

Faremos neste artigo a criação de uma instância ASM manualmente, para mais tarde fazermos a migração dos atuais datafiles para o ASM.

Mão na Massa

Inicialmente, precisaremos instalar e configurar o Oracle CSS – Oracle Cluster Synchronization Services (Serviços de Sincronização do Cluster Oracle).

Apesar de não estarmos em um ambiente de cluster, o CSS é necessário para habilitar a sincronização entre a instância de banco de dados e a instância ASM.

Instalando e configurando o CSS

O CSS precisa estar ativo antes da instância de banco de dados e a instância ASM e, por esse motivo, as tarefas de instalação e configuração do CSS eram parte do script root.sh, que é solicitado durante a instalação através do OUI – Oracle Universal Installer. Isto fazia com que, mesmo que não se desejasse utilizar o ASM, o CSS sempre estava “no ar”.

Para atender as muitas reclamações a Oracle decidiu, à partir da versão 10g R2, retirar a instalação e configuração do CSS do script root.sh, ou melhor, as tarefas de instalação e configuração do CSS somente estarão presentes no script root.sh caso o DBA opte por usar o ASM durante a utilização do OUI.

Em nosso caso, não temos o CSS em execução e precisaremos iniciá-lo antes de darmos continuidade à criação da instância ASM.

Caso você insista na interface gráfica e tente instalar o ASM através do DBCA, ele primeiro tenta detectar se o CSS está ativo ou não e, caso não esteja (nosso caso) o DBCA solicita que seja executado o script localconfig add (add é um parâmetro do script localconfig).

O script encontra-se em $ORACLE_HOME/bin/localconfig em ambiente UNIX/Linux ou em %ORACLE_HOME%\bin\localconfig.bat em ambiente MS-Windows. As Listagens 1 e 2 apresentam esta configuração em ambos os ambientes.

Listagem 1. Executando o Script localconfig em ambiente UNIX / Linux.


  [oracle@OEL64Node01 ~]$ su
  Password:
  [root@OEL64Node01 oracle]# $ORACLE_HOME/bin/localconfig add
  /etc/oracle does not exist. Creating it now.
  Successfully accumulated necessary OCR keys.
  Creating OCR keys for user 'root', privgrp 'root'..
  Operation successful.
  Configuration for local CSS has been initialized
   
  Cleaning up Network socket directories
  Setting up Network socket directories
  Adding to inittab
  Startup will be queued to init within 30 seconds.
  Checking the status of new Oracle init process...
  Expecting the CRS daemons to be up within 600 seconds.
  Cluster Synchronization Services is active on these nodes.
          oel64node01
  Cluster Synchronization Services is active on all the nodes.
  Oracle CSS service is installed and running under init(1M)  ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo