Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Este artigo trata da automatização da tarefa de backup do banco de dados através da utilização do utilitário RMAN – Recovery Manager.


Para que serve

Auxiliar os DBAs nas tarefas do dia-a-dia referentes a execução de cópias de segurança dos arquivos do banco de dados garantindo assim a recuperação do banco de dados em caso de falha.


Em que situação o tema é útil

A garantia da recuperação do banco de dados é uma das tarefas mais importantes do DBA e, como parte de uma boa política de recuperação, um backup bem feito é de fundamental importância. A automatização desse processo é uma boa garantia de que sempre haverá um backup mais próximo possível do momento da falha.

Há algum tempo atrás, se falava muito em política de backup, mas essa estratégia já foi por “água abaixo”. Hoje em dia, muito mais importante que uma boa estratégia de backup é a estratégia de recovery, ou seja, de nada adianta ter uma boa cópia de segurança de seu banco de dados se essa cópia não é “recuperável”.

Isso significa dizer que é muito importante fazer testes de recuperação periodicamente, ou seja, utilizar o backup mais atual para recuperar o banco de dados em uma máquina de testes, por exemplo.

Bem, visualizando este cenário, podemos concluir que o backup é parte integrante (e fundamental) da política de recuperação e é exatamente esta fase do processo que abordarei neste artigo.

A partir da versão 10g do banco de dados Oracle o utilitário RMAN se tornou extremamente potente e muito mais amigável. O “medo” de utilizar o RMAN foi deixado de lado e a confiabilidade aumentou muito.

Com base nesta afirmação, nada mais justo que utilizar este utilitário para automatizar a tarefa de backup dos bancos de dados em que somos responsáveis.

Grandes melhorias, como compressão real do backupset, rapidez na execução do backup, e tantas outras estão agora presentes no RMAN e fazem com que seja uma ótima opção a ser utilizada.

Neste artigo, mostrarei alguns scripts e configurações para implementar uma rotina automática de backup de seu banco de dados utilizando o RMAN.

Criação dos scripts

Esta solução é implementada através de 3 scripts e mais 3 arquivos de configuração, são eles:

• rman_hotfull.sh: script principal, responsável por executar o backup completo da instância de banco de dados;

• rman_arch.sh: script responsável por executar o backup periódico dos archived redo log files que forem criados entre o período do último backup executado e o próximo backup que será utilizado, evitando que a flash recovery area fique completamente cheia ocasionando o congelamento do banco de dados;

• check_backup.sh: script responsável em verificar nos logs se houve algum erro na execução do backup;

• rman_hotfull.ini: arquivo de configuração dos parâmetros do RMAN para execução do backup completo;

• rman_arc.ini: arquivo de configuração dos parâmetros do RMAN para execução do ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo