De que se trata o artigo:

Este artigo descreve conceitos básicos sobre avaliação de usabilidade de software. Ao longo do artigo, discutimos os principais tópicos abordados durante o planejamento de uma avaliação de usabilidade, assim como algumas das principais técnicas de avaliação. Além disso, são apresentados algums exemplos de métricas coletadas durante as avaliações.

Em que situação o tema útil:

Este artigo destina-se a diretores de tecnologia, desenvolvedores e profissionais da área de teste e qualidade de software interessados em conhecer conceitos básicos sobre testes de usabilidade. Além disso, este artigo tem o objetivo de apresentar os aspectos mais importantes que devem ser considerados no planejamento de uma avaliação de usabilidade, bem como, as principais técnicas de avaliação.

Resumo DevMan:

As interfaces com uma boa usabilidade fazem com que o usuário se torne mais produtivo, à medida que ele não tem que interromper a todo o momento o seu trabalho para buscar orientação adicional. Neste contexto, este artigo apresentará alguns conceitos básicos sobre avaliação de usabilidade de software. Para isso, discutiremos os principais tópicos considerados durante o planejamento de uma avaliação de usabilidade e algumas técnicas de avaliação. Por fim, serão também apresentados alguns exemplos de métricas coletadas durante as avaliações.

Segundo a ISO/IEC 9126, “Usabilidade refere-se à capacidade de uma aplicação ser compreendida, aprendida, utilizada e atrativa para o usuário, em condições específicas de utilização.”. Usabilidade é um conceito que permite avaliar fatores que influem no uso do aplicativo, como:

· Facilidade de aprendizado: aprendo a usar o aplicativo rapidamente?

· Facilidade de uso: depois de aprendido, o aplicativo é fácil de ser utilizado?

· Facilidade de memorização: um usuário ocasional consegue se lembrar com facilidade dos comandos?

· Segurança de uso: o aplicativo previne os erros? E se houver erros, o aplicativo consegue dar um alerta adequado ao usuário?

· Satisfação do usuário: o aplicativo é agradável, bom de ser utilizado?

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo