Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 5 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Projeto

Avaliação de Usabilidade

Foco no Desempenho de Usuários

 

De que se trata o artigo:

Avaliação de Usabilidade e Interação Humano-Computador (IHC) nos sistemas de software.

Para que serve:

A usabilidade pode ser considerada um elemento norteador do processo de desenvolvimento, isto é, o desenvolvimento acontece sob a óptica do usuário, buscando apoiar de maneira natural a realização de suas atividades. Neste contexto, percebe-se a importância do uso de técnicas para apoiar a avaliação de usabilidade do software.

Em que situação o tema é útil:

Essencial no processo de desenvolvimento de software onde podemos ter atividades específicas para apoiar a avaliação da usabilidade da interface com o usuário.

Um produto, seja um sistema de software ou outro qualquer, possui usabilidade que é um dos atributos da qualidade perceptível aos usuários. A usabilidade é uma característica de um produto que informa quão fácil de usar e aprender esse produto é. Em outras palavras, serve como um indicador de quão intuitivo é utilizar aquele produto. Essa característica é determinante no sucesso desse produto, pois ela influencia diretamente o interesse do usuário em utilizar ou não esse produto ou sistema (de software). Para tanto, em sistemas de software, assim com em outros produtos, a usabilidade é avaliada durante o processo de desenvolvimento visando assegurar o nível desejado de usabilidade. Este artigo discute um conjunto de mecanismos de avaliação da usabilidade.

Usabilidade

Usabilidade tem sido um dos fatores utilizados por diversas empresas para conquistar novos usuários (consumidores). Este artigo trata da usabilidade de produtos e, mais especificamente, da usabilidade de sistemas de software. Assim, os dois termos serão utilizados indistintamente neste texto.

A usabilidade é uma característica através da qual o usuário expressa sua vontade e satisfação em utilizar um produto ou serviço como, por exemplo, a compra de um livro ou DVD numa loja virtual devido à simplicidade e agilidade. Dentre esses dois motivadores, a simplicidade predomina e impacta diretamente na agilidade.

Na maioria das situações, os usuários preferem um sistema (ou produto) de fácil uso, mesmo com funcionalidades mais simples, a um sistema com mais funcionalidades, porém de manipulação complexa e não intuitiva. Dessa forma, a usabilidade é considerada no processo de desenvolvimento de software.

Embora a usabilidade seja um atributo da qualidade perceptível aos usuários quando o sistema está em uso, é trabalhada ao longo do desenvolvimento do software para que este suporte as características desejadas. O conjunto de atividades, geralmente, encontradas num processo de desenvolvimento de interface de usuário (IU) é ilustrado na Figura 1.

 

 

Figura 1. Atividades do desenvolvimento de interfaces de usuário.

 

Essas atividades podem ser encontradas em alguns processos com outras denominações. A coleta de requisitos tem por objetivo identificar o conjunto de funcionalidades e perfil de usuários que estarão fazendo uso delas. Trata-se de identificar as necessidades dos usuários e como elas podem ser apoiadas através da interface.

O projeto de IHC (interação humano-computador) ou simplesmente projeto de interação é uma atividade de suma importância no desenvolvimento de uma interface de usuário. O projeto de interação se apóia na modelagem (ou projeto) conceitual, onde um conjunto de tarefas dos usuários e de mecanismos de acesso a elas são identificados.  No projeto de interação, o projetista faz o mapeamento de tarefas de usuários em formas específicas de diálogo entre usuário e a interface do sistema. O projeto de interação consiste de:

·         ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo