BABOK: Desenvolvendo um sistema de automação para CMEI´s

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Este artigo apresenta técnicas de coleta e análise de requisitos, também a realização do processo de análise de negócio para o desenvolvimento de um sistema de automação para CMEI´s, baseado no guia BABOK.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia
Autores: Ivânia Ramos dos Santos e Fabio Pereira dos Santos
Porque este artigo é útil
Usuários de software costumam encontrar dificuldades na realização de suas tarefas por contarem com um processo totalmente manual ou com um software que não atenda suas necessidades. A falta de uma análise de negócio planejada e executada antes do desenvolvimento é apontada como uma das principais causas dos softwares incompatíveis com a rotina de seus usuários.

Este artigo apresenta técnicas de coleta e análise de requisitos, também a realização do processo de análise de negócio para o desenvolvimento de um sistema de automação para CMEI´s, baseado no guia BABOK. Foram entrevistados colaboradores de centros infantis, das cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, para mapeamento do processo de negócio. As entrevistas também abrangeram profissionais da área e pais, identificando carências e melhorias que um software contribuiria para o meio. A análise mostra a aplicação prática de sugestões do guia, buscando auxiliar todos os envolvidos no projeto (usuários, clientes, analistas, desenvolvedores e outros).

Neste contexto, o tema discutido neste artigo é útil para organizações de pequeno e médio porte, ou equipes que buscam modelos que lhe auxiliem a estruturar um processo de análise. O artigo se aplica também a profissionais que gostariam de conhecer o modelo para se especializarem na área.

A tecnologia da informação vem avançando em diversas áreas e atuando nas mais variadas soluções. Organizações utilizam a tecnologia na execução de seus processos, sendo critério de destaque em concorrências e parcerias.

Além da automatização de rotinas manuais, um sistema de informação de qualidade busca sanar todas as necessidades de seus usuários, possibilitando o gerenciamento e monitoramento de tarefas e informações, agilidade na execução de tarefas, troca de informações rápidas, geração de dados concretos e confiáveis, além de reduzir custos e auxilio na tomada de decisão.

Devido à complexidade de se criar um software com excelência, o projeto tem como objetivo pesquisar um método viável que permita uma coleta, análise e modelagem de requisitos, que aumente a qualidade do software, a satisfação de usuário, clientes, analistas e desenvolvedores e facilite na execução do projeto. Neste contexto, será apresentado o BABOK como base para que isso seja possível. Esse estudo também busca apresentar conceitos sobre métodos de engenharia de requisitos e negócios, e a aplicação desses em estudo de caso, mostrando conceitos BABOK.

Análise de negócio baseada no guia BABOK

O estudo desenvolvido teve como objetivo realizar a análise de negócio em creches das cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão, localizadas no sudoeste do Paraná.

Foram realizadas tarefas de análise, explicitadas nesse artigo por áreas de conhecimento, baseadas no modelo BABOK. Foram utilizadas técnicas também apresentadas por esse framework. A realização da análise é detalhada, assim como todas as informações coletadas durante sua execução e que poderão ser utilizadas na criação de um software que satisfaça as necessidades do usuário.

Na sequencia são especificadas as ações realizadas em casa área de conhecimento correspondente.

Planejamento e monitoramento da análise de negócio

O planejamento foi executado seguindo uma ordem estruturada com cronograma e escopo de tarefas definidas, para realizar a coleta de dados, verificar a viabilidade do projeto e realização de entrevistas.

Criação de escopo e cronograma

Primeiramente foram determinadas as tarefas a serem executadas no processo de análise de negócio, a fim de que esse escopo fosse respeitado até a conclusão das tarefas. Para isso, a Tabela 1 foi elaborada.

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Tabela 1. Escopo de tarefas

O processo foi executado em um período de seis meses conforme planejamento apresentado no cronograma da Figura 1.

Figura 1. Cronograma

Para criar o cronograma foi utilizada a ferramenta MSProject Professional 2013, aplicativo que auxilia no gerenciamento de projetos, representando cronologica" [...]

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