Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Autores: Larissa de Oliveira Pinheiro e Rodrigo Oliveira Spínola

Banco de dados distribuído
Esse artigo irá definir Bancos de Dados Distribuídos (BDD) descrevendo suas vantagens e como esse banco é implementado na computação em nuvem. Podemos definir que um BDD é aquele cujo armazenamento do banco de dados fica localizado em uma rede de computadores de alta velocidade, pelo qual qualquer nó tem acesso ao banco de dados e possui uma réplica idêntica deste.

O banco de dados distribuído em nuvem caracteriza-se pelo armazenamento em servidores com bom hardware e alta disponibilidade de acesso. Desta forma, eles prestam serviços de armazenamento de dados de usuários para que eles acessem em qualquer lugar com qualquer dispositivo que se conecte à rede.

A computação em nuvem possui três tipos de serviços que também serão apresentados neste artigo: Software como um Serviço (SaaS); Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como um Serviço (IaaS).

Em que situação o tema é útil
BDD é o armazenamento de dados em uma rede de computadores de alta velocidade, pelo qual qualquer nó tem acesso a esse banco de dados. Atualmente, esse tipo de banco de dados está sendo mais implantado em empresas que trabalham com uma quantidade maior de dados.

Podemos dizer que o banco de dados distribuído (BDD) surgiu a partir dos conceitos de banco de dados e das tecnologias de redes e comunicação de dados. A rede possibilita distribuir os dados em uma rede de computadores onde cada nó participa das transações e se comunica uns com os outros. Os bancos de dados tradicionais possuem como objetivo o acesso centralizado e controlado dos dados, eles estão localizados em cada nó da rede.

Em um BDD, os dados dos usuários podem ser armazenados em vários nós com baixo recurso computacional, porém com uma estrutura de rede qualificada que garante a disponibilidade e integridade destes. Isto faz com que os bancos de dados distribuídos sejam considerados seguros.

Destaca-se como vantagens em relação ao banco de dados centralizado:

· a autonomia que cada banco possui, pois eles podem operar de forma independe na rede;

· eles possuem técnicas de tolerância a falhas. Por isso, existe maior confiabilidade nos BDDs;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo