Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Boas Práticas

Porque esse artigo é útil

Este artigo tem como objetivo abordar os principais benefícios do Guia PMBOK para gerenciamento de projetos, bem como mostrar os principais recursos considerados mais importantes para que os projetos sejam bem sucedidos.

O tema em questão é útil para gerentes de projetos, iniciantes na área de gestão de projetos ou para aqueles que estão buscando um caminho para trilhar e atingir o sucesso na carreira de gerenciamento de projetos. Os tópicos discutidos também são úteis para empresas que ainda estão pensando em adotar algum modelo de gestão de projetos. Este artigo servirá como base para fornecer um conhecimento macro de algumas das principais etapas do Guia de gerenciamento PMBOK.

É possível percebermos com bastante clareza o quanto que as empresas de TI voltadas para o ramo de desenvolvimento de software atuam de forma amadora, sem estabelecer um modelo para o gerenciamento dos projetos, sem se quer, definir um ciclo de vida nos projetos. Nota-se que as consultorias seguem bastante a cultura do cliente, ou seja, se o cliente adota algum modelo de processos para o gerenciamento dos projetos, então as consultorias que forem selecionadas para prestar tal serviço também seguirão o mesmo padrão, caso contrário a(s) empresa(s) adota(m) o modelo que achar conveniente ou não adota modelo algum.

Assim como nas engenharias (civil, elétrica, mecatrônica, de produção), temos um processo definido para o desenvolvimento dos projetos, ou seja, existe um ciclo de vida real a ser seguido, incluindo controle de qualidade, consideração de prazos e metas a serem atingidas. Também na TI, existem alguns modelos de trabalho que podem ser seguidos, visando garantir qualidade, estimar entrega dentro do prazo, satisfazer e transmitir segurança ao cliente. Quando não se adota algum modelo no gerenciamento dos projetos, atingir o sucesso passa a ser algo de pura sorte para as consultorias, onde os atrasos e criação de artefatos fora do escopo do cliente passam a ser constantes nas entregas diminuindo, cada vez mais, a satisfação dos mesmos.

Nesse contexto temos o PMBOK. O guia PMBOK serve de modelo para que as empresas possam se guiar, orientar-se por meio de algumas das áreas de conhecimentos citadas neste material e conseguir êxito no desenvolvimento dos projetos, reduzindo o retrabalho eminente na construção dos softwares.

Este artigo foi construído com o intuito de mostrar porque o PMBOK pode ser útil para as empresas. Seguindo as áreas de conhecimento existentes e consideradas no guia PMBOK, é possível que as fábricas de software possam realmente ter mais sucesso no gerenciamento dos seus projetos e, consequentemente, possam adquirir mais confiança dos seus clientes.

Principais problemas vivenciados na gestão de projetos

Estatisticamente projetos de TI falham. É necessário trabalhar no sentido de amenizar este problema e um dos caminhos é a adoção de melhores práticas e metodologias voltadas para o sucesso das empresas no gerenciamento de projetos.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo