DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

BloodTransitionEffect e ReflectionEffect - Firemonkey no Delphi

Neste artigo aprenderemos a usar dois componentes de efeitos que são: BloodTransitionEffect e o ReflectionEffect do Firemonkey.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

Firemonkey é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos visualmente atraentes usando os recursos do processador gráfico. Usando essa plataforma, você pode desenvolver aplicativos para Mac OS X, Win32, Win64 e iOS. Além disso, é importante dizer que Firemonkey é não compatível com VCL (biblioteca componente Visual). Se você começar a desenvolver seu aplicativo com a VCL, você não poderá usar componentes de Firemonkey (FMX) e vice-versa.

No total existem mais de 50 efeitos visuais no Firemonkey que são divididos em várias categorias, como exemplo podemos citar: alteração de contraste, efeito de desfoque, desenvolver uma suave transição de uma imagem para outra, efeito de iluminação, efeito 3D, rotação, entre outros. Hoje iremos trabalhar com 2 componentes do Firemonkey que são eles TReflectionEffect e o BloodTransitionEffect.

Crie o projeto "Firemonkey HD Application" e então, inclua o componente TText e um TReflectionEffect.

Alterando propriedades do TText:

Text digite Firemonkey

Font.Size 30

Font.Style.fsBold para True

Alterando eventos do TText:

Listagem 1. No evento MouseEnter digite o codigo abaixo:

procedure TForm1.Text1MouseEnter(Sender: TObject);
begin
  ReflectionEffect1.AnimateFloat('Length', 0.7, 0.5);
end;

Listagem 2. No evento MouseLeave digite o codigo abaixo:

procedure TForm1.Text1MouseLeave(Sender: TObject);
begin
  ReflectionEffect1.AnimateFloat('Length', 0.3, 0.5);
end;

Para continuarmos, execute o projeto e passe o cursor do mouse sobre o Text e veja o resultado.

Talvez alguns de vocês não tenham sucesso na execução, não tendo o resultado esperado. Confira então a observação abaixo, e então entenderá a razão disso acontecer.

Observação Importante:

Lembre-se, que cada componente Firemonkey é recipiente para outros componentes, você pode colocar um TImage dentro do componente TButton e irá tornar-se pai do componente TImage.

Observe na imagem abaixo a janela de Estrutura (Structure) o nó do Image1 (TImage) pertence ao nó pai que é o Button1(TButton), se clicarmos no botão que está no formulário e arrastarmos ele para outra posição, a imagem irá junto, isso ocorre porque agora o Image1 está dentro do Button1.

Observação Importante

Figura 1. Observação Importante

Então para que nosso projeto funcione corretamente, o componente ReflectionEffect1 (filho) deve estar dentro do componente Text1 (pai), conforme a imagem da estrutura(Structure) mostra-nos abaixo:

Estrutura correta

Figura 2. Estrutura coreta

Agora, vamos ver como funciona um efeito de transição de imagens com componente BloodTransitionEffect, para isso adicione um componente Timage primeiramente, e vamos configurar as propriedades do mesmo.

Alterando propriedades do TImage:

Bitmap.edit escolha uma imagem qualquer

Bitmap Create New TBitmapAnimation com esta opção executada é criado um componente BitmapAnimation1.

Alterando propriedades do BitmapAnimation1.

StartValue.edit Escolha uma imagem qualquer.

StopValue.edit Escolha uma imagem qualquer.

Trigger IsMouseOver=true

Trigger Inverse IsMouseOver=true

Observe as propriedades do BitmapAnimation1 na imagem abaixo:

Propriedades BitmapAnimation1

Figura 3. Propriedades BitmapAnimation1

Se executarmos o projeto com todo o procedimento que aprendemos, ao passar o mouse sobre a imagem já conseguiremos ter um efeito de transição de imagem. Caso queira algo mais aperfeiçoado, podemos fazer uma animação nessa transição, tudo o que temos que fazer é incluir o componente BloodTransitionEffect no formulário, lembrando que o BloodTransitionEffect (filho) deve estar dentro do componente Timage(Pai) conforme o modelo abaixo:

Estrutura final do Projeto

Figura 4. Estrutura final do Projeto.

Temos só que implementar dois eventos do componente Timage.

Alterando eventos do TImage.

Listagem 3. No evento MouseEnter digite o código abaixo:

procedure TForm1.Image1MouseEnter(Sender: TObject);
begin
  if BloodTransitionEffect1.Enabled = False then
    BloodTransitionEffect1.Enabled := True;
  BloodTransitionEffect1.AnimateFloat('Progress', 100, 0.8);
end;

Listagem 4. No evento MouseLeave digite o código abaixo:

procedure TForm1.Image1MouseLeave(Sender: TObject);
begin
  BloodTransitionEffect1.AnimateFloat('Progress', 0, 0.8);
end;

E com sucesso, teremos um projeto como mostra a imagem abaixo:

Resultado Final

Figura 4. Resultado Final.

Temos vários outros efeitos na paleta Effects além do BloodTransitionEffect, e que em breve, possamos usá-los através de mais artigos que pretendo postar.

Espero que tenham gostado afinal o efeito é muito bonito e não tão complexo de realizar.

Abraços. Fico por aqui, e até a próxima!



Gosto de todas as linguagens de programação mais tem uma em especial o PASCAL;)__________ ;) saveriovertoni.wordpress.com saverio.vertoni@hotmail.com

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Serviços

Mais posts