Para desenvolver aplicações utilizando PHP geralmente se utiliza três ferramentas básicas: o compilador da linguagem, um servidor e um banco de dados que geralmente é o MySQL (principalmente para quem está começando). Assim, para se preparar o ambiente de trabalho seriam necessários pelo menos três downloads e instalações.

Para facilitar essa preparação inicial, existem "pacotes" que incluem essas e outras ferramentas em um único instalador, entre eles estão o Xampp, Wamp, Vertrigo, entre outros. Nesse artigo será ensinado como instalar o Wamp Server, um dos "ambientes" mais utilizados por programadores PHP.

O WampServer é um pacotão completo, nele obtemos: Apache 2.2.22, MySQL 5.5.24, PHP 5.3.13 e o PHPMyAdmin 3.4.10.1. Vamos iniciar, entrando no site oficial do WampServer: http://www.wampserver.com/.

Lembrando que ele é totalmente gratuito. Após acessar o link citado acima, você estará no site oficial do WampServer para fazer o download, veja a figura 1 abaixo:

Página inicial do site oficial do WampServer
Figura 1:Página inicial do site oficial do WampServer

Após o acesso, note que a pagina é bastante extensa, utilizando a barra de rolagem a sua direita, verifique algumas opções para download, como mostra a figura 2:

Parte da pagina, mostrando as opções de downloads
Figura 2. Parte da pagina, mostrando as opções de downloads

Após a escolha de acordo com as configurações do seu S.O e baixar o WampServer, execute o instalador de acordo com a figura 3:

Janela de boas vindas do instalador
Figura 3. Janela de boas vindas do instalador

Após clicar em NEXT, aparecerá uma janela informando os termos de licença de uso do programa, veja na figura 4 abaixo:

Janela sobre os termos de licença de uso
Figura 4. Janela sobre os termos de licença de uso

Marque a primeira opção “I ACCEPT THE AGREEMENT” e clique em NEXT para dar continuidade ao processo de instalação, em seguida aparecerá mais uma janela do assistente informando o local de instalação do WampServer. Por padrão fica em “C:\wamp”, caso seja de sua escolha pode haver uma mudança, mas no nosso caso deixaremos da forma padrão, como mostra a figura 5:

Definindo o local de instalação do WampServer
Figura 5. Definindo o local de instalação do WampServer

Mais uma vez clique em NEXT, a próxima janela do assistente é para a criação de ícones de acesso, cabe ao próprio usuário a escolha deste passo, segue abaixo a figura 6 demonstrando:

Criação de icons de acesso do WampServer
Figura 6. Criação de icons de acesso do WampServer

Após a escolha sobre a criação dos ícones de acesso, clique em NEXT, uma nova janela do assistente aparecerá, READY TO INSTALL que significa “pronto para instalar”, clique em INSTALL para iniciar o processo, veja na figura 7:

Janela para iniciar o processo de instalação
Figura 7. Janela para iniciar o processo de instalação

Após clicar em INSTALL aguarde alguns segundo para concluir o processo, lembrando que em algumas máquinas podem demorar poucos minutos, veja o processo na figura 8:

Processo de instalação do WampServer
Figura 8. Processo de instalação do WampServer

Após o preenchimento da barra aparecerá uma janela para a escolha do browser padrão que irá executar aplicações PHP, como mostra a figura 9:

Selecionando o Browser padrão
Figura 9. Selecionando o Browser padrão

Após esta etapa, uma nova janela surgirá solicitando SMTP e EMAIL para fazer algumas configurações, neste caso, deixaremos como está, no formato padrão, da mesma forma exibida na figura 10:

Definindo SMTP e EMAIL
Figura 10. Definindo SMTP e EMAIL

Após este processo finalizamos a instalação do WampServer, clique em NEXT para concluir, ao final aparecerá uma ultima janela informando que o aplicativo foi instalado, como mostra a figura 11:

Janela informando que o WampServer foi instalado
Figura 11. Janela informando que o WampServer foi instalado

Após concluir a instalação aparecerá um ícone na barra de tarefas do Windows, caso ele fique verde, isso significa que o WampServer está funcionando normalmente, caso ele apareça laranja (figura 12) vamos fazer algumas configurações.

Ícone do WampServer
Figura 12. Ícone do WampServer

Como o ícone ficou laranja, vamos tentar deixá-lo online, clique com o BOTÃO esquerdo do mouse e clique em PUT ONLINE, como mostra a figura 13:

Opção para deixar o WampServer online
Figura 13. Opção para deixar o WampServer online

Após clicar em PUT ONLINE aparecerá uma mensagem de erro informando que o serviço não foi iniciado, figura 14:

Erro após tentar deixar o WampServer online
Figura 14. Erro após tentar deixar o WampServer online

Lembrando que este erro nem sempre é visualizado, geralmente isso ocorre por que outro programa está utilizando a porta de acesso, e é bem comum o processo de instalação acabar no processo mostrado até a figura 11.

Vamos resolver esse pequeno probleminha, clique com o BOTÃO esquerdo do mouse sobre o ícone do WampServer, vá até a pasta APACHE e clique em HTTPD.CONF, como mostra a figura 15:

Abrindo o arquivo HTTPD.CONF no WampServer
Figura 15. Abrindo o arquivo HTTPD.CONF no WampServer

Após abrir o arquivo, procure as linhas com a seguinte descrição:

  • Listen 80
  • ServerName localhost:80

Modifique as mesmas adicionando “80”, consequentemente ficará assim:

  • Listen 8080
  • ServerName localhost:8080

Em seguida salve o arquivo e feche-o, após estas configurações reinicie todos os serviços, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do WampServer e clique em RESTART ALL SERVICES, pronto, seu WampServer está funcionando corretamente, veja abaixo a figura 16:

Reiniciando todos os serviços do WampServer
Figura 16. Reiniciando todos os serviços do WampServer

Após o passo acima, tudo estará resolvido, tente acessar a página local do WampServer adicionando 8080 no seu navegador utilizando o caminho:http://localhost:8080/

Após o passo acima verifique se o seu navegador está acessado a página inicial, como mostra a figura 17:

Página local do WampServer
Figura 17. Página local do WampServer

Para acessar o PHPMYADMIN também deverá adicionar 8080 no seu navegador utilizando o caminho: http://localhost:8080/phpmyadmin/

Após o passo acima verifique se o seu navegador está acessado a página do PHPMYADMIN, como mostra a figura 18:

Página do PHPMYADMIN do WampServer
Figura 18. Página do PHPMYADMIN do WampServer

Com isso eu finalizo este artigo, espero que o mesmo seja bastante útil e possa ajudar, pois nem sempre a instalação ocorre como o esperado.

Observação: em versões recentes do Wamp Server (2.5 ou mais nova), é necessário alterar a porta (80) em 3 linhas no arquivo httpd.conf:


Listen 0.0.0.0:80
Listen [::0]:80
ServerName localhost:80
Com a porta 8080, teríamos um resultado assim:
Listen 0.0.0.0:8080
Listen [::0]:8080
ServerName localhost:8080

A porta escolhida pode ser qualquer uma, sempre lembrando que as portas entre 8000 e 9000 não são utilizadas originalmente no Windows e são uma boa escolha.


Saiu na DevMedia!

  • O QUE É REACT NATIVE?D: Neste curso apresentaremos os conceitos introdutórios do React Native, um Framework para a criação aplicações mobile nativas, suas características e funcionamento. Veremos também um exemplo prático utilizando o React Native.

Saiba mais sobre PHP ;)

  • Guia do Programador PHP: Descubra o melhor caminho para aprender PHP, sem perder tempo. Acompanhe os cursos e conteúdos indicados nesse Guia na ordem em que são propostos e prepare-se para decolar sua carreira de programador PHP!
  • PHP Tutorial: Neste artigo apresentaremos dicas e um resumo geral de alguns dos principais artifícios da linguagem PHP.
  • O que é PHP?: Neste curso conheceremos o PHP, que é uma linguagem de scripts open source de uso geral, muito utilizada e especialmente adequada para o desenvolvimento web.