Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que se trata o artigo:

Neste artigo veremos como garantir que boas práticas sejam aplicadas ao seu ambiente de banco de dados de forma automática e simples utilizando este poderoso recurso do SQL Server 2008.


Para que serve:

Transmitir técnicas que podem ser aplicadas a servidores SQL Server 2008 para garantir maior segurança, confiabilidade e aderência a regras de conformidade.

Em que situação o tema útil:

Em cenários onde precisamos aplicar regras de configuração dos servidores e de bancos de dados SQL Server, seja em pequena ou larga escala, a partir de uma console centralizada.

Resumo DevMan

Este artigo apresenta como criar regras de configuração para seu ambiente SQL Server e garantir que estas regras sejam aplicadas aos seus servidores, independente do número de instâncias sob sua responsabilidade. Para isso, descreve como funciona o Policy-Based Management no SQL Server 2008, explicando seus componentes e como criar suas próprias políticas para gerenciamento de servidores.

Um dos grandes desafios para administradores de servidores de bancos de dados é o de garantir que seus servidores estejam constantemente aderentes a normas de configuração. Tais normas podem ter sido previamente criadas por departamentos responsáveis pelo banco de dados, áreas de segurança ou até mesmo por áreas de sistemas ou de negócio. Imagine que sua empresa esteja passando por um processo de auditoria e você precisa garantir que o usuário guest não possa ter acesso a nenhum dos bancos de dados de usuário presentes em seus servidores. Ou até mesmo uma nova regra que indique que todos os seus bancos de dados devam ter um Database Collation específico.

Neste artigo veremos como criar regras de configuração para seu ambiente SQL Server e garantir que estas regras sejam aplicadas aos seus servidores, independente do número de instâncias sob sua responsabilidade. Vamos detalhar como funciona o Policy-Based Management no SQL Server 2008, entender seus componentes e como criar suas próprias políticas para gerenciamento de servidores. Junto a este componente, passaremos por algumas boas práticas que podem ser aplicadas imediatamente para garantir maior segurança e simplicidade no seu ambiente.

O que é Policy-Based Management?

O número de servidores SQL Server instalados em grandes empresas cresce e junto com este crescimento aumentam os desafios para a administração. Embora o SQL Server seja um dos SGBDs de maior simplicidade de uso, vários cuidados devem ser tomados para que se evitem surpresas negativas ou falhas em seu ambiente. As preocupações começam na instalação, quando especificamos a forma como o servidor será configurado, continuam na criação de bancos de dados, quando definimos qual deve ser o Database Collation utilizado, se devemos habilitar ou desabilitar o AUTO_SHRINK e até mesmo a pasta onde os arquivos dos bancos de dados serão armazenados. Finalmente, outras preocupações relevantes na administração do servidor também devem ser levadas em consideração, como segurança, por exemplo, onde definimos o método de autenticação do SQL Server. Para ajudar a reduzir estes riscos, o SQL Server 2008 traz uma funcionalidade chamada Policy-Based Management.

O Policy-Based Management (ou simplesmente PBM) muda drasticamente a forma como os servidores de bancos de dados são administrados. Anteriormente, os administradores de bancos de dados gastavam muito tempo reagindo a problemas no ambiente que eram causados por configurações erradas, ou até mesmo por mudanças feitas na configuração de servidores, sem autorização ou conhecimento dos DBAs. Utilizando o PBM, os DBAs podem finalmente especificar regras de configuração para seu ambiente, distribuir estas regras a partir de um local centralizado e terem a certeza que elas não serão violadas. Por exemplo: digamos que você precise desabilitar a integração com CLR em todos os seus servidores, ou garantir que todas as tabelas criadas em seu banco de dados tenham o prefixo “tbl_”. Podemos agora criar políticas para garantir que estas regras sejam sempre seguidas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo