Neste segundo artigo vou mostrar boas práticas para manipular datas usando as funções nativas do SQL Server de uma forma simples e prática, este conteúdo também pode ser encontrado no help do SQL Server.

DATEPART

Função usada para obter uma determinada parte de uma data como por exemplo o ano, mês, dia, hora, minuto, segundo, etc. Para utilizá-la pede-se dois parâmetros sendo o primeiro a parte da data e o segundo a data propriamente dita, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.

Uso da função DATEPART

Figura 1: Uso da função DATEPART

DATEDIFF

Função usada para obter a diferença de anos, meses, dias, horas, minutos, segundos, dentre outros entre duas datas. Para utilizá-la pede-se três parâmetros sendo o primeiro a parte da data o segundo a data inicial e o terceiro a data final, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.

Uso da função DATEPART

Figura 2: Uso da função DATEDIFF

DATEADD

Função usada para adicionar anos, meses, dias, horas, minutos, segundos, dentre outros a uma data. Para utilizá-la pede-se três parâmetros sendo o primeiro a parte da data o segundo o valor ao qual será adicionado e o terceiro a data propriamente dita, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.

Uso da função DATEPART

Figura 3: Uso da função DATEADD

CONVERT

No contexto do artigo esta função é usada para converter um campo ou variável do tipo data para uma string baseado em uma norma ou padrão do SQL Server. Para utilizá-la pedem-se dois parâmetros sendo o primeiro o tipo ao qual o dado será convertido que no nosso caso é um varchar, o segundo parâmetro é a data na qual será convertida e o terceiro parâmetro é a norma ou padrão do SQL Server listado abaixo, repare que no exemplo abaixo usei no segundo parâmetro da função datepart a função getdate() usada para retornar a data atual do servidor.

Abaixo listei todas as normas/padrões do SQL Server a questão agora é usar a que se encaixa melhor para cada tipo de situação.

Uso da função DATEPART

Figura 4: Uso da função CONVERT

Abraços e até a próxima!!!