Do que trata o artigo

O BPOS (Business Productivity Online Standard Suite) é um conjunto de ferramentas da Microsoft que roda nas nuvens, com alta disponibilidade, sofisticado sistema de segurança e com um gerenciamento simplificado. Neste artigo vamos ter uma introdução ao BPOS com um overview sobre cada um dos produtos desta solução.

Para que serve

Essas ferramentas visam disponibilizar meios de melhorar a comunicação e colaboração entre um grupo de pessoas, com aplicativos integrados. O BPOS tem soluções para o público corporativo, proporcionando ferramentas para o gerenciamento de diversas tarefas do dia-a-dia de uma empresa.

Em que situação o tema é útil

Dentre as soluções que o BPOS oferece estão o gerenciamento de emails com o Exchange online, o gerenciamento de portais, blogs, wikis, documentos, imagens entre outros. O Office Communicator permite o controle de mensagens instantâneas entre a equipe com controle de presença. O Microsoft Live Meeting disponibiliza um meio de realizar uma conferência com colegas de trabalho e seus clientes em reuniões, sessões de treinamento e eventos.

Resumo do DevMan

BPOS ou Business Productivity Online Standard Suite visa melhorar a comunicação e a colaboração entre um grupo de pessoas, neste artigo você verá um overview sobre cada produto que compõe o pacote atual do BPOS e como começar a usar o serviço.

Um dos assuntos mais discutidos atualmente é a computação em nuvem, um termo comum e presente no atual momento onde estamos passando por uma mudança quanto à forma que lidamos com os recursos que temos disponíveis na internet, podendo oferecer como serviço, tanto software como infraestrutura, em ambientes onde não precisamos nos preocupar com a capacidade de compartilhamento de memória, armazenamento e processamento entre os servidores interligados na web.

Neste cenário algumas oportunidades começaram a aparecer para algumas empresas, é possível reduzir custos utilizando somente os recursos de infraestrutura no momento que ela é necessária, pagando somente pelo consumo necessário pela tarefa, ou ainda, disponibilizando uma aplicação como serviço, não se preocupando com o crescimento do acesso ao serviço nas nuvens.

A Microsoft traz diversas soluções que trabalham diretamente com a computação em nuvem, o Windows Azure é o sistema operacional da Microsoft para a nuvem, um sistema operacional de serviços que funciona como um ambiente de desenvolvimento, hospedagem e gerenciamento de serviços. Com ele os desenvolvedores poderão criar aplicações e hospedar nas nuvens, oferecendo suas aplicações como serviço, os desenvolvedores terão armazenamento por demanda para hospedar, escalonar e gerenciar aplicativos web na internet. A Microsoft já tem um conjunto de ferramentas preparadas para a criação desses aplicativos, tanto para o desenvolvimento quanto para o armazenamento de dados com o SQL Azure, tudo dentro dos diversos data centers da Microsoft.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo