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- Cuidados antes e no início do Projeto - Curso Extreme Programming - Aula 63 Vídeo
Nesta videoaula veremos tópicos relacionados aos problemas próprios da fase inicial e de pré-projeto.
- Quando não tem cliente - Curso Extreme Programming - Aula 62 Vídeo
Nesta videoaula será explicado a adaptação que é feita na metodologia XP quando se trabalha com desenvolvimento de softwares que ainda serão vendidos para clientes em potencial.
- Como Convencer uma organização a adotar a XP - Curso Extreme Programming - Aula 61 Vídeo
Nesta Videoaula será apresentado outro ponto da Extreme Programming muito pouco debatido nos cursos acadêmicos, mas de importância vital para existência da metodologia que é o tema em torno da adoção desta metodologia.
- Projetos que não Podem usar XP - Curso Extreme Programming - Aula 60 Vídeo
Esta videoaula tem como objetivo abordar as limitações da XP em determinados projetos.
- Outros aspectos da XP Métricas - Curso Extreme Programming - Aula 59 Vídeo
Nesta videoaula as ferramentas utilizadas para acompanhar e avaliar as métricas dentro da Extreme Programming.
- Métricas - Curso Extreme Programming - Aula 58 Vídeo
Nesta videoaula abordaremos o uso de métricas de projetos que podem ser utilizadas na XP.
- Contratos em Projetos XP - Curso Extreme Programming - Aula 57 Vídeo
Uma empresa que preza por garantias na entrega do software necessita formalizar um contrato a desenvolvedora contratada.
- Documentação do Projeto XP - Curso Extreme Programming - Aula 56 Vídeo
Não é verdade que na XP não existe documentação e embora alguns aleguem que é isto que a torna ágil, a verdade é que na XP existe sim documentação e uma variedades desta, mas só é produzida de acordo com a necessidade do projeto.
- Ambiente de Trabalho para XP - Curso Extreme Programming - Aula 55 Vídeo
A produção de código do software em sua grande parte é trabalho manual e criativo realizado pelos desenvolvedores que são sujeitos ao estado de seu organismo.
- O Dono do Ouro e o Chefão - Curso Extreme Programming - Aula 54 Vídeo
Todo projeto precisa de um patrocinador e um gestor para providenciar os recursos e manter a execução do projeto alinhado a proposta do projeto respectivamente.
- Planejadores - Curso Extreme Programming - Aula 53 Vídeo
A administração clássica pressupõe que cada funcionário e unicamente um pode desempenhar bem uma tarefa, de outra forma, dois funcionários alocados em uma mesma tarefa em que apenas é necessário um para executar é desperdício de dinheiro.
- Aceitantes ou aprovadores - Curso Extreme Programming - Aula 52 Vídeo
No início do projeto narradores de estórias (User Stories) projetam os requisitos do sistema em forma de narrativas que refletem a rotina de trabalho e os processos de negócios do cliente.
- Narradores ou Contadores de Estória - Curso Extreme Programming - Aula 51 Vídeo
A equipe dos desenvolvedores formam um corpo de trabalho centrado no desenvolvimento do software.
- Coach - Curso Extreme Programming - Aula 50 Vídeo
Para uma equipe trabalhar cooperativamente, é desejável um supervisor ou gerente que promova este ambiente colaborativo.
- Redator Técnico - Curso Extreme Programming - Aula 49 Vídeo
As metodologias ágeis prezam para evitar a produção de “gordura” gerada durante o desenvolvimento do software e entenda-se por gordura tudo aquilo que gasta tempo e traz pouco retorno como os manuais de especificação de requisito do software.
- Analista de Teste - Curso Extreme Programming - Aula 48 Vídeo
Embora os testes de software formem a uma parte chata e exaustiva, são de suma importância para o controle da qualidade do software, permitindo entregar um produto melhor e seguro aos clientes.
- Desenvolvedores - Curso Extreme Programming - Aula 47 Vídeo
O Desenvolvedor ocupa o principal papel dentro da XP, sem este profissional, inúmeras reuniões bem dirigidas e User Stories bem coletadas juntamente com seus testes de aceitação, não servirão para nada.
- Gerente de Projeto - Curso Extreme Programming - Aula 46 Vídeo
O papel do gerente de projetos é muito bem definido por diversas normas de gestão de projetos e sua gestão e conhecimento sobre o projeto é um fator que garante o sucesso.
- Entrega de Releases - Curso Extreme Programming - Aula 45 Vídeo
Após alguns meses, o processo de desenvolvimento da release chega ao fim. Durante este período várias iterações foram iniciadas e finalizadas e muitas lições foram apreendidas, graças ao feedback e as demais práticas que incitam momentos de dial
- Entrega de Iterações - Curso Extreme Programming - Aula 44 Vídeo
Após algumas semanas a finco, com a equipe de desenvolvimento focada, em meio a muitas lições, chega a hora da entrega do resultado da iteração.
- Velocidade Sustentável - Curso Extreme Programming - Aula 43 Vídeo
Em meio um mundo competitivo, as empresas buscam encontrar (ou produzir) profissionais que sejam totalmente comprometidos com os valores da organização e com os projetos por ela propostos.
- Programação Orientada a Testes II - Curso Extreme Programming - Aula 42 Vídeo
Na última videoaula foi visto como é importante para a Extreme Programming possuir mecanismos de testes que proporcione agilidade e ganho para os que estão envolvidos com o desenvolvimento bem como uma abordagem aos Testes Unitários.
- Programação Orientada a Testes I - Curso Extreme Programming - Aula 41 Vídeo
Testar é tão importante quanto programar e isso é fato, porém é necessário reconhecer que embora testar auxilie na entrega de um produto de qualidade, é um processo extremamente “chato”.
- Integração Continua - Curso Extreme Programming - Aula 40 Vídeo
É inviável pensar em grandes projetos de softwares feitos apenas por uma pessoa.
- Evitar Débitos Técnicos - Curso Extreme Programming - Aula 39 Vídeo
Quando o desenvolvedor possui pouca experiência é comum que ele cometa alguns erros no que diz respeito a implementar padrões de projetos, manter código refatorado ou manter o código.