Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

De que se trata o artigo

Nesta série de artigos veremos como utilizar o Visual Studio, ASP.NET e C# para criar um site de E-Commerce, com as funcionalidades básicas, como cadastros, pesquisas, carrinho de compras e segurança. É uma série especial voltada para desenvolvedores Delphi que desejam dar os primeiros passos no C#.

Para que serve

O ASP.NET é a tecnologia que serve para criar aplicações Web de alta performance, usando produtividade máxima. O C# é a linguagem padrão do .NET, totalmente orientada a objetos, utilizada em conjunto com o ASP.NET no Visual Studio.

Em que situação o tema é útil

Esta série será muito útil para quem nunca desenvolveu aplicativo algum para Web, nem mesmo teve um primeiro contato com o Visual Studio. Como é uma série passo a passo, é muito útil para leitores iniciantes. Ao desenvolver aplicações para Web, ganhamos inúmeras vantagens se compararmos ao ambiente Desktop: deploy simplificado, uso de computação nas nuvens, não há necessidade de instalações visto que os usuários acessam um mesmo servidor na internet, não há dependência do sistema operacional pois usamos um browser, não há preocupação com backups nos clientes, nem altos custos para manutenções e visitas aos clientes etc.

C#, Visual Studio e ASP.NET

No artigo da edição passada, tivemos uma introdução ao mini-curso, seus objetivos e propósitos. A seguir partimos para a criação do banco de dados no SQL Server que será usado ao longo desta série. Neste artigo vamos iniciar a criação do Web Site, aproveitando para falar dos fundamentos do ASP.NET e Visual Studio, sempre comparando-os com a VCL e RAD Studio, com o intuito de facilitar o aprendizado para quem já desenvolve em Delphi. Veremos a estrutura básica de um Web Site e iniciaremos a construção do layout básico do site de E-Commerce (que se chamará “Computer Store”), bem como o sistema de navegação.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo