Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Planejamento.
Certificação CAPM: o projeto
O gerenciamento de projetos é uma área que envolve conhecimento em diferentes áreas. Lidar com pessoas, planejar tempo e gerenciar riscos são alguns dos exemplos de áreas que o gerente deve dominar. Mas isso não é fácil e, certamente, a maturidade na realização das atividades só virá com a experiência. Contudo, é possível ganhar tempo e evidenciar isto para o mercado através da realização de certificações na área de geste de projeto.

Este artigo apresenta de forma prática como iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar um projeto que tem por objetivo obter a certificação CAPM, através da utilização e interação de processos, ferramentas e técnicas pertencentes ao framework descrito no Guia PMBOK.


Em que situação o tema é útil
Este artigo apresenta uma proposta de projeto para aqueles que desejam se tornar um profissional certificado CAPM, bem como dicas de estudo, tornando o processo de obtenção do mesmo facilitado, e possibilitando acompanhar todas as fases desde o seu nascimento até o encerramento.

No mundo globalizado, as organizações estão adotando cada vez mais os conceitos de gerenciamento de projetos em suas atividades. A busca pela excelência em termos de prazo, custo e qualidade das entregas vêm sendo incorporada ao DNA das empresas, as quais visam a maximização do retorno sobre o investimento (ROI). Aliado a esse fato, tem-se o crescimento da demanda por profissionais qualificados em gerenciamento de projetos, o qual se tornou uma constante nas organizações que visam atingir seus objetivos estratégicos através da adoção de boas práticas.

Diante desse cenário, as certificações têm um peso cada vez mais importante quando se fala em contratação e ascensão profissional dentro das organizações, pois elas atestam que o profissional certificado possui habilidades indispensáveis em determinada área de conhecimento. Assim, a certificação CAPM (Certified Associate in Project Management) tem se mostrado uma ferramenta de grande visibilidade e comprovação de conhecimento teórico nas práticas de gerenciamento de projetos, possibilitando derrubar as barreiras de comunicação entre os envolvidos em projetos e aumentando a eficácia e maturidade das empresas nessa área. Mas afinal, o que é CAPM?

Segundo o PMI – Project Management Institute, a certificação CAPM é uma credencial que oferece reconhecimento aos profissionais que estão iniciando uma carreira em gerenciamento de projetos, assim como aos membros de equipes que desejam conhecimento na área. Essa certificação denota que você possui conhecimento sobre os princípios e a terminologia comum descritos no Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), o padrão das reconhecidas boas práticas de gerenciamento de projetos.

De acordo com Carlos Augusto Freitas, um dos primeiros profissionais certificados CAPM no Brasil, os tipos de membros de equipes de projetos candidatos a essa certificação incluem, mas não se limitam, a:

· Coordenadores de projetos;

· Patrocinadores;

· Gerentes de projetos iniciantes;

· Especialistas técnicos;

· Futuros PMPs, entre outros.

Para obter a credencial CAPM é necessário preencher alguns requisitos indispensáveis, os quais são exigidos pelo PMI, instituto que regulamenta a certificação e elabora o exame. Esses requisitos podem ser vistos na Tabela 1.

Tabela 1. Etapas para a obtenção da credencial.

Carlos Augusto Freitas, autor do livro Certificação CAPM, destaca ainda como principais atividades de um profissional CAPM:

· Apoio na elaboração do plano de gerenciamento do projeto;

· Estimativas de tempo e custo (neste caso um diferencial para especialistas técnicos);

· Apoio na avaliação de planos de controle de projetos;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo