Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre novidades, Artigo no estilo Curso Online.

Certificação Delphi
Ainda na época da Borland, o Delphi já provia de um programa de certificação, que era a forma mais reconhecida e almejada do profissional demonstrar, a quem quer que seja, toda sua habilidade e conhecimento sobre a linguagem e a tecnologia em si. Com o passar do tempo e a troca de fabricante do produto (de Borland para CodeGear), o programa de certificação acabou ficando em segundo plano, até sair de cena por completo, o que causou muitos questionamentos e debates em meio à comunidade. Por conseguinte, com a nova mudança de direção, agora de CodeGear para Embarcadero, esta veio a dar uma sobrevida à Certificação Delphi, através de uma nova estratégia que envolvia todo um trabalho de reestruturação do programa. O resultado desta operação pôde finalmente ser vista em meados de 2011, com o anúncio oficial do novo programa de certificação Delphi, que é o tema central deste artigo.


Em que situação o tema é útil

Ser um profissional certificado não necessariamente lhe dá garantias de um bom emprego ou maiores rendimentos e salários, mas pode o diferenciar em meio a um agregado de desenvolvedores não certificados. Isto porque o processo de certificação avalia os conhecimentos do profissional sobre a programação Delphi de uma forma geral, da parte mais conceitual à parte mais prática. Em vista disso, o próprio mercado tende a valorizar mais um profissional com tal gabarito que, além de uma bagagem técnica, dá mostras de foco e perseverança em alcançar seus objetivos. Adicionalmente, a certificação é uma forma de satisfação do próprio ego do desenvolvedor, que vê nela uma forma de demonstrar e estabelecer suas habilidades.

O novo programa de certificação Delphi da Embarcadero, lançado recentemente, segmenta a certificação em dois tipos distintos, apresentados como Delphi Developer e Delphi Master Developer. Obviamente ambas são fundamentadas essencialmente sobre o contexto Delphi, tanto no aspecto de linguagem quanto da tecnologia. A diferença entre ambas fica por conta do nível de conhecimento exigido e, consequentemente, o seu grau de dificuldade. Um detalhe a ser mencionado já de início é que este novo programa é todo elaborado nas capacidades do Delphi até sua versão XE. Sendo assim, este é um fator a se levar em conta no momento da preparação, principalmente no que diz respeito aos aspectos do IDE e recursos da linguagem.

Certificação – Delphi Developer

A certificação Delphi Developer envolve o teste mais básico do programa e, portanto, o ponto de partida para o desenvolvedor. De uma forma geral, nele será avaliado o nível de seu conhecimento sobre os conceitos básicos e essenciais envolvendo a programação Delphi. Isso significa dizer que a ênfase da avaliação se dará sobre a sintaxe da linguagem, assimilação e utilização do ambiente de desenvolvimento (IDE), domínio das técnicas básicas de programação e desenvolvimento de software com banco de dados no Delphi.

Requisitos para a realização da prova

O requisito mínimo sugerido para a realização do exame desta certificação é o candidato possuir de um a dois anos de experiência em programação Delphi, que é o tempo estimado pela Embarcadero para que a pessoa adquira um nível de conhecimento essencial para a realização do exame. Este conhecimento deverá então ser complementado por um estudo mais direcionado dos temas envolvidos. Além disso, olhando para a comunidade brasileira, outro requisito que deve ser levado em conta é a questão do idioma, uma vez que o conteúdo das provas é todo em inglês. Isso exige uma atenção maior por parte do candidato, tanto na preparação quanto na execução da mesma.

Preparação

A preparação para uma prova de certificação, seja qual for a tecnologia em questão, envolve essencialmente a revisão e o estudo dos tópicos apontados pela fabricante ou elaborada do exame. No caso da certificação Delphi, quem provê tais informações é a própria Embarcadero, através de um Guia de Estudos (Study Guide) direcionado. Em vista dos assuntos relacionados aos tópicos propostos, são fornecidas algumas referências para estudo, tanto online (Ex: links) como também de materiais didáticos (Ex: livros e revistas). Neste guia também estão contidos algumas dicas relacionadas à certificação, tal como uma seção de perguntas e respostas, para que o desenvolver se familiarize com o estilo da prova.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo