Por que eu devo ler este artigo: Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre novidades, Artigo no estilo Curso Online.

Certificação Delphi
No novo programa elaborado pela Embarcadero, a certificação Delphi é segmentada em dois níveis de dificuldade, caracterizando assim dois tipos disponíveis: Delphi Developer e Delphi Master Developer. A primeira, tema central da parte um desta série de artigos, é considerada a mais básica e seu nível de exigência se dá pelos conceitos básicos e essenciais que envolvem a programação Delphi. Já nesta segunda e última parte da série é então apresentada a certificação Delphi Master Developer que, numa evolução natural, pode ser considerada a continuação do caminho trilhado até a Delphi Developer. Sendo assim, serão vistos os detalhes que envolvem sua realização, seus requisitos e, fundamentalmente, os tópicos de estudo relacionados. Novamente, ao final do artigo, serão apresentadas algumas questões de exemplo, aos moldes das presentes no exame.


Em que situação o tema é útil

A busca por uma certificação em determinada linguagem ou tecnologia extrapola o lado profissional e financeiro, atingindo também o lado pessoal. De certa forma, colocar seus conhecimentos à prova pode significar a satisfação do próprio ego e até mesmo a realização de um sonho. Sendo assim, a Certificação Delphi pode ser considerada um mix entre destaque profissional e satisfação pessoal. Dentre as certificações disponíveis, a Delphi Master Developer se credencia como sendo a mais avançada, voltada ao desenvolvedor Delphi mais experiente. Os detalhes que envolvem sua conceituação e realização serão então vistos no presente artigo.

O novo programa de certificação da Embarcadero, lançado ainda na época da versão XE do Delphi, representou a volta da “Certificação Delphi”. De forma prática, este programa estabeleceu no mercado duas novas nomeações relacionadas à certificação – Delphi Developer e Delphi Master Developer. Apesar de ambas estarem relacionadas ao mesmo contexto principal, o Delphi, cada uma apresenta suas próprias nuances, o que resulta em níveis de dificuldade bem distintos. Toda a parte técnica, principalmente no que diz respeito à linguagem e ao IDE, é fundamentada até a versão XE da ferramenta. Isso significa dizer que novas características e recursos introduzidos posteriormente, vide XE2 e XE3, não estão inclusas no programa.

Certificação – Delphi Master Developer

Ao contrário da certificação Delphi Developer, que testa e exige um nível de conhecimento mais básico/intermediário do candidato, a certificação Delphi Master Developer prega por conhecimentos mais avançados sobre os conceitos relacionados à programação Delphi. Dessa forma, aspectos sobre arquitetura de Software, técnicas de programação, desenvolvimento efetivo de aplicações (Desktop, Internet e Multicamadas), linguagem, IDE e componentes são exigidos.

Requisitos para a realização da prova

A certificação Delphi Master Developer é tida como de nível avançado, sendo assim, o tempo de experiência mínimo em programação Delphi sugerido pela Embarcadero para a realização do exame é de quatro anos. Com este tempo especulado de vivência com a ferramenta e a linguagem, o desenvolvedor muito provavelmente já extrapolou o nível básico de conhecimento no desenvolvimento Delphi em geral. Em complemento, espera-se que o candidato siga o guia de estudos provido pela própria Embarcadero, como forma de aprofundar os tópicos de conhecimentos exigidos.

Preparação

Como pontapé inicial para a fase de preparação do exame da certificação Master Developer, a Embarcadero disponibiliza em seu site (ver seção Links) um guia de estudos (Study Guide) contendo um roteiro de recursos que irão contribuir no aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Dentre estes recursos estão indicações de livros de autores consagrados no meio Delphi, links para Websites especializados, links para tópicos específicos da documentação online do produto, bem como sugestões de treinamentos oficiais presenciais.

Em se tratando de treinamentos, estes são oferecidos pela própria Embarcadero por meio de seus parceiros espalhados pelo mundo. Só no Brasil são dezenas de opções. Dentre os cursos oferecidos, a grande maioria tem seu conteúdo condizente com os tópicos requeridos pela certificação Master Developer, uma vez que a mesma é bastante abrangente em termos de conceitos. Desenvolvimento de Aplicações Win32 (Nota do DevMan 1) e DataSnap Multitier (Nota do DevMan 2) são alguns exemplos destes treinamentos oficiais.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo