Por que eu devo ler este artigo:O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está em constante crescimento e demanda cada vez mais profissionais altamente qualificados para atuarem em produtos e ambientes com cenários específicos.

Com base nisso, este artigo tem como objetivo abordar a formação MCSA em Windows Server 2012, o formato e o conteúdo dos exames, assim como fornecer algumas dicas para os profissionais que pretendem obter sua primeira certificação oficial em infraestrutura com a tecnologia Microsoft.

As certificações Microsoft estão presentes no setor de TI há muitos anos e vêm ganhando importância em um mercado de trabalho cada vez mais disputado e exigente. Com a crescente oferta de emprego no setor, verificamos que muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos, principalmente em determinados produtos e tecnologias que exigem um conhecimento técnico aprofundado.

Para obter destaque e se tornar apto a concorrer às melhores oportunidades, as certificações se tornam um objetivo comum entre os profissionais que buscam reconhecimento.

Na área de infraestrutura, a Microsoft oferece uma série de exames que compõem as certificações voltadas para os sistemas operacionais de máquinas cliente, como por exemplo, o Windows 7 e 8, e de servidores de rede, como é o caso do Windows Server 2012 na formação MCSA, a qual será discutida com maiores detalhes nos tópicos a seguir.

Tendo em vista os profissionais que estão em busca de um sólido crescimento na carreira de infraestrutura em TI, neste artigo serão abordadas as principais características da formação MCSA em Windows Server 2012.

Entre alguns assuntos, serão destaque: o que é a certificação MCSA, como são compostos os exames e seus formatos de questão, os cursos preparatórios oficiais, onde e como se inscrever nos exames, assim como o conteúdo técnico abordado nas três provas requisitadas para a obtenção da certificação.

Conhecendo a certificação MCSA e seus exames

A Microsoft já passou por algumas reformulações em sua extensa grade de certificações. Por exemplo, a primeira formação deixou de possuir a sigla MCSA (Microsoft Certified Systems Administrator), sendo alterada para MCITP-SA (Microsoft Certified IT Professional – Server Administrator) após a chegada do Windows Vista e do Windows Server 2008.

Na intenção de retomar o reconhecimento já consolidado no mercado das certificações entre os profissionais de TI, a Microsoft voltou a adotar a sigla MCSA, porém com um diferente significado: Microsoft Certified Solutions Associate, passando esta nomenclatura a vigorar até os dias de hoje, após os lançamentos dos sistemas operacionais Windows 7/Windows Server 2008 R2 e Windows 8/Windows Server 2012.

Atualmente, a formação MCSA em Windows Server 2012 é composta por três exames, sendo cada um deles pré-requisito para que se obtenha a certificação. Ao concluir o primeiro, 70-410, o profissional obtém o certificado MCP (Microsoft Certified Professional), que o credencia para os próximos dois exames, 70-411 e 70-412 (Figura 1). O passo a passo indica a sequência em que os exames deverão ser realizados e concluídos, sendo os mesmos disponibilizados aos profissionais desde o mês de setembro de 2012, dias após o lançamento do sistema operacional Windows Server 2012, ocorrido no dia 04 do mesmo mês.

Figura 1. Exames que compõem a certificação MCSA Windows Server 2012.

Cada um dos exames possui conteúdo distinto, porém algumas funcionalidades e recursos do Windows Server 2012 serão cobrados novamente de forma mais aprofundada nos exames 70-411 e 70-412. Para orientar na preparação e guiar seus estudos, a Microsoft disponibiliza na Internet (veja a seção Links) o conteúdo completo reunindo todos os tópicos detalhados juntamente com um valor percentual de questões que podem ser cobradas de cada um deles.

Formato das questões e características dos exames

Para a realização do exame, o profissional terá a opção de escolher entre vários idiomas disponíveis, inclusive o Português do Brasil (pt-BR). No entanto, como boa parte do material encontrado na Internet e nos principais centros de treinamento oficiais da Microsoft está em inglês, é aconselhável agendar os exames no mesmo idioma.

Para aqueles que tiveram toda sua trajetória de estudos no idioma inglês, é aconselhável que optem pelo mesmo para a realização dos exames, pois a Microsoft traduz boa parte dos termos técnicos originalmente conhecidos, o que acaba confundindo o raciocínio durante a leitura das questões.

Quanto ao formato das questões, boa parte delas é de múltipla escolha, contendo apenas uma ou mais alternativas corretas. Também encontramos questões denominadas pela Microsoft como “hot area”, na qual o candidato clica e arrasta um ou mais blocos de opções contendo sugestões de resposta para solucionar problemas propostos dentro de um determinado cenário.

O número de questões para cada exame varia de 45 a 55, com tempo limite para conclusão de aproximadamente 100 minutos. É importante ressaltar que o tempo proposto é mais do que suficiente para responder a todas as questões, que são distribuídas entre perguntas objetivas (contendo uma ou mais alternativas corretas) e outras que possuem um cenário um pouco mais complexo para resolução, pois envolvem conhecimento mais avançado e/ou mais de uma funcionalidade/recurso.

A nota mínima necessária para obter aprovação é 700 pontos de um total de 1000, ou seja, 70% do exame. Em caso de reprovação, também é possível utilizar a promoção denominada Segunda Chance (Second Shot), que possibilita o candidato a refazer o exame sem qualquer custo (ver seção Links). O valor da inscrição custa aproximadamente R$175, de acordo com a taxa cambial do momento.

Como informado, a Segunda Chance é uma promoção, portanto torna-se interessante pesquisar a respeito para saber o período em que ela estará em vigor.

Como se preparar para os exames

Na busca por um melhor embasamento acerca do conteúdo a ser estudado, recomenda-se a inscrição nos cursos oferecidos pelos centros de treinamento que possuem parceira com a Microsoft.

Procure dar preferência aos centros que possuem a titulação Gold Certified Partner, pois além de oferecerem os cursos oficiais seguindo o padrão de ensino e melhores práticas adotadas pela Microsoft, eles também obtiveram tal reconhecimento pela ótima infraestrutura oferecida aos seus alunos nos laboratórios montados para execução dos exercícios práticos sugeridos.

Os cursos são oferecidos de forma presencial e fornecem todo o material exclusivo da formação Microsoft, que é distribuído de forma modular e segmentada abordando todos os tópicos necessários para a realização dos exames.

As aulas são ministradas por um profissional com uma vasta experiência prática de mercado na área de infraestrutura de TI, principalmente por utilizar ou já ter utilizado as tecnologias e produtos Microsoft, que por sua vez exige dos centros de treinamento parceiros a contratação de instrutores certificados com o título de MCT – Microsoft Certified Trainer.

Procure fazer contato com outras pessoas que por ventura já realizaram algum curso oficial da Microsoft. Uma boa indicação é essencial. É muito importante frisar que será o instrutor quem irá fornecer exemplos práticos no emprego das funcionalidades do produto no seu dia-a-dia.

Portanto, é aconselhável tomar conhecimento do nome e trajetória profissional/acadêmica pesquisando a seu respeito na Internet antes de fazer a escolha.

Os centros de treinamento oficialmente licenciados pela Microsoft primam pela infraestrutura impecável de suas instalações e laboratórios, utilizando um ambiente virtualizado de máquinas cliente e servidores para ilustração de exemplos e exercícios práticos.

Para aqueles que não dispõem de tempo para frequentar aulas presenciais com hora marcada ou ainda não podem investir o valor de matrícula dos mesmos, existem boas opções de cursos online que podem ser assistidos a qualquer hora do dia, necessitando apenas de uma máquina com conexão à Internet.

No entanto, é bom tomar cuidado ao fazer a escolha, mantendo as mesmas dicas já informadas para os cursos realizados nos centros de treinamento oficiais, na qual indicação e pesquisa são essenciais.

Ao começar os estudos para o primeiro exame da formação MCSA, o 70-410: Instalando e configurando o Windows Server 2012, é importante focar inicialmente nos procedimentos de instalação do sistema operacional e em algumas de suas configurações mais básicas como, por exemplo: informações sobre os requisitos de hardware; saber diferenciar os tipos de versão; e conhecer melhor as novas características funcionais em relação à versão anterior, o Windows Server 2008 R2. Outra dica é pesquisar por vídeos e textos explicativos sobre o exame ou determinada funcionalidade que poderá ser cobrada em algumas das questões.

Para fixar o conteúdo estudado, é possível encontrar simulados na Internet que contêm modelos de questões para cada um dos exames da formação. Tais simulados são fundamentais na preparação, pois muitos deles abrangem todo o material a ser estudado, oferecendo melhor orientação quanto ao conteúdo em que o profissional possa sentir alguma dificuldade.

Conteúdo do exame 70-410

No primeiro exame da formação MCSA: Windows Server 2012, serão cobradas questões sobre: como instalar e configurar servidores utilizando as funções e recursos do sistema operacional; a funcionalidade Hyper-V para criação e gerenciamento de máquinas virtuais; a implantação e configuração dos principais serviços de rede; a instalação e administração do AD (Active Directory); assim como a criação e o gerenciamento das diretivas de grupo (GPOs).

A seguir é apresentada uma breve descrição de cada um dos tópicos:

· Instalar e configurar servidores (15-20%): Neste tópico, serão cobradas questões sobre como planejar e efetuar a instalação/configuração do Windows Server 2012 conforme as necessidades de sua empresa. Também serão cobradas questões sobre armazenamento local, como tipos de discos e volumes;

· Configurar funções e recursos do servidor (15-20%): O foco deste tópico está na configuração de funções e recursos do sistema operacional. Por exemplo: serviços de arquivos, compartilhamentos, impressão e acesso remoto;

· Configurar o Hyper-V (15-20%): Neste tópico é necessário saber como criar e configurar máquinas virtuais dentro de uma infraestrutura corporativa utilizando o Hyper-V. Também será exigido conhecimento sobre a criação/configuração de discos e redes virtuais;

· Implantar e configurar os principais serviços de rede (15-20%): O foco deste tópico está na implantação e configuração dos principais serviços de rede disponíveis no Windows Server 2012. Entre eles, destacam-se: DHCP, DNS e os protocolos IPv4 e IPv6;

· Instalar e administrar o Active Directory (15-20%): Compreende, ainda que de forma inicial, a instalação e administração do Active Directory (AD). Além disso, é necessário saber como instalar um DC, criar, gerenciar e administrar contas de usuários, de computadores e seus respectivos grupos, assim como as OUs (Unidades Organizacionais), importantes na organização da estrutura das respectivas contas;

· Criar e gerenciar diretivas de grupo (15-20%): Este tópico cobra conhecimentos básicos sobre as GPOs (Diretivas de Grupo). Assim, é necessário ter domínio sobre a criação e configuração de GPOs, diretivas de segurança e de restrição de aplicação, bem como configurações do Firewall do Windows Server 2012 utilizando as diretivas de grupo.

Conteúdo do exame 70-411

No segundo exame da formação MCSA: Windows Server 2012, os tópicos se assemelham aos encontrados no exame 70-410, porém de forma mais aprofundada, tanto em seu conteúdo, como na abordagem técnica com maior foco na implantação, gerenciamento e manutenção dos servidores.

Estarão presentes questões sobre como implantar, gerenciar e manter os servidores, monitoramento de desempenho, configuração de serviços de arquivos e impressão, configuração do DirectAccess, VPN e roteamento de rede, entre outros.

A seguir é apresentada uma breve descrição de cada um dos tópicos:

· Implantar, gerenciar e manter servidores (15-20%): Neste tópico, serão cobradas questões sobre como implantar e gerenciar imagens de servidores, efetuar o gerenciamento de atualizações utilizando a ferramenta WSUS e monitorar o desempenho dos servidores em tempo real ou através de coleta automatizada de eventos;

· Configurar serviços de arquivo e impressão (15-20%): O foco está na configuração dos serviços que envolvem arquivos e impressão, passando também pela criptografia de dados e auditoria. Assim, entre os assuntos abordados, podemos destacar: configuração do serviço DFS (Distributed File System) e FSRM (File Server Resource Manager), criptografia de arquivos e discos, e configuração de políticas de auditoria avançada;

· Configurar serviços de rede e acesso remoto (15-20%): Este tópico exige uma visão mais aprofundada sobre alguns dos assuntos presentes no exame anterior, principalmente o DNS (Domain Name System), como configurar zonas e registros DNS, VPN, roteamento e a ferramenta DirectAccess;

· Configurar uma infraestrutura de servidor de diretivas de rede (10-15%): Tópico que talvez ainda seja pouco conhecido para usuários que possuem menos experiência em Windows Server, abrange tarefas como configurar um servidor de políticas de rede (Network Policy Server - NPS) e configurar o NAP (Network Access Protection). Trata-se de funções específicas para proteção da rede corporativa utilizando o Windows Server 2012;

· Configurar e gerenciar o Active Directory (AD) (15-20%): Este tópico apresenta questões mais específicas e avançadas no que tange a configuração e o gerenciamento do AD. Compreende questões relacionadas à como configurar contas utilizadas para autenticação de serviços, configuração de controladores de domínio (DC – Domain Controllers), manutenção do AD e configuração de políticas de senhas para contas de usuários do domínio;

· Configurar e gerenciar políticas de grupo (GPOs) (15-20%): As políticas de grupo, mais conhecidas como GPOs, estarão presentes em todos os exames da formação MCSA em Windows Server 2012. No exame 70-411, é necessário conhecimento mais amplo e específico em assuntos do tipo: configurar de que forma as políticas serão processadas (ordem e precedência, por exemplo), gerenciamento dos objetos das políticas (backup, restauração, cópia e importação) e preferências das GPOs (automatização do mapeamento de drives na rede, configurações do painel de controle e customizações do navegador).

Conteúdo do exame 70-412

No terceiro e último exame da formação MCSA: Windows Server 2012, iremos observar um conteúdo voltado para a alta disponibilidade de recursos e serviços, assim como a implantação de soluções avançadas de rede, armazenamento de dados, identificação e acesso.

Além de estudar o conteúdo especificado para o exame 70-412, também se faz necessário manter os tópicos dos exames anteriores em dia, pois alguns deles serão aprofundados, como os serviços de rede DNS e DHCP, assim como configurações avançadas do Active Directory (AD).

A seguir é apresentada uma breve descrição de cada um dos tópicos:

· Configurar e gerenciar a alta disponibilidade (15-20%): Neste tópico, serão abordadas questões sobre o processo de configuração e gerenciamento da alta disponibilidade de recursos e serviços fornecidos pelos servidores de sua rede. Exemplo: configurar o balanceamento de carga na rede (NLB), cluster de failover (tolerância a falhas) e migração de máquinas virtuais;

· Configurar soluções de arquivo e armazenamento (15-20%): Este tópico exige uma visão mais aprofundada dos serviços relacionados a arquivos (FSRM) do que a observada no exame 70-411. Verificamos ainda um novo recurso pertencente ao Windows Server 2012: o DAC (Dynamic Access Control). Este apresenta uma nova concepção para controle de acesso e auditoria de dados. Também serão abordadas algumas soluções avançadas para efetuar a configuração e otimização do armazenamento de dados em sua infraestrutura de servidores;

· Implementar a recuperação de desastres e continuidade dos negócios (15-20%): Foco predominante nas melhores práticas de recuperação de desastres envolvendo a infraestrutura de servidores na rede. Destacam-se entre elas: configuração e gerenciamento de backups, recuperação de servidores e configuração de tolerância a falhas em nível de site;

· Configurar serviços de rede (15-20%): Requer conhecimento avançado na implantação de soluções envolvendo os principais serviços de rede, como DNS e DHCP. Será abordado ainda outro novo recurso da versão 2012 do Windows Server, o IPAM (IP Address Management), que se trata de uma ferramenta de implantação e gerenciamento dos endereços IP de toda a rede;

· Configurar a infraestrutura do Active Directory (15-20%): Outro tema que esteve presente nas provas anteriores, o Active Directory também é cobrado no último exame. Sendo assim, este tópico cobrará questões sobre como configurar uma floresta ou domínio, configurar relações de confiança, configurar sites do AD e gerenciar a replicação do Active Directory e do SYSVOL;

· Configurar soluções de identidade e acesso (15-20%): O último tópico do exame 70-412 envolve conhecimento na implantação de soluções presentes no Windows Server 2008, mas que receberam atualizações no Windows Server 2012, como implementar o ADFS v2.1 (Active Directory Federation Services), instalar e configurar o AD CS (Active Directory Certificate Services), gerenciar os certificados de segurança e instalar e configurar o AD RMS (Active Directory Rights Management Services).

Objetivos da formação

A formação MCSA em Windows Server 2012 é destinada aos profissionais da área de infraestrutura em TI que buscam adquirir conhecimento técnico aprofundado no sistema operacional para servidores mais utilizado pela grande maioria das empresas.

A certificação é considerada um diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho de acordo com suas pretensões na carreira. A formação em Windows Server 2012 é descrita hoje como um requisito mínimo por muitos gestores da área que buscam profissionais qualificados.

É interessante ressaltar que a certificação MCSA: Windows Server 2012 não exige que o profissional realize novos exames de renovação, sendo válido enquanto a versão do sistema operacional for suportada pela Microsoft.

Dito isso, a partir da conclusão dos três exames que compõem a MCSA, o profissional estará apto a prosseguir para a certificação MCSE, podendo optar por se especializar em até oito módulos, como: Infraestrutura de Servidor; Infraestrutura de Desktop; Nuvem Privada; Plataforma de Dados (SQL Server); Business Intelligence; Mensagens (Exchange Server); Comunicação (Lync Server) e Sharepoint. Para a manutenção do certificado MCSE, no entanto, é necessário realizar um novo exame a cada três anos, demonstrando que o profissional se manteve atualizado na respectiva tecnologia/produto conforme o módulo escolhido.

Como se inscrever nos exames

Para efetuar a inscrição em qualquer um dos exames da Microsoft, basta se cadastrar através do site da empresa Prometric (veja a seção Links), que é um dos principais centros autorizados pela Microsoft para marcação dos exames.

Basicamente, além do cadastro inicial (nome e e-mail) o site irá solicitar a escolha de um local (geralmente um centro de treinamento) para a realização do exame, a numeração da prova (70-410, por exemplo) e os dados para pagamento, que pode ser feito por meio de cartão de crédito internacional. Por fim, é válido informar que caso seja necessário, é possível reagendar o exame conforme a disponibilidade do local escolhido.

Windows Server 2012 R2: O que muda no conteúdo das provas?

No dia 18 de outubro de 2013, a Microsoft lançou a mais nova versão de seu sistema operacional voltado para servidores: o Windows Server 2012 R2. A própria empresa tratou este lançamento como apenas uma atualização da versão 2012, ao contrário do que ocorreu entre as versões 2008 e 2008 R2, onde foi possível observar um sistema bastante modificado e melhorado em relação ao anterior.

Apesar do lançamento ter sido discreto, os profissionais de infraestrutura em TI irão observar algumas novas funcionalidades na versão R2 do Windows Server 2012, que possui como uma de suas melhores características a capacidade de suportar grandes cargas de trabalho, além de maior integração com nuvens privadas e públicas.

Para certificar a competência do profissional com esses novos recursos, a Microsoft passou a cobrar o novo conteúdo relacionado ao Windows Server 2012 R2 nos três exames da formação MCSA desde Janeiro de 2014.

Para conhecer os detalhes sobre o que mudou em cada exame, com uma descrição dos tópicos sobre o 2012 R2, acesse o endereço indicado na seção Links. No exame 70-412, por exemplo, alguns assuntos que eram cobrados até o final do ano passado foram substituídos, sendo deslocados para o exame 70-414 (segundo e último exame da formação MCSE: Server Infrastructure).

Links

Conheça o Windows Server 2012 R2 (em inglês)
http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/products/windows-server-2012-r2/
default.aspx

Saiba mais sobre a certificação MCSA: Windows Server 2012
http://www.microsoft.com/learning/pt-br/mcsa-windows-server-certification.aspx

Treinamento para o Windows Server
http://www.microsoft.com/learning/pt-br/windows-server-training.aspx

Documentação técnica do Windows Server 2012
http://technet.microsoft.com/pt-br/windowsserver/hh534429

Curso 20410B: Instalando e Configurando o Windows Server 2012
http://www.microsoft.com/learning/en-us/course.aspx?translate=pt&ID=20410B

Curso 20411B: Administrando o Windows Server 2012
http://www.microsoft.com/learning/en-us/course.aspx?translate=pt&ID=20411B

Curso 20412B: Configurando serviços avançados no Windows Server 2012
http://www.microsoft.com/learning/en-us/course.aspx?translate=pt&ID=20412B

Exame 70-410: Tópicos detalhados
http://www.microsoft.com/learning/pt-br/exam-70-410.aspx

Exame 70-411: Tópicos detalhados
http://www.microsoft.com/learning/pt-br/exam-70-411.aspx

Exame 70-412: Tópicos detalhados
http://www.microsoft.com/learning/pt-br/exam-70-412.aspx

Laboratórios Virtuais para praticar em Windows Server 2012
http://technet.microsoft.com/pt-br/virtuallabs?id=f9e0rhsef74

Promoção “Segunda chance” Microsoft (em inglês)
http://www.microsoft.com/learning/en-us/second-shot.aspx

Microsoft Virtual Academy – Curso para o exame 70-410
http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/instalando-e-configurando-
o-windows-server-2012-exame-70-410

Microsoft Virtual Academy – Curso para o exame 70-411
http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/administrando-
o-windows-server-2012-exame-70-411

Conteúdo para o Windows Server 2012 R2 – Exame 70-410 (em inglês) – A partir de Jan/2014
http://download.microsoft.com/download/F/8/3/F83ACCC4-EDA9-4F21-
B630-5F227812BEC8/410_OD_R2.pdf

Conteúdo para o Windows Server 2012 R2 – Exame 70-411 (em inglês) – A partir de Jan/2014
http://download.microsoft.com/download/F/8/3/F83ACCC4-EDA9-
4F21-B630-5F227812BEC8/411_OD_R2.pdf

Conteúdo para o Windows Server 2012 R2 – Exame 70-412 (em inglês) - A partir de Jan/2014
http://download.microsoft.com/download/F/8/3/F83ACCC4-EDA9-
4F21-B630-5F227812BEC8/412_OD_R2.pdf

Tutorial para inscrição nos exames através do site da Prometric
http://www.mcsesolution.com/Mcsesolution/como-se-registrar-para-
exames-de-certificacao-na-prometric-com-second-shot.html