Introdução

Ser um profissional certificado em uma tecnologia não significa que você sabe tudo sobre a mesma. As tecnologias, principalmente na área de TI, evoluem tão rapidamente que seria simplesmente impraticável fazer uma nova prova de certificação cada vez que mudanças ocorressem.

Certificação Oracle Certified Professional Java SE Programmer: 6 ou 7?

Figura 1: Certificação Oracle Certified Professional Java SE Programmer: 6 ou 7?

Obter uma certificação Oracle Certified Professional Java SE Programmer (OCPJP SE) demonstra que você tem conhecimento da linguagem Java, interesse na mesma e que a considera como uma parte importante na sua carreira profissional.   Afinal, obter tal certificação implica um investimento considerável de dinheiro e de dedicação de estudo.

A certificação serve como um ponto de entrada no mercado, daí pra frente cabe ao profissional demonstrar na prática que continua antenado com a evolução da linguagem.

Ninguém vai fazer um novo exame de certificação só para obter a certificação mais recente cada vez que mudanças na linguagem levarem a uma versão mais recente da prova de certificação. Muitos profissionais no mercado possuem certificação OCPJP SE 6 ou 5 e não acredito que haja uma corrida destes para obter a versão 7 da certificação. 

Olhando o site da Oracle, pode-se ver que não só a versão 6 mas até mesmo a versão 5 da certificação continua sendo oferecida, ou seja, não foram descontinuadas pelo fato da versão mais recente ser a 7.

Mas e para aqueles que ainda não possuem certificação, existiria alguma razão para estudar para obter uma certificação OCPJP SE 6 em vez da 7? 

Vejamos detalhes dos dois certification paths, ao mesmo tempo que apontamos os pontos a favor e contra cada um.

Provas e Preço

Na versão 6, existe apenas uma prova (1Z0-851), enquanto na versão 7 são duas provas (1Z0-803 e 804). Isto significa que o custo para se tirar a certificação versão 7 dobrou.

Mesmo que o preço não seja um problema, para muitas pessoas a tensão de ter de fazer duas provas em vez de uma também pode ser um fator desestimulante.

Conteúdo

Por outro lado, como são duas provas, o conteúdo na nova versão está mais bem dividido, com a primeira prova (803) cobrando conceitos mais fundamentais da linguagem (como tipos de dados, arrays, loops) e a segunda focando em aspectos mais avançados (como Threads, I/O, expressões regulares). Já a prova 851, necessária para obter a certificação versão 6, é muito abrangente, indo de fundamentos de classe, controle de fluxo até o uso de Generics.

Associate

Uma questão a ser considerada é que, na versão 7, ao passar na primeira prova, o candidato obtém o título de Associate. Apesar de existir uma prova para se tornar Associate relativamente à versão 6, esta prova não é parte do caminho para obter a certificação OCPJP SE 6. Ou seja, não existe uma prova com conteúdo específico para quem já é Associate 6.

Tempo de duração

O tempo de realização das provas é praticamente o mesmo, sendo 150 minutos tanto na prova 851 quanto na 804, apenas a prova Associate (803) tem uma duração ligeiramente menor (140 minutos).

Número de questões

Já o número de questões aumentou bastante, passando de 60 para 90, um aumento de 50%. Ou seja, na versão 7 você tem aproximadamente 1.7 minutos para responder cada questão. Na versão 6, o tempo para cada questão já era bem reduzido (2.5 minutos). Este é um ponto importante a ser considerado.

Pontuação mínima para aprovação

Não apenas o número de questões aumentou, mas também a pontuação exigida para se passar (passing score) subiu: de 61% na prova 851 (versão 6) para 77% e 65% para as provas 803 e 804 respectivamente (versão 7). 

Maturidade da prova e do material de estudo

Um ponto importante a ser considerado é o material de estudo disponível. Como a versão 6 da certificação já existe faz algum tempo, a quantidade de fóruns e livros para estudo é maior.

O livro de SIERRA e BATES, por exemplo, uma verdadeira bíblia, usado por milhares de candidatos , relativo à versão 6, já foi revisto várias vezes, corrigido e melhorado, enquanto que o mesmo livro para as provas da versão 7, na Amazon, nem mesmo tem disponibilidade imediata (previsão de entrega para junho deste ano).

A quantidade maior de candidatos que se submeteram à prova também significa um maior número de dicas e opiniões disponíveis na internet. 

A própria prova, provavelmente, já foi revista várias vezes pelos desenvolvedores, muito mais que as da versão 7, o que é completamente natural, dado o maior tempo em que a anterior está sendo oferecida, mas pode ser uma vantagem para o candidato, pois irá fazer uma prova que já foi corrigida e melhorada muitas vezes.

Conclusão

Podemos ver, pelos pontos que foram abordados, que a certificação OCPJP SE 7 exige um investimento maior de dinheiro e estudo, comparativamente à versão 6 da mesma, por se tratar de um caminho de certificação com um maior número de provas, com mais conteúdo e maior número de questões, além de exigir uma pontuação mais alta em cada prova.

Vimos que a versão 6 da certificação continua sendo um caminho de certificação oferecido pela Oracle, ou seja, não foi descontinuada pelo surgimento da versão mais recente, podendo ser uma opção interessante para o candidato, devido à quantidade de material de estudo disponível e maturidade do exame em relação à nova versão, além do que foi apontado no parágrafo anterior.

Por fim, se você optar por fazer a certificação OCPJP SE 6 e mais tarde achar que, por qualquer razão, é importante se atualizar para a versão 7, é possível fazer uma prova de atualização (1Z0-805), que tem um conteúdo mais específico, somente com pontos não cobrados na  prova da versão 6, como as novidades da linguagem (try-com-resources, por exemplo), JDBC, entre outros.

Links úteis