Do que se trata o artigo:

Apresentaremos ao longo desse artigo as certificações voltadas para Teste de Software mais buscadas pelos profissionais brasileiros. Destacaremos as características das avaliações dos institutos QAI, ISTQB e ALATS, além das vantagens da obtenção do título.

Em que situação o tema é útil:

Visando um destaque no mercado, a qualificação profissional tem sido um grande diferencial. Uma certificação em Teste de Software pode auxiliar a impulsionar a carreira, além de tornar mais técnico as atividades voltadas para o Teste.

Resumo DevMan:

Com o crescimento do Teste de Software, as certificações têm se tornado um diferencial cada vez mais interessante para os profissionais interessados numa ascensão na área. Certificações de diferentes níveis podem agregar vantagens tanto para o profissional quanto para a empresa, possibilitando desde o nivelamento dos conhecimentos técnicos da equipe até a melhoria do processo de teste como um todo.

Autores: Renata Eliza e Vivian Lagares

À medida que o Teste de Software vem crescendo e tomando o seu espaço, novas oportunidades têm surgido. Constantemente estamos presenciando um “boom” de diversas vagas para a área, o que é um ótimo sinal. Significa que as empresas estão começando a enxergar como o Teste de Software é fundamental para o Ciclo de Desenvolvimento de todo e qualquer software.

Com as novas oportunidades, as empresas começam a definir as características indispensáveis para o profissional dessa área. Algumas delas são pré-requisitos fundamentais para o bom desempenho do profissional de Teste de Software, como por exemplo: ser detalhista, investigador, perfeccionista, questionador, criativo, organizado, proativo, interessado e comprometido.

A questão é que agora, o mercado tem se tornado mais competitivo e exigente, já não bastando que o profissional tenha “apenas” as características desejáveis. Diante de tantas novas oportunidades, a qualificação desses profissionais tem se tornado um grande diferencial aos que estão realmente interessados em trilhar os caminhos do Teste.

Uma qualificação que tem se destacado no mercado de Teste é a certificação, um reconhecimento relacionado ao nível de habilidade, conhecimento e compreensão dos princípios e práticas do profissional, que visa também à garantia da qualidade do software.

Fundamentado nesta introdução, apresentaremos ao longo desse artigo as certificações que têm mais se destacado entre os profissionais brasileiros, além das vantagens que a obtenção do título pode trazer ao profissional do Teste.

ISTQB: CTFL e CTAL

O International Software Testing Qualifications Board (ISTQB) é um selo de qualidade internacional voltado para os profissionais de teste de software fundado em Edinburgh em Novembro de 2002. O instituto atua em mais de 47 países, sendo que no Brasil, o BSTQB (Brazilian Software Testing Qualifications Board) é o seu representante oficial.

Assim como todos os seus boards regionais, o ISTQB segue um código de conduta e ética extremamente rígido e bastante eficaz no gerenciamento dos riscos de conflito de interesses entre seus membros. O objetivo é garantir transparência, reconhecimento e credibilidade da certificação profissional ISTQB Certified Tester no mercado mundial.

Os exames que visam à obtenção da certificação geralmente ocorrem entre duas e três vezes por ano, e informações como data e local de realização podem ser encontradas, atualizadas, no site da associação: http://www.bstqb.org.br.

Dentre os objetivos do ISTQB, destacamos a seguir os principais:

· Aumentar o número de testadores qualificados ao redor do mundo;

· Promover o teste como uma profissão em mais países;

· Capacitar testadores a obter qualificação reconhecida na sua linguagem nativa;

· Permitir o compartilhamento de conhecimentos e recursos entre os países;

· Prover o reconhecimento internacional tanto dos testadores quanto da qualificação.

As certificações emitidas pelo ISTQB têm algumas características muito interessantes, como por exemplo, não expiram, possuem reconhecimento internacional e têm obtido cada vez mais prestígio das empresas interessadas na garantia da qualidade do software. Conforme demonstrado na Figura 1, o ISTQB possui dois níveis de certificação, a saber:

Figura 1. Níveis das Certificações do ISTQB.

1. CTFL (Certified Tester Foundation Level): é a certificação de nível fundamental. Seu objetivo é garantir uma ampla compreensão dos fundamentos e conceitos-chave de Teste de Software. Destina-se a qualquer profissional que busque um conhecimento básico sobre Teste, como por exemplo, Testadores, Analistas de Teste, Engenheiros de Teste, Consultores de Teste, Gerentes de Teste e até mesmo Desenvolvedores de Software. Os profissionais certificados se tornam aptos a alcançar os níveis mais elevados de qualificação de Testes pelo ISTQB.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo