Cinco passos para iniciar com o ASP.NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Veja neste artigo cinco passos para iniciar com o ASP.NET

Passo 1: Baixar e Instalar o .NET SDK
O ASP.NET é fornecido como parte do .NET SDK, que é uma coleção de todas as tecnologias necessárias para criar, construir, e testar aplicações baseadas no .NET Framework. Para baixar e instalar o .NET SDK, vá para a
seção de Download do MSDN . O Download é de aproximadamente 111 MB, existe a opção de baixar o SDK em uma série e arquivos menores.

Antes de você instalar o ASP.NET, você precisa instalar o Internet Explorer 5.5, o qual você pode baixar em
http://msdn.microsoft.com/isapi/gomscom.asp?TARGET=/windows/ie/ Em inglês.

Nota: Embora seja previsto que a tecnologia do SDK suporte apenas as versões Servers do Windows 2000 com o Internet Information Services (IIS) 5.0, o Beta 1 suporta o Windows NT 4.0 e o IIS 4.0.

Passo 2: Instalar o .NET Framework Quickstart Samples
Uma vez que você tenha instalado o SDK, você deve também instalar o .NET Framework Quickstart Samples(amostras). Incluídos dentro do .NET SDK, as amostras do Quickstart contém exemplos detalhados de várias características e outras tecnologias do .NET.

Para instalar as amostras do Quickstart:

1. Abra o SDK Overview link('.NET Framework SDK Overview'), que é adicionado à sua área de trabalho durante a instalação do SDK.
2. Uma vez que esta página HTML é aberta, siga para o link "The .NET Framework Samples".
3. Siga os passos de instalação para instalar as amostras(samples).
4. Depois da instalação ser completada, você pode acessar as amostras em http://localhost/quickstart/default.htm.
5. Finalmente, uma vez que você navegue pelo documento padrão, você pode selecionar o link ASP.NET no topo da página. O link contém uma listagem de amostras(samples) do ASP.NET

Passo 3: Se inscrevendo na lista de discussão ASPNG
Charles Carrol, um dos grupos crescentes da comunidade ASP.NET, é um local agradável de hospedagem de listas de discussão baseadas em e-mail para o ASP.NET; de fato, ele esteve disponível desde o primeiro dia do PDC(Professional Developers Conference), em julho passado.

Esta lista de discussão é um dos melhores lugares para aprender e contribuir no crescente mergulho dos desenvolvedores na tecnologia ASP.NET. Charles monitora e filtra todas as mensagens para ter certeza que todos os tópicos são relevantes para a lista, você nunca receberá "spam" ou assuntos fora dos tópicos de discussão.

Além dos aspectos de comunidade da lista, a equipe da Microsoft do .NET Framework participa regularmente das discussões e envia códigos de exemplos. Mais recentemente, Scott Guthrie enviou um exemplo de geração de imagem dinâmica no ASP.NET.

Para se inscrever na lista de discussão, simplesmente visite
http://www.asplists.com/asplists/aspng.asp Em inglês. Nesta página você irá encontrar uma lista completa de listas de discussão por e-mail sobre ASP.NET em uma variedade de tópicos. A lista mais ativa, e uma que eu sugiro que se inscreva, é a ASPNGBeta. Selecione ASPNGBeta da lista. Você pode também visitar diretamente http://www.asplists.com/asplists/aspngbeta.asp Em inglês e selecionar as opções de como você deseja receber a distribuição dos e-mails.

Passo 4: Perguntas mais freqüentes

Minha aplicação ASP existente irá parar se eu instalar o SDK e utilizar o ASP.NET?

Não, aplicações ASP.NET podem rodar lado-a-lado com aplicações ASP existentes.

As extensões utilizadas pelo ASP(.asp, .asa) e as utilizadas pelo ASP.NET(.aspx, .asax, .ascx, .asmx, etc.) são completamente distintas e não podem anular umas as outras. Além disso, uma extensão ISAPI controla o processo das aplicações ASP.NET.

Embora aplicações Asp e Asp.Net possam rodar lado-a-lado, até dentro do mesmo diretório, elas não compartilham informações de aplicação. Por exemplo, atribuições feitas dentro do global.asa não serão aplicadas para aplicações ASP.NET; atribuições feitas no global.asax não serão aplicadas em aplicações ASP. Semelhantemente, informações de estados de Aplicação e de seção não são compartilhadas. Dados de seção adicionados para usuários em uma aplicação ASP.NET não estarão disponíveis para o mesmo usuário em uma aplicação ASP a menos que seja recriada.

É pré-requisito o Visual Studio ou outra ferramenta para a criação de páginas ASP.NET?

Não. Embora o Visual Studio.Net possibilite um fantástico ambiente de design, codificação, e de depuração, ele não é necessário para a construção de aplicações ASP.NET. ASP.Net segue o mesmo princípio de design do ASP: Qualquer editor de texto pode ser utilizado para criar aplicações ASP.NET. Quando uma página ASP.NET é acessada pela primeira vez, ela é compilada automaticamente, e chamadas futuras irão acessar o recurso compilado.

O ASP.NET roda sobre o Windows 95, Windows 98 e Windows ME?

Não. Você certamente utiliza uma destas plataformas como sua máquina de desenvolvimento, mas sua aplicação ASP.NET deve rodar sobre um Web Server, ou o Windows 2000 ou o Windows NT 4.0, com o IIS instalado.

Passo 5: Aprenda mais

Neste passo eu tentarei esboçar alguns dos grandes recursos já disponível on-line, impressos e pessoalmente. E continuarei a listar novos recursos e eventos vindouros assim que eu saiba deles.

Exemplo de aplicação Microsoft ASP.NET IBuySpy

IBuySpy Em inglês é uma aplicação de e-commerce com todas as características provendo uma introdução excelente a construção de aplicações Web de alta performance e escalabilidade utilizando o ASP.NET. Você pode navegar pela aplicação online, incluindo toda a documentação e código de exemplo, ou fazer o download completo do código C# ou Visual Basic.Net.

ASP.NET Hosting

Brinkster Inc. Em inglês, é o maior espaço livre de hospedagem para páginas ASP, agora eles estão oferecendo hospedagem grátis de ASP.NET. Os membros tem 5 MB para testar e aprender ASP.NET. A "sociedade" é para propósitos de teste e aprendizado, e oferece aos desenvolvedores a oportunidade de explorar esta nova tecnologia. Brinkster tem oferecido hospedagem ASP por mais de um ano e é líder no mercado de hospedagem ASP/ASP.NET.

Sites de Comunidades e Listas de Distribuição

A comunidade(pessoas, eventos, listas de discussão, newgroups, etc.) formada para o ASP.NET é fantástica. Alguns destes sites possuem exemplo de início rápido online - o que significa que você pode tentar o ASP.NET, mas nunca instale-os!

  • http://www.aspfree.com Em inglês - Este é um dos sites da comunidade ASP.NET mais compreensiva, feita por Steve Scholfield. Aqui você pode encontrar dezenas de artigos sobre ASP.NET, junto com exemplos de início rápido online; uma grande alternativa para o aprendizado de ASP.NET se você não pode instalar o SDK do .NET. Como bônus, você tem o capítulo 1 do livro "A Preview of ASP.NET" da Wrox, disponível online.
  • http://www.aspng.com Em inglês - Outro dos mais compreensíveis sites relacionados ao ASP.NET. ASPNG, inclui links para páginas de classes ASP.NET hospedadas por Charles Carrol e "whorkshops" de ASP.NET hospedadas por Stephen Walther. Por fim, ASPNG possui uma das mais ativas listas de discussão por e-mail(veja http://www.asplists.com).
  • http://www.ASP101.com Em inglês - Uma dupla de artigos relacionados ao ASP.NET e um fórum de discussões sobre o mesmo assunto.
  • http://www.asptoday.com Em inglês - Revista online da editora Wrox possui 10 artigos escritos sobre ASP.NET, variando do ADO+ até construção de "server controls".
  • http://4guysfromrolla.com Em inglês - 4GuysFromRolla possui um grupo de artigos e outros recursos relacionados, incluindo alguns artigos de ADO+, assim como um detalhado artigo de avaliação do ASP.NET.
  • http://www.devx.com Em inglês - Finalmente, devx.com contém um das mais compreensíveis listas de ASP.NET e recursos relacionados com o .NET disponíveis. De livros a sites e eventos, você encontrará algo de interessante aqui.
Livros

Atualmente existem três livros disponíveis sobre .NET:
  • Presenting C# - Mostra uma avaliação condensada sobre a nova linguagem C#, uma das varias linguagens suportadas pelo ASP.NET. Se você deseja rapidez e uma fácil leitura sobre o C#, você provavelmente deseja este livro.
  • A Preview of ASP+ - dá ao leitor uma introdução ao ASP.Net para criar páginas ASP.NET, como Web Services, dados e controles. Adicionalmente cobre tópicos como migração do ASP para o ASP.NET, o modelo de objetos do ASP.NET e como utilizar componentes COM no .NET. Este livro é anterior a versão Beta 1.
  • A Programmer's Introduction to C# - escrito por Eric Gunnerson, um membro da equipe do C#, da uma olhada profunda na linguagem C# do .NET.

Eventos

Se você deseja ver alguma conferência ou ver algumas apresentações sobre ASP.NET e .NET Framework eu sugiro as seguintes:
  • Wrox Em inglês - A conferência européia de desenvolvedores da Wrox, que começa em 29 de novembro em Amsterdã, nos Países Baixos, irá cobrir uma variedade de tópicos relacionados ao ASP.NET e .NET em geral. Membros da equipe do .NET Framework irão comparecer e se apresentar na conferência. Nós esperamos ver você lá.
  • ASPConnections Em inglês - ASP Connections, primeiro de abril, em New Orleans, Los Angeles, mais de 60 apresentações de ASP.NET e seções de ASP apresentadas pela Microsoft e outras companhias. A conferência irá cobrir tudo o que você precisa saber sobre ASP.NET ou para impulsionar a performance de sites ASP. A inscrição inclui mais de 40 seções "leading-edge" de XML de conexões XML.
  • ASP.NET CrashCourse Em inglês - Estes quatro Dias de workshop intensivos, tem o foco em como construir formulários HTML complexos e interativos com os servers controls do ASP+. Você também será introduzido ao ADO+, a nova versão do ADO da Microsoft. Veja o site da Web para horários e locais.

Conclusão
Como você pode ver, começar e rodar ASP.NET é fácil. Já existem alguns grandes recursos para aprender a tecnologia, e eu espero que você entre para o crescente ranking de contribuidores desta comunidade. No artigo do próximo mês, nós iremos dar uma olhada nas mudanças na administração de estados de seção no ASP.NET - a qual é totalmente diferente do ASP.

Escrito por Rob Howard

Artigo publicado na www.superasp.com.br por Guilherme A. Alves

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?