Classes Wrapper: Explorando as classes que empacotam os tipos primitivos
Trata das classes wrappers, que empacotam tipos primitivos, as diferentes maneiras de criar esses objetos, métodos utilitários que são usados principalmente na conversão entre primitivos e Strings e os recursos boxing/unboxing.
Suporte ao aluno
Anotações
Favoritar
Concluído
106Gostei
Compartilhar
106Gostei
Favoritar
ArtigosJavaClasses Wrapper: Explorando as classes que empacotam os tipos primitivos
Do que se trata o artigo: Trata das classes wrappers, que empacotam tipos
primitivos, as diferentes maneiras de criar esses objetos, métodos utilitários que são usados principalmente na
conversão entre primitivos e Strings e os recursos boxing/unboxing.
Em que situação o tema é útil: O uso de classes wrappers é importante
quando precisamos encapsular tipos primitivos, de modo que eles possam participar de funcionalidades
relacionadas à orientação a objetos. Um exemplo disso é seu uso em operações com collections.
Resumo DevMan: Tipos primitivos em Java a tornam uma linguagem híbrida.
Porém, as classes wrappers contornam esse problema, pois permitem que tipos primitivos sejam encapsulados e
possam ser empregados em operações que exijam o uso de objetos, tais como em collections. Nas versões anteriores
a Java 5, no entanto, a utilização desses objetos dava um pouco de trabalho ao programador, que precisava
empacotar/desempacotar explicitamente os valores primitivos. Após essa versão de Java, esse processo se tornou
automático, sendo chamado de boxing/unboxing. São fundamentalmente esses os tópicos abordados nesta matéria,
além da adoção de classes empacotadoras, juntamente com var-args e ampliação, em casos de sobrecarga.
Sempre se ouviu dizer que Java é uma linguagem cujo paradigma é a orientação a objetos. No entanto, também se sabe
que comumente lidamos nas aplicações com os tipos denominados primitivos. E lidar com tipos
primitivos juntamente com objetos sempre foi uma necessidade do desenvolvedor. Mas, antes de Java 5, tais tipos não
poderiam ser adicionados em um ArrayList, por exemplo, pois o método add() desse collection aceita apenas objetos como
argumento. Assim, o código da Listagem 1 não funcionará em versões de Java anteriores a 1.5.
Listagem 1. Tentando adicionar um primitivo em um collection.
int i = 5;
ArrayList a = new ArrayList();
a.add(i);
A solução para isso é tratar os primitivos como objetos usando o que chamamos classes wrapper
(empacotadora). Há uma classe wrapper correspondente a cada tipo primitivo em
Java. Uma classe empacotadora encapsula um único valor de um tipo de dado primitivo. Por exemplo, a classe Integer
deve tratar um valor int.
Uma outra situação em que as classes wrapper são úteis é quando precisamos converter um
objeto em um tipo de dado primitivo. Por exemplo, digamos que em nossa aplicação, uma interface gráfica do usuário
solicite que seja digitada a idade de uma pessoa em uma caixa de texto JTextField. Contudo, sabemos que caixas de
textos retornam seu conteúdo em uma String, o que requer uma conversão para int de maneira que possamos realizar
cálculos com a idade na aplicação.
Para completar os casos que justificam o uso de classes empacotadoras, citamos o fato de que os primitivos não têm
métodos. Os métodos relacionados a um tipo primitivo encontram-se na classe wrapper
correspondente. Dessa forma, se for necessário manipular um tipo primitivo em nossa aplicação, devemos consultar a
documentação da classe empacotadora referente ao tipo, para verificar se a operação que desejamos é oferecida por
algum método da classe.
As classes wrapper existem desde a versão 1.1 da linguagem, mas só a partir da versão
1.5 que foram implementados os recursos de boxing e unboxing, que estudaremos neste artigo. Além disso, iremos apresentar o uso dessas
classes em situações como: instanciação, sobrecarga e conversão de tipos, entre outras. Veremos que os recursos de
boxing e unboxing são os que permitem que o código da
Listagem 1 funcione nas versões mais recentes de Java.
Visão geral das classes wrapper
Cada tipo primitivo em Java possui uma classe empacotadora correspondente. Por exemplo, a classe wrapper para int é Integer, para float é Float, e assim por diante, conforme pode ser
visto na Tabela 1. Observe que o nome do tipo primitivo é simplesmente o mesmo nome da classe wrapper em minúsculas, exceto o tipo char, que corresponde a Character, e int, cuja
classe correspondente é Integer. Na Tabela 1 podemos observar também quais os possíveis argumentos que podem
ser passados ao construtor de cada classe.
Tabela 1. Classes wrapper e seus construtores.
Primitivo
Classe Wrapper
Argumentos do construtor
boolean
Boolean
boolean ou String
Byte
Byte
byte ou String
Char
Character
char
double
Double
double ou String
Float
Float
float, double ou String
Int
Integer
int ou String
Long
Long
long ou String
short
Short
short ou String
As classes wrapper são parte do pacote java.lang, o qual é importado por default em todos os programas Java. Dessas classes, as numéricas – Byte, Short, Integer, Long, Float e Double –
estendem a classe Number. Number é uma classe abstrata e
também é superclasse de ...
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.