:p>

 

Quem já criou algum tipo de aplicativo que fizesse acesso com banco de dados e que teve que implementar alguma forma para tratar os erros retornados pelo SGBD, sabe o quanto vai ser útil a utilização desse componente (criado neste artigo), pois com ele não será mais necessário ter que implementar algum método de tratamento em todos os componentes ClientDataset espalhados pelo aplicativo.

O principal objetivo desse componente é retirar do desenvolvedor a necessidade de implementar rotinas para tratar os erros retornados no banco de dados através dos eventos OnReconcileError e OnPostError. Nesse artigo irei criar esse novo componente derivado da classe TClientDataset. Os erros tratados pelo componente são baseados nas mensagens retornadas utilizando o banco de dados Firebird.

 

Criando o componente MyClientDataset

Vamos iniciar a criação de componente, para isso inicie o Delphi (estou utilizando a versão 7, mas nada impede que se use outra versão), no menu principal, entre na opção Component >> New Component. Com isso será aberta a tela da Figura 1. Veja a Tabela 2.

 

Figura 1. Criando um novo componente derivado da classe TClientDataset

 

Campo

Valor

Descrição

Ancestor type ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo