Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 28. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN style="FONT-SIZE: 10pt; BACKGROUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana; moz-background-clip: -moz-initial; moz-background-origin: -moz-initial; moz-background-inline-policy: -moz-initial">

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Clientes Web com HttpClient

Parte1: Conceitos da API e Requisições GET

Conheça o HttpClient da Apache, que facilita o uso direto do protocolo http em aplicações Java, começando pela configuração, conceitos, métodos GET e proxies

 

O http é um dos pilares da WWW e provavelmente o protocolo mais usado na internet. Dependem dele navegadores e servidores web, web services baseados em SOAP e muitos outros serviços e aplicações importantes.

Em Java há facilidades para o desenvolvimento de aplicações de rede o JDK 1.0 no pacote java.net, mas, embora o suporte a http seja maduro, ele é limitado. Para aplicações que exigem recursos mais sofisticados, uma solução excelente é o HttpClient, do projeto Jakarta Commons da Apache (já apresentado brevemente no artigo “Iniciando com Commons” da Edicao 26). O HttpClient é uma API que simplifica o desenvolvimento de aplicações clientes que se comunicam via http. Dentre suas características, destacam-se:

·         Suporte a HTTP 1.0 e 1.1, HTTPS (SSL sobre HTTP) e comunicação através de proxies HTTP.

·         Implementação de todos os métodos HTTP: GET, POST, PUT, DELETE, HEAD, OPTIONS e TRACE.

·         Suporte aos modos de autenticação Basic, Digest e NTLM.

·         Manipulação de cookies

·         Capacidades de manipulação de formulários multipartes (permitindo, por exemplo, upload de arquivos)

·         Possibilidade de definir time-outs

·         Suporte a conexões persistentes

 

A versão de produção atual é a 2.x.y, porém a equipe do HttpClient encoraja o uso da nova versão 3.0-RC3, que está bastante estável e traz mudanças significativas na API. Os exemplos e funcionalidades mostrados neste artigo são baseados na nova versão.

Para instalar o HttpClient, baixe e descompacte a versão mais recente e duas dependências (Commons Codec e Commons Logging, ambos também do Jakarta Commons; veja links). Recomenda-se o J2SE 1.4 ou superior, o qual já inclui a API JSSE (para o suporte a HTTPS); se o seu JDK é mais antigo, será necessário instalar o pacote com esta API separadamente.

Os jars do httpClient e das suas dependências deverão ser adicionadas ao classpath, ou incluídos como bibliotecas do seu IDE, para que seja possível compilar e executar os programas de exemplo.

 

Conceitos gerais

Podemos resumir a utilização do HttpClient em alguns passos básicos:

1.     Criar um objeto HttpClient

2.     Opcionalmente, obter e configurar um objeto HttpState

3.     Criar um objeto que representa o método http a ser executado (GetMethod, PostMethod etc.)

4.     Executar o método http (através do objeto HttpClient)

5.     Ler a resposta

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo