Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo, veremos como utilizar o CocoaPods para gerenciar as dependências no seu projeto. A ferramenta torna extremamente fácil adicionar, remover e atualizar as bibliotecas de terceiros no Xcode. Vamos criar um projeto, configurar o CocoaPods e fazer um passo a passo para adicionar e gerenciar algumas bibliotecas nesse projeto.

O desenvolvimento de aplicativos iOS já é algo mais que consolidado nos dias atuais, então é muito fácil encontrar inúmeras bibliotecas espalhadas pela internet, as quais poupam o desenvolvedor de implementar funcionalidades já comumente usadas. Se você considera bastante tedioso procurar as bibliotecas, baixá-las, adicioná-las no diretório do projeto, ligá-las ao projeto no Xcode, e repetir esses passos sempre que quiser adicionar outras bibliotecas ou atualizar as que já estão no projeto, perceberá neste artigo como esse trabalho pode ser facilitado.

A partir de agora não será necessário baixar código no GitHub e copiá-lo no seu projeto (e, eventualmente, repetir o processo quando precisar atualizar o código). O CocoaPods fará isso por você automaticamente. Se você criou alguma biblioteca em Objective-C (tanto para iOS como para Mac) e acha interessante compartilhar com a comunidade de desenvolvedores, considere a ideia de dar suporte ao CocoaPods.

Para realizar esse gerenciamento, o CocoaPods utiliza um arquivo, chamado Podfile, que lista todas as dependências e as informações necessárias que a ferramenta precisa para baixar, atualizar, remover, saber qual versão utilizar, dentre outras necessidades.

Para desenvolver o exemplo que ilustra o uso do CocoaPods é necessário, antes de qualquer outra coisa, ter conhecimento sobre a linguagem Objective-C. O grande pré-requisito para a compreensão deste tutorial é conhecer a sintaxe e as particularidades da linguagem. Além disso, é necessário estar familiarizado com o ambiente de desenvolvimento do Xcode.

Montando o ambiente

É importante notar que o CocoaPods roda em Ruby. Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é atualizar as RubyGems de sua máquina com o seguinte comando no terminal:

$ sudo gem update –system

Além disto, certifique-se de que está instalado o Command Line Tools no Xcode. Caso não esteja, basta ir a Xcode > Preferences > Downloads > Components e escolha Command Line Tools, clicando em instalar ou atualizar. Se já estiver instalado, este passo pode ser pulado. Veja na Figura 1 a tela Components, onde aparece o Command Line Tools.

Figura 1. Xcode > Preferences > Downloads > Components

Instalação

Tendo os pré-requisitos necessários instalados, vamos à instalação do CocoaPods. Basta digitar essa linha no terminal:

$ [sudo] gem install cocoapods

Vale lembrar que o comando acima também é válido para atualizar a instalação atual do CocoaPods. Para configurar o ambiente e finalizar a instalação, digite o seguinte comando:

$ pod setup

Em poucos passos, temos a ferramenta instalada. Note que não só a instalação, mas também a utilização da ferramenta é extremamente simples e fácil. O intuito do CocoaPods é simplificar a vida do desenvolvedor do início ao fim, e de fato executa bem o seu papel.

Desenvolvendo o exemplo

A integração do CocoaPods em si não envolve código, mas vamos criar um exemplo que englobe mais de uma biblioteca disponível na ferramenta para ilustrar como o processo deve ocorrer na prática. Deste jeito, será possível conhecer algumas bibliotecas já populares e que podem vir a ser úteis no dia-a-dia de desenvolvimento.

Nosso exemplo será relativamente simples: vamos criar um app que pesquisa nomes de artistas que o usuário digita n ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo