Neste DevCast vamos conhecer os passos fundamentais para quem está começando os estudos sobre a a linguagem PHP. Se você deseja se tornar um programador PHP, é importante saber quais são os principais conceitos, ferramentas e frameworks que precisa aprender. Isso lhe ajudará também a se preparar para o mercado de trabalho.

Conteúdo de apoio sobre PHP

Começando no PHP
Passos para se tornar um programador PHP

Se você deseja se tornar um programador PHP, o aprendizado e prática de alguns conceitos são fundamentais:

Lógica de programação: Esse normalmente é o primeiro passo sugerido para qualquer pessoa que deseja aprender a programar. Estudar lógica e algoritmo lhe fará entender como funciona um programa de computador e despertará em você uma visão mais crítica para a resolução de problemas.

Sintaxe do PHP: Cada linguagem de programação tem uma sintaxe própria e conhecê-la bem desde o início é importante para garantir agilidade e segurança no desenvolvimento.

Acesso a bancos de dados: Conhecendo bem a estrutura da linguagem e sabendo como escrever seus programas, você já estará apto a criar aplicações web com PHP. O próximo passo então será aprender a acessar bancos de dados, a fim de armazenar informações de maneira persistente e poder recuperá-las posteriormente. No PHP é aconselhado utilizar a biblioteca PDO (PHP Data Objects) para essa tarefa, por meio da qual é possível acessar diferentes bancos de dados relacionais, como MySQL, SQL Server e Postgres.

Orientação a Objetos: O paradigma da Orientação a Objetos é atualmente o mais utilizado no desenvolvimento de software. Apesar do PHP suportar o desenvolvimento sem seguir a OO diretamente, é aconselhado o estudo desses conceitos para que seja possível escrever códigos reutilizáveis, mais organizados e fáceis de manter. Além disso a POO é fundamental para a aplicação do padrão MVC e para o uso de frameworks.

MVC (Model-View-Controller): Esse é atualmente o padrão arquitetural mais utilizado no desenvolvimento web. Ele propõe a divisão das classes da aplicação em camadas com responsabilidades bem definidas e isoladas.

Frameworks: O PHP conta com diversos frameworks amplamente utilizados atualmente. Alguns exemplos são o Laravel, CodeIgniter e Zend, além dos microframeworks como Slim. Apesar de ser perfeitamente possível construir aplicações profissionais sem frameworks, se você visa ingressar no mercado de trabalho como programador PHP conhecer ao menos um deles é importante. Nossa sugestão é o Laravel, um dos mais completos e utilizados atualmente.

Sugestão de conteúdo sobre PHP