Como aplicar a Gestão de Conhecimento?

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Veja neste artigo soluções para equipes que pretendem aplicar e gerenciar o conhecimento organizacional.

Esse artigo busca apresentar soluções a equipes que pretendem aplicar e gerenciar o conhecimento organizacional.

Gestão de conhecimento

Figura 1: Gestão de conhecimento

A necessidade da gestão de conhecimento é nítida, porém a questão de colaboradores e gestores é como iniciar esse processo. Abaixo estão algumas soluções que facilitam a implantação da gestão de conhecimento em organizações.

Estimular o conhecimento no grupo envolvido é o primeiro passo para a gestão de conhecimento, implantar a política que todos têm algo a oferecer, seja o domínio de ferramentas e linguagem, até as experiências em diferentes áreas.

Ações simples podem contribuir para estimular equipes e a enriquecer de conhecimento a organização:

Crie canais de discussão de interesses comuns de todos os envolvidos

Criar canais de discussão

Figura 2: Criar canais de discussão

Os blogs são sugestões que quebram alguns paradigmas, e se inicia a cultura de levantar problemas e melhorias e de discuti-las, destacando que isso só é possível em organizações onde é permitido um canal livre onde o colaborador tem liberdade em contribuir através de suas ideias.

Reuniões para coletar ideias e apresentar diferentes pontos de vistas

Reuniões

Figura 3: Reuniões

Utilização da técnica brainstorming, levantando questões e discutindo, analisando diferentes pontos de vista. Vale destacar que pode ser um hábito, onde em momentos definidos podem ser realizada essas ações. É comum organizações realizarem isso a cada projeto, o que é um ponto positivo, mas é interessante expandir para a organização, auxiliando diferentes setores na tomada de decisão.

COMPARTILHE CONHECIMENTO

Registrar lições aprendidas em todos os projetos realizados na organização

Registrar lições aprendidas

Figura 4: Registrar lições aprendidas

Todos os projetos realizados pela a organização devem ter suas lições aprendidas registradas e discutidas, podendo essas lições serem compartilhadas no que explica o item anterior.

Incentivo a publicação de artigos e participação em projetos

O conhecimento deve ser estimulado, mas deve ter canais de registro. O conhecimento individual enriquece o conhecimento organizacional, por isso a organização deve estimular colaboradores na busca de conhecimento constantemente e alinhar aos objetivos da organização.

Subsídios para formação, eventos da área, onde o conhecimento seja compartilhado

Conhecimento compartilhado

Figura 5: Conhecimento compartilhado

Existem vários eventos de área especifica de interesse de colaboradores, mas que o tempo e o custo para o individuo são altos e inviáveis, mas para a organização acaba não sendo. Por isso as organizações podem transformar o conhecimento individual em organizacional, exigindo o compartilhamento de conhecimento e investindo em quem pode contribuir.

Criar uma biblioteca de conhecimento especialista

Onde todos na empresa saibam a especialidade de seus colegas e possam consulta-los, ou seja, todos os colaboradores podem realizar tarefas de consultorias internas e trabalharem também como mentoring.

Torne todos responsáveis pela organização

Responsáveis pela organização

Figura 6: Responsáveis pela organização

Não centralize a busca de solução no gestor. Gerenciar uma organização não é uma tarefa muito fácil, e muitas organizações centralizam nesse papel também toda e qualquer busca de solução para tomada de decisão.

A busca de solução deve ser descentralizada, por exemplo, precisamos encontrar uma ferramenta que permita gerenciar projetos mais rapidamente. Esse tipo de problema é típico de organizações de TI, então se cria um estimulo, como premiação para as melhores soluções, tempo adicional para pesquisa e outras formas para que diferentes envolvidos encontrem maneiras de se melhorar o processo e apresente-as. Mesmo que a tomada de decisão seja centralizada, ela é baseada em um embasamento prático. Esses estímulos também são solucionadores de problemas de outros setores, como RH, por melhorar a satisfação e interação dos indivíduos, os tornando fundamentais para as melhorias na organização.

A BOA COMUNICAÇÃO GERA RESULTADOS

Transforme tudo em conhecimento organizacional

Conhecimento

Figura 7: Conhecimento

Aquela ideia do colaborador, aquele trabalho extracurricular, aquele projeto interessante de uma nova tecnologia, de um novo produto, deve ter canais para se chegar a estratégia organização.

Muitos colaboradores possuem ideias interessantes que, por falta de estímulo, acabam sendo engavetadas.

A organização pode encontrar alternativas para conhecer e utilizar junto com o colaborador essas boas ideias e concretiza-las.

UTILIZE O CONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA

Contrate e invista em pessoas certas

Reter conhecimento é um problema na organização, o individuo que possui essa característica deve ser identificado antes da contratação, ou antes de investir no mesmo. Infelizmente esse tipo de colaborador bloqueia o processo e o fluxo de compartilhamento de conhecimento, o que acaba resultando em falta de comunição e carência de conhecimento.

A melhor opção é incentivar o compartilhamento de conhecimento, moldando o profissional através de ações e melhorias no processo.

Trabalhe com transparência e dissemine isso na organização

Não importa o problema que haja, deve ser falado sobre ele, resolvido e dado o próximo passo. Isso possibilita uma segurança e confiança dos envolvidos, e não se perde tempo em discussões intermináveis e sem sentido. Comunição caminha junto com conhecimento.

Para todos, a gestão de conhecimento deve ter o mesmo grau de importância

Não adianta implantar no papel o processo de gestão de conhecimento, mas na prática esse não ser respeitado.

DISCURSO E PRÁTICA ALINHADOS

As formas de estimular o conhecimento organizacional são simples, mas os resultados são grandes. Centralizar o conhecimento organizacional ainda é um dos maiores problemas das empresas de TI, onde o mercado inova em uma velocidade maior do que nos outros setores, ter com seus colaboradores um canal de rápido e positivo é estar à frente, descobrir novos mercados, novas tecnologias e ferramentas que melhorem seus resultados.

Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia, e nós trocamos essas ideias, então cada um de nós terá duas ideias. (George Bernard Shaw)

CONCLUSÃO

Muitas dificuldades enfrentadas pelas organizações são resultados da centralização de conhecimento, a hierarquia de decisões e principalmente a falta de uma melhoria na sua politica e gestão.

O mundo atual é movido a conhecimento, assim como o individuo, porém muitas empresas não se adaptaram ao novo mundo, permanecendo no perfil obsoleto, onde os gestores detêm o saber, o que é impossível hoje.

Para empresas que pretendem estar atualizadas e principalmente compostas por colaboradores motivados e incentivados, criar canais onde há troca de informação e conhecimento é fundamental.

REFERÊNCIAS

Leia também:

 
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