Como configurar o servidor Web IIS

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (1)

Como configurar o servidor Web IIS, veja tudo neste artigo de Bruno Lichot.

Passo a passo

Agradecimentos Iniciais

Gostaria de iniciar a matéria desta semana com um profundo agradecimento a toda comunidade Delphi que esteve no ClubeDelphi TechDay em São Paulo(17/04/2004).

Realmente foi um sucesso! Palestras excelentes, o local estava confortável e dispunha de toda infra-estrutura digna de um evento para uma das maiores comunidades de desenvolvedores do Brasil. Pude conhecer muitos colegas com quem falava por e-mail e telefone, trocando muitas informações e aprendendo muito, encontrei amigos e tentei trocar umas idéias com o Guinther, mas como sempre só consegui receber idéias.

Mas este evento só foi o sucesso que foi porque a comunidade lotou o centro de convenções do HoliDay Inn Select Jaraguá.

O assunto desta semana surgiu a partir de dúvidas durante as minhas palestras. Assim como este podem surgir outros, continuemos a compartilhar para que possamos sempre crescer.

Configurando o Servidor Web IIS para hospedar aplicações ISAPIs ou CGIs

O IIS(Servidor Web da Microsoft) pode tanto hospedar páginas html, páginas dinâmicas como ASP e PHP, seus arquivos relacionados como músicas e imagens, mas também pode hospedar e ser o ambiente para executar aplicações compiladas como ISAPI e CGI. Para tanto precisaremos configurar o servidor web para hospedar a nossa aplicação.

Vamos as configurações necessárias para criáramos uma pasta virtual e assim hospedar a nossa aplicação e torna-la acessível via browser.

No menu Iniciar do Windows, selecione Painel de Controle, Ferramentas Administrativas e Gerenciador do Internet Services (IIS).


Observação: Se esta ferramenta não existir será preciso adicionar este serviço através de Adicionar e Remover Programas, Adicionar ou Remover Componentes do Windows e marcar o CheckBox do Internet Information Services (IIS), é necessário ter em mãos o CD de instalação do Windows ou os arquivos requisitados no HD.

Configurando o Site

Clicando com o botão direito do mouse em Site da Web Padrão selecione a opção Novo e em seguida Pasta Virtual. Como mostramos nas figuras abaixo logo se abrirá um wizard que nos conduzirá na configuração desta pasta virtual que hospedará a nossa aplicação.


Clique em avançar e defina o apelido para a pasta virtual.


Clique em avançar e defina o caminho físico onde está armazenada a aplicação ISAPI ou CGI.


Clique em avançar e marque as opções de Leitura, Executar Scripts e Executar, que são configurações necessárias para que a aplicação ISAPI ou CGI possa ser executada dentro do ambiente do IIS.

Definidas estas configurações, basta clicar em avançar e concluir para podermos definir os outros parâmetros necessários a configuração do site onde está a nossa aplicação.


Prossigamos com as configurações. Clique com o botão direito do mouse na pasta virtual que acabamos de criar selecione a opção propriedades.


Na aba Pasta Virtual, redefiniremos a proteção do aplicativo para Baixa (Processo do IIS) no caso da nossa aplicação fazer uso de um servidor de aplicação em COM+.

Nesta aba também podem ser definidas outras características com relação ao site, tais como endereço físico do site e permissões sobre a pasta virtual.

Em seguida na aba Documentos, removeremos todo o conteúdo de Documentos Padrões e adicionaremos ali o nome da nossa dll ISAPI(nome.dll) ou executável CGI(nome.exe), ressaltando que deve ser escrito inclusive com a extensão do arquivo. Esta área se destina a definir o documento padrão que será ativado em resposta ao acesso a esta pasta virtual.


Aplique as alterações e estamos prontos para testarmos a nossa aplicação.

Para o caso da aplicação ser ISAPI, e esta ainda estiver no processo de desenvolvimento, a partir deste ponto, mantenha o Gerenciador do Internet Services sempre aberto, precisaremos sempre antes de compilarmos a aplicação depois de uma execução, reiniciar o serviço do IIS, visto que a nossa aplicação fica instanciada em memória atendendo as requisições feitas a ela.

Como Reiniciar o Serviço do IIS

Para tal basta clicar no ícone do computador que tem o nome da sua máquina com o botão direito do mouse e selecionar a opção Reiniciar IIS.


Faça isto sempre antes de compilar ou quando gerar o erro “could not create nome_do_arquivo.dll”.

Acessando o Site

Com tudo configurado, volte no Delphi e compile a aplicação. Abra o browser de sua preferência e na barra de endereços digite http://nome_da_maquina/nome_da_pasta_virtual ou http://localhost/nome_da_pasta_virtual se estiver testando na máquina local.

Um grande abraço e até semana que vem.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?