Estar empregado é uma das grandes promessas de estabilidade financeira para a maioria dos brasileiros. Porém para quem está em transição de carreira, ou em busca da primeira oportunidade, as coisas podem ser um pouco mais complicadas.

Você está estudando, se dedicando, praticando durante horas do seu dia, e o que você quer é se tornar, de fato, um programador! E você merece isso, seu esforço merece ser compensado com uma boa oportunidade de emprego.

Existem vagas boas no mercado de trabalho, mas muitas pessoas esbarram em uma questão: a experiência.

Existem vagas boas no mercado de trabalho

Sim, é possível, e há muito o que você pode fazer para melhorar e aumentar mais ainda as suas chances de conseguir seu emprego em tecnologia.

Para que você não tenha mais dúvidas de como conseguir uma vaga mesmo sem ter experiência, resolvemos criar este artigo para citar os principais pontos que nossos recrutadores aqui da DevMedia levam em conta para contratar um programador.

Então prepara papel e caneta na mão, porque vem dica boa por aí!

Currículo

Veja na lista abaixo os pontos que vamos abordar neste artigo:

Crie um portfólio

Sabe quando você já estudou e praticou tanto e se sente pronto para o mercado? Essa sensação é muito boa, né? Afinal, você está se dedicando e nada mais justo do que começar a colher os frutos disso. Mas vamos ao que interessa, chegou o momento da sua entrevista, mas você ainda não tem experiência, como comprovar que suas habilidades são verdadeiras e que você está sim apto a trabalhar?

Eis a resposta meus amigos: PORTFÓLIO!

GitHub

Sim, o portfólio vai ser um dos seus melhores amigos enquanto você ainda não tem a famosa “experiência comprovada”. No portfólio você vai colocar todos os seus projetos.

Muitas vezes durante essa jornada de estudo, apesar de praticar os conceitos que vamos aprendendo é comum ainda não termos um projeto para provar realmente que somos capazes.

Também é comum nos sentirmos perdidos sem saber como juntar todos os conceitos para então começar um projeto, ou então até começamos mas não terminamos por ainda não estarmos seguros.

Seria bom se tivéssemos uma orientação para criar projetos para o portfólio, imagina só?

E não é que isso é possível? Mas como assim?

o que

Vamos explicar! Na Plataforma da DevMedia você encontra uma série de missões detalhadas para executar e ir criando os seus próprios projetos. Depois de criados, é só inserir no seu portfólio!

E nem precisa se intimidar para construir um projeto, com pouco conhecimento você já pode começar.

Por exemplo, na carreira front-end web você só vai precisar de alguns conhecimentos básicos de HTML e CSS para começar.

Veja na Animação 1 um projeto que você vai construir dentro da carreira front-end web.

exemplo de projeto para o seu portfólio
Animação 1. Exemplo de projeto para o seu portfólio

Outro exemplo de projeto criado nas missões da DevMedia é um aplicativo mobile.

Veja na Animação 2 o aplicativo de Paraty. Criado com poucos conhecimentos de programação.

exemplo de aplicativo para o seu portfólio
Animação 2. Exemplo de aplicativo para o seu portfólio

Ao construir esse projeto, aplicativo Paraty, você será capaz de criar aplicativos que possuem mais de uma tela.

Percebeu que mesmo com pouco conhecimento você já é capaz de criar seus próprios projetos e assim construir seu portfólio?

Você é capaz!

Acredite

Mas não esqueça, programação é prática e essa é uma grande verdade que você entenderá ao longo da sua jornada. Com o tempo você poderá melhorar e aumentar os projetos que criou, adquirindo ainda mais habilidades.

O tempo é rei, acredite!

Praticando programação

Agora que você já começou a alimentar seu portfólio, a dica é: mantenha ele organizado e atualizado, pois ele te ajudará muito nesse caminho!

Preparamos algumas dicas para te ajudar a montar o seu portfólio!

Quando criar um portfólio, fique atento a alguns itens importantes e que os recrutadores vão observar.

  1. Organize os seus projetos: Coloque nomes claros nos seus projetos, arquivos e pastas. Tudo precisa ficar claro para que qualquer pessoa veja o conteúdo do seu projeto e consiga identificar do que se trata.
  2. Sempre revise seu portfólio: após a implementação, revise seus projetos para evitar que o recrutador encontre possíveis erros na hora da entrevista. Veja se todos os projetos estão funcionando corretamente, assim como as suas funcionalidades.
  3. Coloque no GitHub: Um lugar bastante comum e conhecido para colocar os seus projetos e compor o seu portfólio é o GitHub. Nele os recrutadores poderão visualizar todos os códigos dos seus projetos. Com isso, os recrutadores podem conhecer a forma como você codifica além de verificar o seu nível de conhecimento.

Construa um currículo

Outro ponto bastante interessante e necessário no processo da conquista do emprego é um clássico: CURRÍCULO!

CURRÍCULO

Sim meus amigos, o currículo é fundamental! E construir um bom currículo vai facilitar a sua vida.

Em tempos de mercado de trabalho cada vez mais competitivo, destacar seu currículo é uma ótima alternativa para se diferenciar e entrar no radar das grandes empresas. Na carreira de programação o seu currículo será o LinkedIn.

Mas como?

Vamos começar do começo? Você precisa de tudo que um bom currículo exige e nós vamos chegar lá deixando o seu LinkedIn (substituto do currículo para o programador) incrível!

Mas por quê?

Simples, porque essa é a primeira coisa que seu futuro empregador vai ver! Mesmo que você não tenha aquela temida experiência para comprovar, você já tem seu portfólio, e agora precisa dar uma atenção especial ao seu currículo. E o LinkedIn vai te ajudar nisso, ele vai ser o seu currículo.

Os recrutadores das grandes empresas, vão além da simples análise de currículos básicos, e esse vai ser o seu diferencial, pois eles aproveitam os recursos que a web proporciona para conhecer melhor o perfil dos candidatos.

Através desse primeiro contato do recrutador com o seu LinkedIn ele vai começar a conhecer melhor você e as suas habilidades e experiências. Então todas as informações têm que estar muito bem alinhadas para você causar uma ótima primeira impressão.

Uma coisa é certa para quem está contratando, o empregador ou o recrutador tem pressa, ele quer ocupar a vaga e precisa contratar alguém. Esse alguém é você! O seu LinkedIn precisa prender a atenção dele. Uma vez que você conseguiu chamar a atenção dele, vai fazer com que ele queira se aprofundar em mais detalhes.

Hora de arregaçar as mangas!

Hora de arregaçar as mangas

Bora usar o LinkedIn da maneira correta?

45% dos recrutadores eliminam currículos em 20 segundos, esses dados assustam né?

Esses dados foram levantados por uma pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), e a pouca experiência é o principal motivo para o currículo ser descartado. E esse é justamente o nosso ponto, certo?

Vamos entender melhor como funciona essa rede que pode te ajudar a conseguir seu emprego sem ter experiência?

Você sabia que, em média, um profissional é contratado pelo LinkedIn a cada sete segundos? Incrível né, é aí que mora a sua chance!

LinkedIn

Atualmente, o LinkedIn é a maior rede social voltada para o ambiente de negócios, mercado de trabalho e relações profissionais. Para o mercado de TI, o LinkedIn é ainda mais importante.

A ideia por trás do LinkedIn é simples, porém eficaz: promover um networking voltado ao mercado de trabalho, aproximando profissionais, recrutadores e empresas.

Primeiro, faça esse checklist, que nós chamamos de: manual para conseguir emprego!

  1. Foto de perfil: sempre tenha foto! Perfis com foto são acessados 14 vezes mais que perfis sem, portanto, nada de deixar seu perfil sem foto.
  2. Construa um bom resumo: Este campo vai servir como uma breve apresentação sobre você, sua carreira, objetivos, formação e habilidades. O resumo fornecerá a primeira impressão a quem acessar seu perfil. Uma dica é aproveitar todos os caracteres disponíveis, utilizando palavras chaves relacionadas a sua área de atuação. Também é essencial criar uma versão em inglês, idioma fundamental para se destacar no mercado hoje em dia. Principalmente se você sonha em trabalhar fora do país, o que é uma realidade muito próxima para quem já trabalha ou estuda programação.
  3. Preencha 100% do perfil: mantenha o cargo atualizado (você tem oito vezes mais chances de visualização) e não esqueça de colocar a instituição de ensino onde estudou.
  4. Localização: coloque a cidade onde mora no perfil, isso aumenta em 23 vezes mais de seu perfil ser encontrado.
  5. Certificados: Se você possui certificados de cursos, publique-os! Eles vão chamar a atenção e dar mais força ao seu perfil. Quanto mais cursos você fizer, e mais certificados emitir, mais visibilidade e força seu perfil vai ter! Aí vem o pulo do gato: na Plataforma da DevMedia você conquista certificados de autoridade na medida que vai respondendo corretamente os exercícios, e adivinha só? Esses certificados são integrados ao LinkedIn e você pode compartilhar diretamente lá! Ou seja, todo mundo vai saber que você é fera e autoridade em determinada tecnologia, demais né?
  6. Habilidades: aqui vale garantir que preencheu todas as habilidades interpessoais, habilidades técnicas, trabalhos voluntários, certificados e idiomas.
  7. Projetos: Uma outra vantagem do LinkedIn, é que você pode adicionar seus projetos que foram criados no GitHub para os recrutadores acessem e assim ter mais ideia dos conhecimentos que você possui.

Bônus sobre as habilidades (porque a gente é bonzinho demais!)

Uma dica interessante é enumerar todas as suas habilidades como programador, suas stacks e tudo que for relevante dentro do ambiente de tecnologia. Feito isso, avalie a vaga e selecione as habilidades que mais fazem sentido, faça tudo personalizado!

Se você não sente confiança em trabalhar com alguma linguagem, mas não quer deixar um vazio no seu currículo, pode inseri-las definindo se os seus conhecimentos são fortes ou se você é conhecedor.

Você não precisa se classificar como “iniciante”, ok? Aprendizados iniciais não qualificam um conhecimento, se você ainda não tem conhecimento e não teve oportunidade de estudar determinada tecnologia, deixe-a de fora. Mas não se atenha somente às habilidades técnicas, liste suas soft skills também.

Ué, mas o que é isso?

mas o que é isso

Soft skills é um termo em inglês utilizado para definir as características comportamentais, de caráter subjetivo, que impactam a rotina de trabalho. De maneira geral elas estão relacionadas à sua capacidade de interagir com outras pessoas no local de trabalho e também incluem a capacidade que você tem de trabalhar sob pressão e se adaptar a novas situações.

E acredite, as soft skills são fatores importantes na tomada de decisão para a escolha de um candidato ideal para determinada vaga. Então bora caprichar nelas!

Além disso, liste também seus idiomas e níveis de fluência, premiações, interesses e hobbies. A hora de ser criativo é essa!

hora de ser criativo

Como se preparar para a entrevista 👀

hora da entrevista

Vamos lá, chegou a hora mais tensa e também mais esperada! E mesmo que você não saiba quais serão as perguntas que vão compor a entrevista com o recrutador, já é possível se preparar para ela de algumas formas.

Então vamos de boas práticas, pré-prova? Partiu!

  • Pesquise sobre a empresa - Esse é um ponto importantíssimo, é de muito bom grado que você pesquise tudo o que for possível sobre a empresa que você está buscando a vaga. Isso vai te dar mais segurança, e também vai deixar claro para o recrutador o seu interesse na vaga. Essa também é uma forma de deixar você mais preparado para as possíveis questões que vão ser impostas para você.
  • Mapeie suas principais habilidades tanto comportamentais, quanto técnicas - É importante para o recrutador esse tipo de mapeamento, e além de tudo isso ainda te ajuda a ser mais assertivo sobre si mesmo e conseguir mostrar a que veio e aonde quer chegar!
  • Esteja por dentro das principais tendências da programação - Isso mesmo, por mais que você não domine, esteja por dentro, demonstre interesse, e caso caia numa prova algo que você ainda não domina na prática, mas possui conhecimento por ter pesquisado sobre, isso vai contar pontos para você!
  • Seja sincero - Sinceridade sempre é o melhor caminho, fale sobre o que você já domina, e foque nisso, e seja sincero sobre o que ainda está aprendendo ou pretende aprender. Não faz sentido você fazer uma prova sobre tecnologias que você não tem domínio algum, por isso, sinceridade sempre, valeu?
  • Pratique seus conhecimentos - sempre junto com a entrevista vem a prova, por isso a melhor forma de se preparar para uma prova é praticar constantemente os conhecimentos que você domina. Dessa forma na hora da prova você será capaz de demonstrar tudo que sabe.

Conclusão

É galera… estamos chegando ao fim do nosso artigo e tenho certeza de que até aqui você já aprendeu muita coisa, né? Agora você já está por dentro das melhores dicas possíveis para te ajudar a conquistar seu emprego como programador mesmo sem ter experiência!

Se dedique, aplique os conhecimentos com coesão, seriedade, determinação, trace seu objetivo! Você vai conseguir! E a DevMedia espera conseguir contribuir com a sua inserção no mercado de trabalho!