Guia Linguagem C#
Microexemplo

Como criar minha primeira classe em C#

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (14)  (0)

Neste conteúdo você aprenderá a criar sua primeira classe na linguagem C#. Aprenda também a usar herança e interfaces, bem como métodos, atributos e propriedades.

Código de uma classe em C# Herança em C# Código de uma interface em C# Implementando uma interface em C# Herança e interface em C#

A definição de classes na linguagem C# é feita com uma sintaxe simples, de fácil compreensão e nos permite criar atributos, propriedades e métodos. Por exemplo, na Figura 1 temos a representação de uma classe chamada Produto com seus campos e logo em seguida vemos como essa classe seria implementada em C#:

Diagrama da classe Produto
Figura 1. Diagrama da classe Produto
  public class Produto
  {
         private int codigo;
         private string nome;
         private decimal preco;
   
         public int Codigo { get => codigo; set => codigo = value; }
         public string Nome { get => nome; set => nome = value; }
         public decimal Preco { get => preco; set => preco = value; }
  }

Linha 1: Nessa linha temos os seguintes termos: public define a visibilidade da classe como pública; class define que estamos criando uma classe; e Produto é o nome da classe.

Linhas 3 a 5: Aqui temos o que chamamos de atributos. São variáveis privadas que representam as características da classe. Note o modificador de acesso private, o tipo e o nome de cada atributo;

Linhas 7 a 9: Já aqui temos as propriedades da classe, que são públicas e encapsulam os atributos. Observe que para cada atributo há uma propriedade e que no corpo delas definimos os métodos get e set. O get retorna o atributo correspondente e o set recebe um valor e o repassa para o atributo.

No corpo de cada propriedade usamos expressões lambda para definir os métodos get e set. Essa sintaxe é equivalente à seguinte:

  public int Codigo
  {
         get { return codigo; }
         set { codigo = value; }
  }

O parâmetro value possui o mesmo tipo da propriedade e é recebido de forma implícita no método get, sem que seja necessário declará-lo. Isso é equivalente a criar, por exemplo, os métodos getCodigo e setCodigo, como fazemos em outras linguagens:

  public int getCodigo
  {
         return codigo;
  }
   
  public void setCodigo(int value)
  {
         codigo = value;
  }

Herança

Herança é um tipo de relacionamento muito comum na orientação a objetos e ocorre quando uma classe descende da outra e herda suas características e comportamentos, além de implementar os seus próprios. Por exemplo, considere o diagrama de classes da Figura 2 em que Assinatura herda de Produto.

Diagrama classes com Assinatura herdando de Produto
Figura 2. Diagrama classes com Assinatura herdando de Produto

Nesse cenário a classe Assinatura herda de Produto e também define uma propriedade e método próprios. Em C# essa classe seria implementada da seguinte forma:

  public class Assinatura : Produto
  {
        private DateTime dataExpiracao;
   
        public DateTime DataExpiracao { get => dataExpiracao;
                                       set => dataExpiracao = value; }
   
        public TimeSpan GetTempoRestante()
        {
            return dataExpiracao - DateTime.Today;
        }
  }

Linha 1: A herança em C# é representada pelos dois pontos na definição da classe, seguido do nome da classe que está sendo herdada. Nesse caso, Assinatura herda de Produto;

Linhas 3 a 6: Nesse trecho temos o atributo e propriedade que dizem respeito apenas à assinatura;

Linhas 8 a 11: Aqui temos o método GetTempoRestante da assinatura, que retorna um TimeSpan representando o tempo que falta até a assinatura expirar;

Interfaces

Na Orientação a Objetos as interfaces funcionam como contratos, ou seja, elas definem comportamentos que devem ser cumpridos pelas classes. Quando uma classe atende a uma interface, dizemos que ela implementa essa interface. Na Figura 3 temos um diagrama que mostra uma nova configuração para as classes que representamos anteriormente:

Diagrama classes com Assinatura herdando de Produto
Figura 3. Diagrama de classes com interface

Nesse cenário a interface IExpiravel define que toda classe que representa um produto cuja data de expiração ou validade chega ao fim (expira) deve implementar o método GetTempoRestante. Por exemplo, se tivéssemos outra classe Voucher ou Desconto, por exemplo, ela poderia implementar essa classe e definir o comportamento desse método.

Em C# a interface IExpiravel seria escrita da seguinte forma:

  public interface IExpiravel
  {
         TimeSpan GetTempoRestante();
  }

Linha 1: Note o uso da palavra reservada interface e também no nome da interface: IExpiravel. Em C# convenciona-se iniciar o nome das interfaces com I (maiúsculo);

Linha 3: As interfaces definem apenas a assinatura do método, não seu comportamento. A implementação do método fica por conta da classe que implementar essa interface.

Agora, considerando que a classe Assinatura implementa essa interface, seu código seria modificado da seguinte forma:

  public class Assinatura : Produto, IExpiravel
  {
        private DateTime dataExpiracao;
   
        public DateTime DataExpiracao { get => dataExpiracao;
                                       set => dataExpiracao = value; }
   
        public TimeSpan GetTempoRestante()
        {
            return dataExpiracao - DateTime.Today;
        }
  }

Linha 1: A sintaxe para implementar uma interface em C# é a mesma que para herdar de outra classe: usando dois pontos;

Linhas 8 a 11: Como a classe implementa a interface IExpiravel, ela deve obrigatoriamente definir o comportamento do método GetTempoRestante.

A partir desses conceitos podemos criar diversas outras classes e interfaces, com seus atributos, propriedades e métodos específicos.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?