Você ainda não é assinante?

Então você deseja ocupar a cadeira de programador?

Trono de ferro.

Saiba que não existe um único caminho para chegar ao trono de ferro e o sucesso dessa aventura dependerá da sua capacidade de perceber as oportunidades que estão a sua volta.

O mito do único caminho

Será que existe uma única forma de entrar no mercado de trabalho?

Ouvindo diferentes experiências, mesmo em um pequeno grupo de profissionais, rapidamente perceberemos que isso não é verdade. Existem muitas formas de conseguir o primeiro emprego, dentre as quais algumas são mais seguras que outras.

Tenho notado, após participar algumas vezes do processo de avaliação de candidatos, que alguns deles deixam a pergunta mais importante de lado ao escolherem se candidatar a uma vaga como programador. Ela seria “de acordo com as minhas habilidades, qual seria a vaga mais adequada para mim”?

Trono de ferro.

Sendo assim, caso você ainda esteja dando seus primeiros passos na tecnologia a qual escolheu se dedicar, pode ser um caminho procurar uma vaga de estágio. Geralmente essas oportunidades não requerem experiência anterior, o que na maioria dos casos falta ao candidato. Além disso, o estágio pode ser uma ótima oportunidade de submeter o seu código ao crivo de um profissional mais experiente, que poderá dar orientações que lhe permitirão programar de forma mais consistente.

Ao programar sozinho, pode ser difícil notar pequenos vícios, erros ou más práticas no próprio trabalho. Portanto, a presença de um profissional com mais horas de voo é fundamental para que o iniciante tenha uma percepção realista sobre suas próprias habilidades. Buscar esse momento em que podemos disponibilizar códigos para revisão, ouvir críticas e acatar sugestões com certeza será de grande valia para um salto na qualidade do código que estamos escrevendo.

Trono de ferro.

Além disso, ao trabalhar em um sistema legado, tarefa comum em estágios, você poderá aprender com os erros de outros programadores, uma excelente oportunidade de crescimento.

Conclusão

Parafraseando o Oráculo em Matrix, que por sua vez citava a Sócrates :)

“Conhece-te a ti mesmo”.

Existem realmente muitos caminhos para entrar no mercado de trabalho e cabe a você decidir qual dentre eles será o mais adequado neste momento da sua carreira como programador.

Sugestão de conteúdo

Guia de consulta