Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Neste artigo você irá acompanhar passo-a-passo como trabalhar com web services em suas aplicações mobile utilizando a tecnologia .NET. Para isso, será construindo uma aplicação bastante simples, mas que irá mostrar o propósito da facilidade e eficiência desta prática.

Para que serve

Quando você desejar integrar sua aplicação, seja desktop ou web com dispositivos móveis de maneira bastante simples. Neste caso, WebService é uma ótima escolha. Você expõe essas informações de maneira simples e eficaz.

Em que situação o tema é útil

A partir do exemplo construído neste artigo, você irá adquirir conhecimento para desenvolver qualquer tipo de aplicação em conjunto com aplicações mobile. Por exemplo, você possui uma aplicação online de tarefas e deseja que as mesmas lhe acompanhem, um dispositivo mobile é a melhor escolha. Crie esta aplicação e manipule essas informações pelo seu Smartphone.

Gerenciador Mobile

A mobilidade tornou-se fato nos dias de hoje. Todos necessitam de informação e a querem onde quer que estejam. Cabe a nós desenvolvedores planejar e desenvolver aplicativos que supram essa demanda. Uma boa prática nesse planejamento é centralizar seus dados um único local e então disponibilizá-lo para qualquer meio, seja desktop ou internet. Pensando nisso, neste artigo temos uma introdução ao uso de Web Services. Eles apresentam uma forma de se compartilhar informações na rede, permitindo teoricamente a qualquer dispositivo o acesso a essas informações. Vamos então criar um serviço web e disponibilizá-lo. Então vamos criar um aplicativo mobile e utilizar esse web service.

Desenvolvimento de aplicações mobile é um mercado que está cada vez mais ganhando força em nosso país. Os exemplos que podem ser citados aqui são extensos. Só para destacar alguns deles, pense em um restaurante que todos os dias possui uma quantidade enorme de fila, e principalmente problemas na desocupação das mesas.

O tempo que o garçom leva para anotar um pedido, e informar posteriormente para cozinha. Depois até a cozinha destacar o pedido e realizar a entrega. Talvez este tempo somando individualmente não seja nada, mas agora imagine esta equação por todos. O tempo que se perde, o custo com mais funcionários e a desorganização na finalização da conta. Todos os restaurantes sofrem com prejuízo, principalmente financeiro, quando o valor de uma conta é informada errada e assim por diante.

Agora, pense em integrar isso em apenas uma aplicação. Outra questão é sua lista de tarefas, está cada vez mais complicado cumprir prazos, compromissos e etc. Por que não se organizar e cadastrar suas tarefas, seja diária, semanal e talvez até mensal. O propósito do artigo é justamente criar esta aplicação, a ideia aqui não é desenvolver um sistema pronto para o uso, mas sim mostrar a base, o ponto principal no desenvolvimento de aplicações móveis, integradas com Web Services.

O que é um Web Service?

Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria linguagem, mas os dados a serem transferidos são traduzidos para uma linguagem universal, o formato XML.

Entendendo a aplicação

A aplicação que será desenvolvida neste artigo será um gerenciador de tarefas. O objetivo da aplicação é bastante simples. Na prática você cadastra suas tarefas do dia-a-dia, com nome, descrição e a data da mesma. Além disso, ela pode ser acessada de qualquer local, ou seja, do seu smartphone ou diretamente via browser, afinal tudo isso será centralizado em uma aplicação ASP.NET, onde através de Web Services será possível expor esses dados.

Com isso o software a ser desenvolvido para o dispositivo móvel, realizará acesso ao mesmo. Nos próximos tópicos, serão demonstrados todos os passos necessários para a criação deste projeto. O exemplo é bastante didático, mas que mostra de forma clara e objetiva que partindo desta idéia, é possível desenvolver qualquer tipo de aplicação baseada nesta estrutura. Lembrando que para facilitar o entendimento do artigo, e não criar exemplos duplicados, na aplicação ASP.NET somente será desenvolvido o WebService, onde no mesmo serão implementados alguns métodos básicos para as operações no banco de dados, com conseqüência, esses métodos serão expostos por WS(Web Services).

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo