Por que eu devo ler este artigo:Este artigo visa exemplificar o desenvolvimento de um aplicativo mobile que necessita de um repositório, seja externo e/ou interno, para armazenar dados. Como exemplo, será desenvolvido um aplicativo mobile simples de troca de mensagens via WebService.

No artigo será mostrada a montagem do escopo do projeto, a necessidade de se utilizar um servidor externo para a categoria de aplicativos de comunicação, formas de aperfeiçoar o acesso e a navegação através da manutenção dos dados internamente e a criação do aplicativo de uma forma predominantemente teórica.

Para um bom entendimento, é imprescindível que o leitor já entenda como criar um novo projeto Android, o conceito e fluxo de Activity, threads e tarefas assíncronas e um pouco também de programação Web, mais especificamente PHP e modelagem de banco de dados.

À medida que o avanço tecnológico diminui as distâncias no globo, novos e poderosos dispositivos vão abrindo caminho e se enraizando como indispensáveis no cotidiano da sociedade humana e transformando a forma como as pessoas pensam e interagem.

Hoje é praticamente impossível entrar em um local público e não ver dezenas, centenas ou até mesmo milhares de pessoas mexendo nos seus smartphones ou tablets, acessando redes sociais, enviando e-mails, pagando contas, jogando, assistindo vídeos, entre tantas outras atividades aglomeradas em um pequeno objeto revolucionário.

A evolução no setor tecnológico dos dispositivos móveis é incontestável. Celulares, os quais serviam apenas para enviar ou receber ligações, hoje, são centros onde negócios e entretenimento convergem ao alcance das mãos eliminando, em muitos dos casos, a necessidade da presença física das pessoas nos locais antes destinados a suprir essas necessidades.

Pesquisas que revelam a iminente dominação dos smartphones e tablets em poucos anos dentro do mercado tecnológico apenas confirmam a mudança de comportamento da sociedade humana através do entusiasmo cada vez maior na utilização de itens tecnológicos para aumentar o conforto das pessoas.

Com essa perspectiva em mente, é possível enxergar a crescente demanda por aplicações que possam suprir as necessidades variadas de cada pessoa, causando o surgimento de diversas categorias de aplicativos e de locais onde esses aplicativos possam ser comercializados.

Contudo, mesmo com o avanço expressivo dos dispositivos móveis, eles ainda não podem ter seu poder de processamento e armazenamento comparados ao dos desktops e notebooks. Essa deficiência faz com que as aplicações sejam desenvolvidas com mais restrições do que uma aplicação com as mesmas funcionalidades desenvolvida para rodar em um computador e é a partir dessa restrição que o artigo será desenvolvido.

Escopo: Definindo restrições e funcionalidades

Em qualquer projeto de desenvolvimento de software é imprescindível despender algumas horas, as quais podiam ser destinadas a codificação ou correção de bugs, para montar o escopo da aplicação. Perguntas como: “o que é importante no aplicativo? Qual o contexto no qual o aplicativo será utilizado?

Em quais dispositivos ele irá rodar? Quais funcionalidades serão implementadas? Quais e aonde serão gravados os dados dos usuários? Como o usuário irá navegar pelo aplicativo?” necessitam ser respondidas a fim de evitar transtornos futuros, os quais certamente causarão grandes danos ao aplicativo e ao seu cronograma.

Por isso, nada melhor do que anotar em uma folha de papel todas as informações que forem possíveis juntar do aplicativo que será desenvolvido. Como exemplo, serão utilizadas as perguntas feitas no parágrafo anterior para definir a aplicação que será desenvolvida nesse artigo.

Como o aplicativo a ser desenvolvido nesse artigo é um mensageiro eletrônico genérico, é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet. Dois ou mais usuários poderão se comunicar entre eles através do aplicativo.

No entanto, a aplicação não enviará as mensagens diretamente para o outro dispositivo. Será necessário um serviço na web para realizar essas tarefas e um local onde esses dados serão gravados.

O aplicativo será utilizado por pessoas para en ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo