Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

A tecnologia mobile está ficando cada vez mais fluente no mundo atual, onde vários assuntos pessoais e comerciais podem ser resolvidos pelo celular. Pensando nisso, a Microsoft criou o Compact Framework para os desenvolvedores.


Para que serve

O Compact Framework é uma biblioteca da Microsoft destinada ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos mobile, que contenham o sistema operacional Windows Mobile. É um sistema muito semelhante ao Windows Forms, principalmente na criação dos formulários, onde mantem-se o arrastar e soltar da Toolbox.


Em que situação o tema é útil

Para o desenvolvimento de aplicações mobile, que são o futuro da tecnologia, junto com as aplicações web. Seu uso está disseminado entre restaurantes, vendedores e outros mais, garantindo mobilidade e troca de informações em tempo real.

Compact Framework 3.5

Muitos restaurantes, principalmente nas grandes cidades, já utilizam um smartphone para realizar o pedido de uma mesa. Grandes empresas também utilizam a tecnologia Mobile para os vendedores dos seus produtos fazerem o pedido em tempo real, ou checar se determinado produto está disponível em estoque. A tecnologia já faz parte do cotidiano das pessoas e isso tende a crescer cada vez mais. O objetivo do artigo é apresentar aos desenvolvedores uma introdução ao framework da Microsoft, destinado a celulares que possuem Windows Mobile 6.5. Um exemplo será criado para inserção de contatos e compromissos na versão existente existente dos aparelhos do Outlook.

Autores: Diego Eduardo Ferreira e Paulo Tokiyoshi Yamauti

Há pouco tempo o mercado deixou de abranger apenas telefones celulares, mas também, minicomputadores de mão, onde o usuário pode acessar e escrever documentos, verificar e-mails, resolver negócios, etc. Estes minicomputadores são chamados de smartphones.

Para suportar todos esses aplicativos, os sistemas operacionais dos smartphones necessitaram ficar mais robustos e melhor desenvolvidos. A Microsoft entrou no mercado com o sistema operacional Windows Mobile, que é o Windows voltado para celulares. Desde então, quando a Microsoft também lançou o .NET, uma parte deste último foi destinado ao desenvolvimento de aplicações para celulares, para o sistema operacional Windows Mobile. Com isso ela entrou no mercado para celulares não só no sistema operacional mas também no mercado de desenvolvimento para este sistema, uma grande jogada de mestre, pois muitos dos outros sistemas somente aceitam aplicações Java ou no seu formato nativo.

O .NET é uma gigante biblioteca que auxilia muito o desenvolvimento de programas. Acoplado ao sistema operacional para mobile da Microsoft, o resultado só poderia ser grandes aplicações, de diversos tipos, para todos os tipos de usuários. O Compact Framework é a biblioteca do .NET para aplicações Windows Mobile. Ele existe desde a versão 1.0 do framework da Microsoft, e atualmente está na versão 3.5, porém, com a nova versão do sistema operacional Mobile, o Windows Phone, deixou de se chamar Compact Framework.

A ideia deste artigo é apresentar o Compact Framework, pois o Windows Phone 7 é muito recente e poucos aparelhos possuem este sistema operacional. A apresentação da tecnologia é superficial, bem básica, como uma simples introdução para o desenvolvimento de aplicativos, com a apresentação dos controles e criação de formulários básicos e operações simples.

Compact Framework

Atualmente na versão 3.5, é a última antes do Windows Phone. A versão 4 não vem por padrão um SDK de desenvolvimento para Mobile, porém pode ser encontrado somente o SDK para o Windows Phone.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo