Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 40. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 


Componentes instalados

Crie instaladores para pacotes de componentes com o Inno Setup

No artigo "O Inno da instalação" (Edição 39), vimos como utilizar o Inno Setup e o ISTool para criar programas de instalação para aplicações. Neste artigo, veremos como criar instaladores para pacotes de componentes. Esses instaladores farão a cópia de todos os arquivos necessários (.dcu, .bpl, .pas etc.) e o registro automático no Delphi (o que elimina a necessidade de se adicionar o arquivo .bpl à IDE depois da instalação).

O Inno Setup é uma solução muito usada para pacotes de componentes. Por exemplo, O Inno foi usado, combinado ao ISTool, para criar o instalador do IntraWeb.

Preparação

O Inno Setup e o ISTool podem ser baixados a partir dos sites www.innosetup.com, www.istool.org e no do ClubeDelphi. Para testar o exemplo mostrado nesse artigo, você pode utilizar qualquer componente que tenha criado. Aqui usaremos um pacote com um componente muito simples chamado TFoo (disponível para download junto com o InnoSetup e o IsTool). O mesmo procedimento se aplica a pacotes com vários componentes.

Geralmente, um pacote de componentes possui muitos arquivos, incluindo units, fontes, a BPL etc., que devem ser instalados em pastas separadas de acordo com sua função. Ao iniciar a instalação, o usuário escolherá um diretório de destino para todos arquivos que compõem o pacote; dentro desse diretório devemos criar alguns subdiretórios, como a seguir:

§         Lib – arquivos compilados do pacote (este diretório precisa de tratamento especial, pois é nele que o Delphi procura os .dcu necessários no momento da compilação);

§         Source – código fonte;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo