Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo?

Este artigo apresente como proceder para realizar uma conexão PHP com banco de dados Oracle e scripts para login e consultas.


Para que serve?

Fazer a conexão em PHP com o banco de dados Oracle oferecendo disponibilidade de login em várias instâncias.


Em que situação o tema é útil?

Em situações onde o programador precisa realizar uma conexão com um bando de dados Oracle para retornar dados em páginas PHP e necessita da conexão em instâncias variadas para a realização de testes. Também apresenta a execução de scripts criados pelo DBA sem a necessidade de utilização da ferramenta SQLPlus.

Cada vez mais a internet torna-se uma fonte de pesquisa para determinadas situações onde o profissional de informática se vê isolado, sem uma solução em mente, e decide recorrer a ferramentas de busca para procurar por soluções encontradas e compartilhadas por colegas de profissão. Este sem dúvida é um excelente método de pesquisa e aprendizado onde, cada vez mais, estes profissionais adquirem conhecimento e compartilham sucessos, insucessos e frustrações.

O parágrafo acima mostra um cenário ideal e realizador, até que quando nos encontramos nesta situação e batemos de frente em um alto e imponente muro que nos leva a seguinte pergunta:

- Com tanta informação disponível, qual delas funciona? Qual delas resolve meu problema?

Alguns meses atrás, ao iniciar na prática uma idéia para um repositório de scripts SQL via HTML e PHP, me deparei com este exato problema, pois ao pesquisar as maneiras de conexão em ferramentas de busca, encontrei centenas de soluções e maneiras mágicas, mas 99% delas simplesmente não funcionavam, o que fez com que o trabalho de “garimpo”e testes fosse árduo, lento e frustrante.

Pensando nisso, este artigo vem mostrar uma série de passos para realizar uma conexão com um banco de dados Oracle utilizando PHP, disponibilizando scripts e mostrando a utilização de ferramentas adjacentes necessárias para isto.

Todos os passos descritos foram testados em uma aplicação rodando localmente em uma máquina com a seguinte configuração:

· Máquina: T42 IBM Intel Pentium 1.6Ghz processor – 1Gb RAM

· Sistema Operacional: Microsoft Windows XP Professional SP2

· SGBD: Oracle 10g Enterprise Edition

Requisitos básicos para a execução deste passo a passo:

1. Servidor HTTP instalado: Será demonstrado com a utilização do Apache, implementado por um kit de ferramentas chamado Xampp que pode ser baixado facilmente em diversos sites na internet (ver a seção Links);

2. Acesso a um banco de dados Oracle remoto ou ter um banco instalado localmente. Será demonstrado com um banco instalado localmente, mas nada impede o acesso remoto;

3. Conhecimentos básicos de HTML;

4. Conhecimentos básicos de PHP;

5. Conhecimentos básicos de SQL;

6. Um navegador web funcionando em perfeitas condições.

Preenchendo todos os requisitos acima, você estará totalmente apto a realizar os testes sem maiores problemas.

Preparando o Xampp

Inicialmente, faça o download do xampp (Nota Devman 1). No final do artigo encontra-se a seção links úteis, onde o xampp pode ser encontrado.

Nota DevMan 1. O que é e para quê serve o xampp?

XAMPP é um servidor independente de plataforma, software livre, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script PHP e Perl. O nome prove da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operativos), Apache, MySQL, PHP, Perl. O programa está liberado sob a licença GPL e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas dinâmicas. Atualmente o XAMPP está disponível para Microsoft Windows, GNU/Linux, Solaris, e MacOS X.

A distribuição para Windows 98, NT, 2000, XP e Vista contém: Apache, MySQL, PHP + PEAR, Perl, mod_php, mod_perl, mod_ssl, OpenSSL, phpMyAdmin, Webalizer, Mercury Mail Transport System for Win32 and NetWare Systems v3.32, Ming, JpGraph, FileZilla FTP Server, mcrypt, eAccelerator, SQLite, e WEB-DAV + mod_auth_mysql.

Lembrete: Os testes aqui realizados foram feitos exclusivamente utilizando a plataforma Windows, o que nos deixa ressalvas quanto ao uso do xampp e dos procedimentos aqui descritos em outras plataformas.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo