Configuração do Banco e Criação do Projeto: Formatando Dados no GridView, com ASP.NET e C# - Parte 1

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos como configurar o banco e criar um projeto para formatar os dados de um GridView.

 Olá pessoal, neste artigo veremos como formatar os dados no GridView, para exibamos dados mais intuitivos ao usuário. O projeto será feito em ASP.NET, usando a linguagem C# e o banco de dados SQL Server. Acompanhem:

 Introdução – A ideia deste artigo é a de, a partir do retorno dos dados de uma consulta em uma tabela no GridView, formatar estes dados para que tenham um visual mais intuitivo ao usuário, de forma agradável.

 Dito isto, usaremos o banco de dados de exemplo da Microsoft Northwind. Se você não o tem instalado em seu SQL Server, baixe por aqui. Depois de baixado e instalado, você deve anexar o Northwind à sua instância local do SQL Server. Para isso, abra seu SQL, clique com o botão direito em Databases e clique em Attach...;agora clique em Add e vá na pasta C:\SQL Server 2000 Sample Databases, escolha o arquivo NORTHWND.MDF, clique em OK duas vezes e aguarde. Note na Figura 01 que o banco foi criado:


Figura 01 – Database Northwind.

 Aproveite para “fuçar” o banco, visualizando suas Tabelas, Procedures e Views. Esse banco é muito útil, assim como o AdventureWorks, também de exemplo da Microsoft.

 Antes de criar o projeto, devemos criar a conexão entre o Visual Studio e o Northwind. Para quem usa Windows 7 (como é o meu caso) o Visual Studio deve ser executado como administrador. Ainda sem projeto criado, abra a janela Server Explorer, clique com o botão direito em Data Connections e clique em Add Connection. Na nova tela, selecione seu servidor SQL, escolha o database Northwind e clique em OK.

 Agora sim, crie o projeto do tipo ASP.NET Web Site, dando o nome FormatandoDadosGridView. Na página que é exibida adicione um controle do tipo GridView. Para não perdermos tempo, vamos adicionar a fonte de dados via design. Para isso, abra a SmartTag do GridView e clique em Choose Data Source e escolha a opção New data source.

 Escolha o tipo Database, dê um nome qualquer, clique em OK. Agora escolha a string de conexão referente ao Northwind(se não tiver só adiciona-lo pelo botão New Connection). Finalizando, salve a string de conexão, clique em Next e, na próxima tela, escolha as colunas da tabela Products. A Figura 02 ilustra as colunas escolhidas:


Figura 02 – Colunas da Tabela Products.

 Se quiser clique em Test Query e veja o resultado. Clique em Finish para que nossa configuração tenha efeito no GridView.

 Aperte F5 e veja os dados no GridView. Irá aparecer uma mensagem do web.config(para modifica-lo permitindo assim o debug), só clicar em OK e aguardar alguns segundos. O resultado será exibido na Figura 03:


Figura 03 – GridView com os dados da tabela Products.

 Assim finalizo o artigo. Na próxima parte veremos a codificação para formatarmos as colunas do GridView, aguardem!

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?