Configurando o layout no Crystal Reports integrado com o VS.NET 2005

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (3)

 

Oi pessoal,

 

Neste artigo irei abordar sobre configurações do layout no Crystal Reports integrado com o Visual Studio.NET 2005. Uma necessidade interessante na customização de layouts.

 

Primeiramente quem nunca trabalhou com relatório?  Acho muito difícil, se não impossível, um negócio ou empresa não utilizar relatórios.  São por meio dos relatórios que podemos averiguar e medir gastos, desempenhos e progressos de qualquer tipo de atividade. 

 

Por padrão, quando criamos um relatório com Crystal Reports e o Visual Studio.NET, o layout é configurado para layout com tamanho  Letter (carta) como mostra na Figura 1 – Layout tamanho Carta.

 

mdclcrvsfig01.jpg 

Figura 1 – Layout tamanho carta.

 

Isto não é um problema, pois depois que o relatório é carregado no editor de texto, Microsoft Word por exemplo, se o usuário quiser alterar o tamanho do documento ele irá ter sucesso. Entrentanto, dependendo do documento gerado, uma simples mudança de layout ou tamanho do documento pode alterar toda a formatação do documento. Acredite, eu já passei por isso. Mesmo assim o usuário pode, depois de muito trabalho, re-organizar todo o texto com o layout já modificado.

 

Mas, não seria interessante se o relatório já fosse carregado com o tamanho do layout já configurado?

 

Para podermos alterar esta configuração diretamente no relatório aberto no Visual Studio.NET. Para isto precisamos abrir o relatório e clicar com o botão esquerdo no corpo do relatório. Um menu flutuante irá se abrir conformo a figura 2. Neste menu iremos escolher a opção Design. Esta opção irá abrir um submenu com outras opções conforme a figura 3. Iremos escolher a opção Printer Setup.

 

mdclcrvsfig02.jpg 

Figura 2 – Menu Design.

 

mdclcrvsfig03.jpg 

Figura 3 – Submenu Printer Setup.

 

Esta opção irá mostrar um janela com as opções de configurações de impressão. Nesta janelas existe um combobox com as opções de tamanho do documento. É esta opção que irá configurar o tamanho do documento. Iremos alterar para o tamanho A4 como mostra a figura 4.

 

mdclcrvsfig04.jpg 

Figura 4 – Tamanho A4.

 

Com a alteração feita, o passo seguinte é compilar a solução no Visual Studio.NET e executar a aplicação que irá construir o relatório que alteramos agora. Como podemos ver na figura 5, a propriedade tamanho do documento no layout do relatório foi modificado e por padrão o relatório é carregado no Microsoft Word com o tamanho A4.

 

mdclcrvsfig05.jpg 

Figura 5

 

Neste artigo, abordei como podemos modificar uma configuração bastante útil nos nossos relatórios no a integração Crystal Reports e Visual Studio.NET 2005. Com o conhecimento adquirido neste artigo, podemos agora alterar a propriedade de tamanho do documento diretamente no relatório em tempo de desenvolvimento.

 

-- Marcelo Diniz

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?