Zend Framework

Zend Framework é um framework open source para desenvolvimento de aplicações e serviços web com PHP 5. Zend Framework é implementado usando o código orientado a objeto 100%. A estrutura componente do Zend Framework é algo único, e cada componente é projetado com poucas dependências em outros componentes. Essa arquitetura flexível permite aos desenvolvedores usar componentes individualmente. Costumamos chamar a isto um projeto "usar à vontade."

Enquanto eles podem ser usados ​​separadamente, os componentes do Zend Framework na biblioteca padrão formam um framework de aplicações web poderoso e extensível quando combinados. Zend Framework oferece um robusto e de alto desempenho MVCimplementação, uma abstração de banco de dados que é simples de usar, e um componente de formulários que implementa HTMLrendering forma, validação e filtragem de modo que os desenvolvedores podem consolidar todas essas operações usando um easy:to:use interface orientada a objeto. Outros componentes, como Zend_Auth e Zend_Acl , fornecem autenticação e autorização do usuário contra todas as lojas comuns de credenciais. Outros ainda implementar bibliotecas de cliente simplesmente o acesso aos serviços web mais populares disponíveis. Independentemente das suas necessidades de aplicação são, é provável que você encontrar um componente do Zend Framework que pode ser usado para reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento com uma base completamente testados.

Obs: Vamos levar em consideração que você já tem um ambiente devidamente instalado com PHP + Apache. Nesse tutorial mostraremos como configurar os mesmos com o netbeans.

Configurando o Apache e o Zend Framework

Primeiramente vamos configurar o apache para funcionar o ZF.

  • Abra o arquivo httpd.conf do apache usando o Bloco de notas. Esse arquivo fica dentro da pasta do
  • apache/conf/httpd.conf.
  • Vá até à linha #LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so e troque:a por LoadModule
  • rewrite_module modules/mod_rewrite.so
  • Vá até à linha Options FollowSymLinks e troque:a por Options FollowSymLinks Includes.
  • Vá até à linha Options AllowOverride None (Duas vezes) e troque:a por AllowOverride All.
  • No final do arquivo adicione a seguinte linha: AccessFileName .htaccess.
  • Reinicie o Apache.

Agora vamos configurar o ZF.

Baixe a versão Zend Framework 1.12.3 Full. A versão, disponível em ambos os formatos zip e tar.gz para Linux. http://framework.zend.com/downloads/latest.

Instalação do Zend Framework é extremamente simples.

  • Depois de ter baixado, extraia o arquivo de preferência para a unidade C.
  • Agora temos que incluir o diretório “;C:\ZendFramework:1.12.1\bin” sem aspas, na variável de ambiente Path, que fica em: Painel de Controle->Sistema->Configurações Avançadas->Aba Avançado->Variáveis de Ambiente. Como mostrado na figura 1 abaixo.
Variáveis de ambiente do Windows

Figura 1: Variáveis de ambiente do Windows

Reinicie o computador.

Configurando o ZendFramework no Netbeans

  • O primeiro passo é baixar a IDE de desenvolvimento Netbeans com distribuição para o PHP. Existem outras ferramentas que você pode utilizar para seguir o exemplo mas é melhor utilizar o NetBeans para não haver erros. O link para baixar o netbeans é: https://netbeans.org/downloads/. Se você estiver instalado a versão completa do Netbeans o zendFramework já estará incluso no pacote.
  • Depois de instalado, o objetivo agora é configurar o Netbeans para usar o PHP com o Zend Tools (Zend Tools é a ferramenta que o zend usa para gerenciar a sua aplicação). Para que isso ocorra o sistema operacional deve reconhecer o seu php.exe e o zf.bat como um comando interno. Vá novamente em variáveis de ambiente do Windows e edite a variável Path adicionando o caminho onde está o seu PHP como por exemplo: “;C:\Program Files (x86)\PostgreSQL\EnterpriseDB:ApachePHP\php”.
  • Reinicie o seu computador.
  • Agora abra o NetBeans e clique em Ferramentas -> Opções -> PHP
Opções do netbeans 7.3.1

Figura 2 : Opções do netbeans 7.3.1

  • Se você fez tudo direitinho até agora basta clicar em pesquisar que a IDE irá reconhecer o interpretador do PHP 5 no sistema operacional.
  • Agora vá em Ferramentas -> Opções -> PHP e na aba zend:
 Opções do netbeans 7.3.1 Zend

Figura 3 : Opções do netbeans 7.3.1 Zend

Clique em pesquisar e se estiver tudo certo o netbeans deverá reconhecer o zf.bat como mostrado na figura abaixo.

Opções do netbeans 7.3.1 Scripts Zend

Figura 4: Opções do netbeans 7.3.1 Scripts Zend

Clique em ok, Registrar provedor e em ok. Se tudo deu certo, na saida do NetBeans devem aparecer as seguinte mensagens: “Successfully written Zend Tool config.” “Provider/Manifest ‘NetBeansCommandsProvider’ was enabled for usage with Zend Tool.”

Agora vamos a última etapa : Criar um projeto Zend Framework com o Netbeans 7.3.1.

  • Clique em Novo Projeto escolha Aplicativo PHP e depois clique em Próximo
  • Escolha o nome do projeto e o local onde deverá ser salvo o projeto deve ser dentro da pasta apache/www/NomeDoProjeto e clique em próximo até chegar no PHP Frameworks.
  • Marque a opção do ZendFramework e clique em finalizar.
Estrutura de pastas criadas pelo Zend Framework

Figura 5: Estrutura de pastas criadas pelo Zend Framework

Agora você precisa copiar a pasta Zend que se encontra dentro do diretório C:\ZendFramework:xxxx\library para dentro da pasta library do seu projeto.

Agora teste o seu projeto iniciando o seu apache e digitando no browser localhost:8080/NomeDoProjeto/public ou somente localhost/NomeDoProjeto/public. Isso vai depender da configuração do seu apache.

Bem vindo ao Zend Framework

Figura 6: Bem vindo ao Zend Framework

Se tudo deu certo a figura acima será exibida.

Conclusão

Este artigo teve como objetivo principal mostrar como configurar de forma simples o zend framework na IDE netbeans 7.3.1. Agora você poderá começar a trabalhar com esse grande framework utilizando uma das melhores ferramentas de desenvolvimento que existe hoje em dia. Com isso finalizo mais um artigo e até o próximo.

Um abraço!