Guia do artigo:
Parte 1

Olá pessoal, começo aqui uma série de artigos criando aplicações simples em Windows Forms usando a linguagem C# e o banco de dados SQL Server. Desta vez iremos criar um sistema de um consultório médico, com cadastro de pacientes, médicos e consultas.

Faço este artigo com base nas videoaulas de Windows Forms de Luciano Pimenta, do Portal Linha de Código , mediante autorização do mesmo. Acompanhem o passo-a-passo.

Começe abrindo o SQL Server e crie um novo database com o nome Consultorio. Após isso crie as tabelas de Pacientes, Médicos e Consultas, conforme mostra a imagem abaixo:

Criação do database Consultório

Agora é preciso criar os relacionamentos entre as tabelas. Para isso, no Solution Explorer, clique com o botão direito na tabela Consulta recém criada, clique em Design, depois nos botões do menu clique em Relationships, como mostra a imagem:

Criando os relacionamentos entre tabelas

Na janela que surge, clique no botão Add, abra a aba Tables and Columns Specification e clique no botão ao lado:

Configuração

Na janela que abre, em Primary key table, faça os relacionamentos, escolhendo a Coluna Medico e abaixo relacione o IDMedico da tabela Medico com o IDMedico da tabela Consulta. Faça isso também com a tabela Pacientes:

Configuração

Após isso, salve a tabela, irá aparecer uma mensagem avisando que as alterações feitas se aplicarão nas demais tabelas, clique em Sim e aguarde.

Agora abra o Visual Studio, crie um novo projeto Windows Forms e dê o nome de Consultas.

Será gerado um formulário, ele será nosso form principal, clique nele, abra a janela Properties (CTRL+W+P) altere as seguintes propriedades:

  • Text – coloque o nome Consultas
  • (Name) – altere para frmPrincipal
  • WindowState – altere para Maximized, para abrir sempre maximizado
  • MaximizeBox – false
  • MinimizeBox – false – para que só apareça o botão de fechar no form
  • KeyPreview – true, para ativar o uso do teclado nos eventos do form

Agora abra a janela Toolbox (CTRL+W+X) e arraste da aba Menus & Toolbars um Toolstrip, que nada mais é do que uma barra de controles para seu form. Clique no botão ao lado dele, selecione o controle Button, clique com o botão direito nele e clique em DisplayStyle > ImageAndText. Seu form deverá ficar assim:

Configuração

Agora vamos adicionar um novo Data Source, para isso, clique no menu Data > Add New Data Source. Na janela que aparece, selecione Database e clique em Next. Essa parte do exemplo é bem parecida com a que ensinei na 1ª parte do artigo de Acesso á Dados, postada dias atrás. Clique em New Connection, selecione em Server Name, o servidor local do seu pc, se estiver com dúvidas quanto a isso, apenas digite (local)\SQLEXPRESS (lembrando que este exemplo usa a versão Express do SQL Server), selecione o Database Consultorio, criado anteriormente, clique em OK, em Next, altere o nome de sua connectionstring para strConsultorio, clique em Next e aguarde. Na próxima tela será perguntado quais objetos você deseja adicionar ao seu DataSet, clique em Tables, altere o nome do seu DataSet se quiser e clique em Finish. Á primeira vista, parece que nada aconteceu, mais se você abrir a janela Solution Explorer (CTRL+W+S) ou clicar em Data > Show Data Sources (SHIFT+ALT+D) verá que nosso DataSet foi criado com sucesso:

Configuração

No Solution Explorer, clique no nosso projeto com o botão direito e clique em Add > Windows Form. Dê o nome de frmMedico e clique em OK.

Altere a propriedade Text para Cadastro de Médicos e na janela Data Sources que vemos na imagem acima, repare que nossas tabelas trazem os controles adequados a elas, como por exemplo, se você expandir a tabela Medico, e clicar em IDMedico verá que podemos usar um Textbox, um Label, etc. Isso é feito automaticamente pelo próprio Visual Studio, ele mapeia os dados que vem do banco SQL e nos mostra quais os controles mais adequados à cada coluna:

Configuração

Altere o controle Label para o campo IDMedico como mostra a imagem acima. Agora arraste a tabela Medico para nosso form que ele cria automaticamente a estrutura necessária para inserir dados em nosso form. Faça os ajustes necessários nos campos como mostra a imagem:

Configuração

Agora volte ao formulário principal, dê dois cliques no controle ToolStrip que adicionamos a ele ou aperte F7 para ir ao evento toolStripButton1_Click e insira o seguinte código:

Código

O que fiz no código acima foi instanciar o formulário médico e fazer a chamada a ele por meio do método ShowDialog().

Agora compile o projeto e veja o resultado:

Resultado

Experimente inserir, salvar e excluir registros, pare a compilação e compile de novo e note que os registros são salvos no banco e estão disponíveis para posterior consulta. Assim, encerramos aqui a 1ª parte da série de artigos de Windows Forms com acesso à dados.

Créditos à Luciano Pimenta, que fez as videoaulas que deram origem à este artigo e ao Portal Portal Linha de Código, por onde pude baixá-las e estudá-las.

Parte 2

Olá pessoal, continuamos nossa série de artigos criando aplicações simples em Windows Forms usando a linguagem C# e o banco de dados SQL Server. Nesta parte iremos criar o Cadastro de Pacientes e o Cadastro de Consultas e aplicaremos algumas configurações nestes forms e nos demais. Acompanhem: Abra seu projeto no Visual Studio e abra o modo design do Cadastro de Médicos. Iremos aplicar algumas configurações que serão padronizadas, ou seja, serão aplicadas à todos os forms para que sigam um determinado padrão.

Abra a janela Properties (CTRL+W+P ou F4) e altere as propriedades:

  • Text - na seleção de registros of {0} altere para de {0}
  • FormBorderStyle - altere para FixedSingle para que o form não possa ser redimensionado
  • Start Position - coloque CenterScreen para que o form abra no meio da tela
  • MaximizeBox - false
  • MinimizeBox - false - para que só apareça o botão de fechar no form
  • KeyPreview - true, para ativar o uso do teclado nos eventos do form

Seu form deverá ficar com propriedades iguais ao do form principal.

Agora clique no formulário e aperte F7 para ir à página de código e note que, a partir do momento em que foi adicionado o DataSet e seus demais controles, o Visual Studio automaticamente adicionou também códigos ao nosso form:

Listagem 1: Código do form após adição do DataSet


        public partial class frmMedico : Form
        {
        public frmMedico()
        {
        InitializeComponent();
        }

        private void medicoBindingNavigatorSaveItem_Click(object sender, EventArgs e)
        {
        //Faz a validação dos dados
        this.Validate();
        //Finaliza a edição
        this.medicoBindingSource.EndEdit();
        //Faz a atualização dos dados
        this.medicoTableAdapterManager.UpdateAll(this.consultorioDataSet);
        }

        private void frmMedico_Load(object sender, EventArgs e)
        {
        //Por meio do método Flil do TableAdapter, é preenchido o DataSet
        this.medicoTableAdapter.Fill(this.consultorioDataSet.Medico);
        }

        private void medicoDataGridView_CellContentClick(object sender,
        DataGridViewCellEventArgs e)
        {

        }
        }
        

Vamos fazer uma verificação simples para que, se o usuário apertar a tecla ESC, feche o formulário. Para isso, na janela propriedades do form Medico, vá nos eventos e dê dois cliques no evento KeyDown. Irá se abrir a tela de códigos, nela insira o código abaixo:

Listagem 2: Envento onKeyDown do form frmMedico


        private void frmMedico_KeyDown(object sender, KeyEventARgs e)
        {
        if(e.KeyCode == Keys.Escape)
        {
        Close();
        }
        }
        

No código acima fiz a verificação se a tecla digitada foi ESC, se foi, automaticamente o form é fechado. Se não, nada acontece. Simples assim.

Cadastro de Pacientes

Vamos criar agora um novo form. Na Solution Explorer, clique com o botão direito no projeto, clique em Add > Windows Form e dê o nome frmPacientes.

Neste form, aplique as configurações padronizadas que definimos no começo do artigo. Dê o nome de Cadastro de Pacientes à esse novo form. Agora abra o evento KeyDown deste form e aplique o mesmo código do anterior, para que, quando o usuário apertar a tecla ESC, o form feche automaticamente.

Vamos configurar nosso data source. Para isso, abra a janela Data Sources (SHIFT + ALT + D), clique no botão ao lado de Paciente e troque o formato dele para Details, como mostra imagem a seguir:

Adicionando à tela os campos da tabela Paciente

Figura 1: Adicionando à tela os campos da tabela Paciente

Expanda a tabela Paciente e troque o formato do IDPaciente para Label, da mesma forma como fizemos no artigo anterior. Após isso, arraste a tabela Paciente para o form recém-criado:

Campos adicionados à tela

Figura 2: Campos adicionados à tela

Altere algumas propriedades de seu form para que o mesmo fique padronizado como os outros, parecido com o da imagem abaixo:

Aparência final do formulário de cadastro de pacientes

Figura 3: Aparência final do formulário de cadastro de pacientes

Agora vamos ao form principal, adicionar outro botão para fazer a chamada à este form que criamos. No form principal, clique no botão de Cadastro de Médicos, irá aparecer outro botão ao lado, clique nele e clique em Button. Agora clique com o botão direito no botão recém criado, e clique em DisplayStyle > ImageAndText, como a figura abaixo nos mostra:

Alterando o DisplayStyle do ToolButton

Figura 4: Alterando o DisplayStyle do ToolButton

Dê o nome ao Button de Cadastro de Pacientes. Dê um duplo clique neste botão para fazer a chamada nele ao form de Pacientes:

Listagem 3: Chamando a tela de cadastro de pacientes


        private void toolStripButton2_Click(object sender, EventARgs e)
        {
        frmPaciente paciente = new frmPaciente();
        paciente.ShowDialog();
        }
        

O que fiz acima foi o mesmo feito no botão do Cadastro de Médicos: instanciei o formulário paciente e usei o método ShowDialog para exibir o formulário no eventoClick do botão.

Experimente adicionar alguns registros para testar as funcionalidades que o Visual Studio nos fornece com apenas alguns cliques, como se pode ver, não é nada muito complexo de ser feito.

Agora no form de Cadastro de Médicos, adicione um separador (Separator), mais um botão, por meio das opções do ToolStripButton e, neste novo botão, clique com o botão direito nele e clique em DisplayStyle > Text. Agora clique neste botão, abra as propriedades do seu form, vá a propriedade Text e digite Fechar, como mostra a imagem abaixo:

Tela de cadastro de pacientes

Figura 5: Tela de cadastro de pacientes

Dê dois cliques neste botão e insira o método Close, como mostra a imagem abaixo:

Listagem 4: Evento onClick do botão Fechar do cadastro de pacientes


        private void toolStripButton1_Click(object sender, EventARgs e)
        {
        Close();
        }
        

Faça isso aos demais formulários, mantendo aquela idéia de criar uma padronização aos forms.

Cadastro de Consultas

Crie um novo form e dê o nome de frmConsulta. Aplique as configurações padronizadas que definimos no início do artigo, clique no evento KeyDown do form e insira novamente o código para que o form se feche quando o usuário teclar ESC.

Abra a janela Data Sources (SHIFT + ALT + D), clique no botão ao lado de Consulta e troque o formato dele para Details, como fizemos anteriormente.

Agora expanda a tabela Consulta e troque o formato do IDConsulta para Label,IDMedico troque para um ComboBox para que o usuário possa escolher qual médico será mostrado no momento da consulta e faça o mesmo para a coluna IDPaciente. E na coluna Ativo, deixe como None, porque não precisaremos mostrar esta coluna ao usuário, ela servirá para controle interno, para sabermos se tal consulta está ativa ou não.

Após isso, arraste a tabela Consulta para o form recém-criado:

Formulário de cadastro de consultas

Figura 6: Formulário de cadastro de consultas

Altere as propriedades do form para que fique igual ao da imagem abaixo:

Formatação da tela de cadastro de consultas

Figura 7: Formatação da tela de cadastro de consultas

No combo Nome do Médico e Nome do Paciente, altere a propriedade DropDownStyle para DropDownList, para que o usuário não possa digitar nos combos. No combo Data, altere a propriedade Format para Custom e a propriedadeCustomFormat para dd/MMM/yyyy. Nos combos Início e Término, altere a propriedade Format para Custom e a propriedade CustomFormat para HH:mm. Assim você coloca um valor personalizado tanto para data quanto para hora. No textboxObservacoes, altere a propriedade Multiline para True, para deixá-lo com várias linhas para inserir as observações. As demais configurações seguem o padrão dos outros forms.

Agora volte ao form principal, adicione um novo botão, dê dois cliques nele e faça a chamada ao formulário de Consulta por meio do código seguinte:

Listagem 5: Chamando a tela de cadastro de consultas


        private void toolStripButton3_Click(object sender, EventARgs e)
        {
        frmConsulta consulta = new frmConsulta();
        consulta.ShowDialog();
        }
        

Agora, se compilarmos nosso sistema, veremos que o form de Consulta não nos retorna absolutamente nada nos combos de Médico e Paciente.

Tela de cadastro de consultas em execução

Figura 8: Tela de cadastro de consultas em execução

Isso acontece porque não relacionamos as respectivas tabelas aos combos. Para fazer isso, abra a janela Data Sources (SHIFT + ALT + D) e arraste a tabela Médicos para o seu respectivo combo. Faça o mesmo com a tabela Paciente. Após isso, podemos clicar ao lado do combo, na setinha e percebermos que ele arrasta os dados referentes ao médico para este combo:

Criando o lookup com o nome dos médicos

Figura 9: Criando o lookup com o nome dos médicos

Agora rode o sistema e tente adicionar uma nova consulta. Poderá ocorrer dois erros, ou esse:

Possível erro ao adicionar uma nova consulta

Figura 10: Possível erro ao adicionar uma nova consulta

A imagem à esquerda mostra o erro, que diz que a Data não permite valores nulos, para arrumar isso, é só inserir a data como mostra à imagem a direita, selecionando o campo combo e clicando no quadrado vermelho. Independente do primeiro erro, com certeza irá ocorrer o erro abaixo:

Erro ao inserir nova consulta

Figura 11: Erro ao inserir nova consulta

Dizendo que a coluna Ativo não permite valores nulos. Para arrumar é só abrir o SQL Server, onde foi criado nossas tabelas, clicar com o botão direito na tabela Consultas, clicar em Design e selecionar o checkbox na coluna Allow Nulls do campo Ativo, como mostra a imagem abaixo:

Definindo o campo ATIVO para aceitar valores nulos

Figura 12: Definindo o campo ATIVO para aceitar valores nulos

Ainda não terminou! É importante salientar que, quando é feita alguma alteração no banco de dados, como essa que fizemos, devemos realizar a alteração também em nosso DataSet.

Para isso, salve, volte ao Visual Studio, abra o Solution Explorer, dê dois cliques no seu ConsultorioDataSet, clique na coluna Ativo, abra a janela Properties e, na opção Allow DBNull, troque para True:

Permitindo valores nulos na coluna ATIVO no DataSet

Figura 13: Permitindo valores nulos na coluna ATIVO no DataSet

Salve, rode seu projeto e adicione um novo registro:

Adicionando uma nova consulta

Figura 14: Adicionando uma nova consulta

Ok pessoal, termina aqui mais um artigo da série que estou fazendo

Na próxima parte de nosso artigo, iremos finalizar a padronização de nosso sistema alterando o formulário principal e iremos nos aprofundar nas características principais da Programação Orientada à Objetos.

Assim conseguiremos projetar um sistema melhorado, com alta performance simulando um sistema comercial para pequenas e médias empresas.

Parte 3

Olá pessoal, continuamos nossa série de artigos criando aplicações simples em Windows Forms usando a linguagem C# e o banco de dados SQL Server.

Nesta parte iremos finalizar nossa padronização no sistema aplicando algumas configurações personalizadas ao formulário principal. Falaremos também sobre os conceitos de Programação Orientada à Objetos. Acompanhem!

De início, vamos alterar as imagens dos menus do form principal. Para isso, abra o form, clique nos botões do menu, se não tiver dado nome a eles, aproveite e já dê o nome de Médicos, Pacientes e Consultas. Agora pesquise no Google Imagens as respectivas imagens para cada botão, salve em seu pc, clique em cada botão e, no menu Propriedades, clique no botão ao lado do atributo Image e clique em Import, como mostra a imagem abaixo:

Configuração

Use de preferência imagens com tamanho máximo de 48x48. Após inserir as imagens clique no atributo ImageScaling e o deixe como None para a imagem ficar com o tamanho real. Se a imagem não ficar transparente, é só alterar a propriedade ImageTransparentColor para a cor da sua imagem.

Podemos alterar nosso menu de navegação para que fique, por exemplo, à esquerda de nossa janela e não em cima. Por meio da propriedade Dock podemos fazer isso, como mostra a imagem abaixo:

Configuração

Ok, no meu exemplo vou deixá-lo no topo mesmo, mais se preferir pode alterar a propriedade Dock como mostrou a imagem.

A princípio, nosso formulário está pronto. Com cadastros e funcionalidades simples, nos deu uma boa visão de como é fácil trabalhar com os controles do Visual Studio.

Formulário pronto

Agora imagine o seguinte cenário: uma aplicação dessa feita para a vida real onde, no cadastro pacientes, não são 5 nem 10 nem 100 e sim 1000 registros.

Como ficaria se precisarmos navegar no registro 999, por exemplo? Iriamos de um em um? Ficaria complicado, concordam? Por isso digo que até o momento montamos um sistema o mais simples possível.

A partir de agora iremos mudar nosso foco e simular uma aplicação de verdade, para um potencial cliente, utilizando alguns conceitos da Programação Orientada à Objetos, como a Herança.

De forma simplista o conceito de Herança significa que uma ou mais classes filhas herdam atributos e métodos da classe pai (conhecida também como classe base). A herança é usada com a intenção de reaproveitar o código e assim garantir uma alta produtividade em nosso sistema.

Vamos trabalhar também em nosso sistema com o conceito de Parametrização, que é o conceito de implementar detalhes e parâmetros ao sistema de acordo com as necessidades do cliente. Seguindo este conceito, não teremos mais um formulário como o de Pacientes, com os botões avançar e retroceder os registros, pois quando abrirmos o form de Pacientes, não queremos ver todos os Pacientes e sim ver determinado Paciente.

Será feito assim em todos os formulários, por meio do conceito de Herança. Teremos também um formulário de pesquisa. Comecemos então nosso formulário base principal que será o “formulário pai”:

Clique em Add > Windows Form, dê o nome de frmBase e clique em OK.

Será gerado nosso formulário, clique nele, abra a janela Properties (F4) e altere as seguintes propriedades:

  • Start Position – coloque CenterScreen para que o form abra no meio da tela
  • MaximizeBox – false
  • MinimizeBox – false – para que só apareça o botão de fechar no form
  • KeyPreview – true, para ativar o uso do teclado nos eventos do form
  • FormBorderStyle – altere para FixedDialog para que o form não possa ser redimensionado

Agora vamos inserir os controles que serão padrões nos demais forms. Arraste uma ToolStrip de nossa Toolbox para o form e insira 4 botões, 1 separador e mais 1 botão, nessa ordem referentes aos botões Novo, Salvar, Excluir, Localizar e Fechar conforme mostra a imagem abaixo:

Configuração

Altere a propriedade DisplayStyle para Image and Text dos botões, a propriedade ImageScaling para None e insira imagens para os botões referentes como fizemos no form anterior. Altere também a propriedade Design dos botões para podermos identificá-los mais facilmente quando formos usá-los na programação. Na ordem altere para btnNovo, btnSalvar, btnExcluir, btnLocalizar e btnFechar.

Adicione o controle StatusStrip a seu form, nele adicione um StatusStripLabel, dê o nome de lblMensagem e deixe a propriedade Text em branco para que possamos configurar via código uma mensagem ao usuário quando ele realizar determinada ação.

Clique com o botão direito no seu form e clique em View Code ou simplesmente aperte F7 para ir a página de códigos. Nela, vamos criar um enumerador, com os itens Inserindo, Navegando e Editando, e criaremos uma variável privada deste enumerador para sabermos qual é o status do sistema, se por exemplo o usuário estiver inserindo, devemos desabilitar o botão de excluir, ou quando estiver localizando, devemos desabilitar o botão de salvar.

Desta forma estaremos otimizando nosso código e evitando erros do usuário. A imagem abaixo mostra nosso código:

Código otimizado

Vamos voltar ao nosso form, no modo visual e implementar o código para o botão Fechar, como parte de nosso exemplo. Primeiro dê dois cliques em cima do botão de fechar e chame o método Close(). Depois, volte ao form, abra a janela de propriedades do mesmo, clique nos Eventos, selecione o evento KeyDown, dê dois cliques nele e insira o código abaixo para que o form se feche ao apertar ESC.

Código

Usando esse conceito de Herança em nosso sistema, só utilizaremos este código acima apenas uma vez e os demais herdarão as funcionalidades do formulário base, o que melhora nosso desempenho e temos facilidade se precisarmos dar manutenção.

Na próxima parte de nosso artigo, iremos continuar a codificação de nosso formulário base implementando os métodos que iremos usar na herança do mesmo.

Parte 4

Nesta parte vamos continuar com a codificação de nosso formulário base implementando os métodos que iremos usar na herança visual dos demais.

Devemos ter a preocupação de, depois que o usuário gravar um registro por exemplo, os controles usados, como combobox, textbox e outros, sejam limpados automaticamente. Para isso devemos criar um método que limpa os campos após a gravação de um registro qualquer.

Abra o frmBase.cs e crie um novo método do tipo private com o nome LimpaControles que não irá nos retornar nada, como mostra a imagem abaixo:

Método LimpaControles

Acima fiz um laço do tipo foreach na classe nativa Control (pertencente ao namespace Windows.Forms) com o objetivo de ser feita uma “varredura” em meu formulário, percorrendo todos os controles existentes dentro do meu form. A primeira verificação, por exemplo, foi pra saber se existe um textbox em meu form e, se existir, ele será limpado. E assim faço com os demais. Lembrando que em alguns controles, como Label e Button, não tem necessidade de serem limpos. Conforme você for precisando adicionar ou substituir um controle por outro é só adicionar o tipo dele em nosso foreach.

Se precisarmos fazer o mesmo a um controle do tipo CheckedListBox, devemos fazer outro foreach, como mostrou nosso último if da imagem acima.

Continuando com nosso conceito de trabalhar com Herança, iremos criar os métodos Salvar, Excluir e Localizar apenas neste formulário base, e iremos fazer a chamada desses métodos nos demais formulários, poupando assim o retrabalho de ter que digitar o mesmo método diversas vezes. Iremos começar criando o método Salvar.

Código

Acima criei o método do tipo booleano passando como retorno o valor false, ele só me retornará true quando o registro for salvo no banco. Faço o mesmo com os métodos Excluir e Localizar.

Agora vá ao modo design do formulário base e dê dois cliques nos botões Salvar e Excluir. Dentro deles insira o seguinte código:

Código

O que fiz foi chamar os métodos referentes aos respectivos botões e dependendo da resposta do método entro no meu if ou no meu else. Em minhas verificações coloquei o método LimpaControles, pois ele irá entrar verificar se o registro foi gravado, por exemplo, se foi ele limpa os controles e exibe a mensagem ao usuário, ou que o registro foi gravado ou que deu erro, isso dependendo do que acontecer em nosso sistema.

Uma característica que será implementada é a de que quando forem abertos os formulários sempre virão registros vazios, ou seja, se desejar um registro específico, o usuário terá que localizar o mesmo por meio do respectivo botão. Depois de salvo um registro, por exemplo, eles são automaticamente limpados.

Vamos agora implementar o enum que criamos no artigo anterior, em nosso botão Salvar. Se o usuário salvou o registro ou excluiu, devemos configurar nosso enum para Navegando, como mostra a imagem a seguir:

Código

Devemos também dentro desses métodos fazer a chamada a outro que iremos criar para que os controles sejam habilitados ou desabilitados.

Agora vamos criar os métodos para os botões Novo e Localizar que são iguais com os dos botões Salvar e Excluir, como você pode perceber na imagem:

Código

Lembrando que após criarmos nosso método que habilita/desabilita os controles do form devemos implementá-lo aos botões Novo e Localizar.

Vamos criar um método que será implementado nos formulários que herdarão de meu formulário base, que será o CarregaValores, a função dele será a de retornar os dados parametrizados do banco e carregar meus controles, vou dizer que, por exemplo, o campo txtNome irá vir carregado com a coluna de nomes do meu banco e assim por diante. Faça a chamada a este método no botão Localizar.

Crie um novo método do tipo public virtual como os anteriores só que ele será do tipo void, ou seja, não terá retorno algum. Crie também o método para habilitar / desabilitar os controles no form, como a imagem abaixo nos mostra:

Código

O que fiz foi um foreach, que percorre todos os meus controles, parecido com os do método LimpaControles. Só que aqui ele faz um if pra verificar se o controle é um Toolstrip, se for ele continua, se não for, ele habilita nossa variável bValue que foi passada como parâmetro em nosso método.

Agora dentro deste mesmo método, faço as verificações em meus botões para habilitá-los ou desabilitá-los.

Código

Acima fiz o seguinte: passei o status de cada botão, por exemplo, no primeiro botão, o Novo, atribui à ele que o status será o Navegando e assim fiz com os demais. No fim atribui que o botão Fechar sempre estará habilitado. Assim, dependendo da ação do usuário o botão específico estará habilitado ou desabilitado (com exceção do Fechar que terá valor fixo).

Agora é só aplicar os métodos aos respectivos botões passando os valores, true ou false, dependendo de cada situação. Por exemplo, no botão novo, passo meu método com o valor true, porque quero habilitar os controles para que o usuário insira um novo registro, já no botão excluir, passo o valor false ao meu método porque já exclui, não preciso mais que os controles sejam habilitados e assim sucessivamente. Abaixo um exemplo do botão Localizar:

código

Finalizando, vá ao modo Design de nosso form e dê dois cliques no form para ir ao evento Load do mesmo. Nele, insira os seguintes códigos:

Código

Fazendo isso, toda vez que o form for carregado ele iniciará com o status Navegando, com os controles limpos e com o método HabilitaDesabilitaControles como false. Assim inicializamos os métodos em nosso form de uma forma prática e sem erros, permitindo ao usuário praticidade e performance na hora de navegar nos formulários.

Na próxima parte de nosso artigo, iremos criar nosso formulário base de Pesquisa, com controles específicos para que possamos realizar a pesquisa no banco de dados.

Parte 5

Nesta parte vamos montar nossa tela base de pesquisa, que será parametrizada, ou seja, nos retornará apenas o que pesquisarmos e não toda a nossa base de dados, o que em uma aplicação real nos traria muita dor de cabeça se não fosse usado o recurso de parametrização que estamos implementando. Nossa tela de pesquisa será também genérica. Montaremos a tela padrão e, a partir dela, serão montadas as telas herdadas que forem necessárias no decorrer de nossos artigos. Com isso ganharemos e muito em performance em nosso sistema.

Abra sua solution e clique em Add > New Windows Form. Dê a ele o nome de frmPesquisaBase, pois este será o nosso formulário base de Pesquisa.

Será gerado nosso formulário, clique nele, abra a janela Properties (F4) e altere as seguintes propriedades:

  • Start Position – coloque CenterScreen para que o form abra no meio da tela
  • MaximizeBox – false
  • MinimizeBox – false – para que só apareça o botão de fechar no form
  • KeyPreview – true, para ativar o uso do teclado nos eventos do form
  • FormBorderStyle – altere para FixedSingle (faça o mesmo nas propriedades do formulário Base)
  • ShowInTaskbar – false, para não mostrarmos o form no taskbar

Adicione o controle StatusStrip a seu form (da mesma forma como fizemos no formulário base) , nele adicione um StatusStripLabel, dê o nome de lblMensagem e deixe a propriedade Text em branco para que possamos mostrar ao usuário qual foi a quantidade de registros retornados após ele ter feito uma pesquisa.

Nosso formulário terá duas formas de pesquisar: ou pelo código do usuário, ou pela descrição. Vamos adicionar um GroupBox ao nosso form e dar o nome de Tipo de Pesquisa, como mostra a imagem a seguir:

Formulário

Agora dentro dele adicione dois RadioButton com as propriedades Text Código e Descrição. Altere o ID de cada um deles para rbtCodigo e rbtDescricao, respectivamente e deixe a propriedade Checked do RadioButton Descrição setada para True, para que o form sempre inicialize com ele checado, que é o mais comum de se pesquisar.

Adicione também, ao lado do GroupBox, um Label, um TextBox e um Button, para que o usuário possa digitar no campo a descrição referente ao usuário. Altere o ID deles para lblDescricao, txtPesquisar e btnPesquisar. Deixe seu form como o da imagem abaixo:

Formulário exemplo

Agora adicione dois botões no canto inferior direito do seu form, um que é o botão OK e outro o botão Fechar. Dê dois cliques no Fechar e chame o método Close. A esses botões sete a propriedade DialogResult de cada um como OK e Cancel, respectivamente, como mostra a imagem a seguir:

Propriedades OK e Cancel

Agora abra o evento KeyDown do seu form e coloque aquela verificação para que, quando o usuário pressionar ESC ou ENTER, o form se feche. Sete o valor do DialogResult para Cancel, como mostra a imagem abaixo:

Código

Agora vamos implementar um ListView ao nosso formulário. Então abra a Toolbox, arraste um controle ListView ao form e dê a propriedade ID o nome lstPesquisa. Ainda nas propriedades, altere a propriedade View para Details e abra a opção Columns para adicionar duas colunas ao nosso ListView. Clique em Add e altere a propriedade Text para Código, faça o mesmo na próxima, dê o nome Descrição e clique em OK. Redimensione sua coluna Descrição se desejar. Altere a propriedade FullRowSelect para True para que, quando o usuário clique no campo Descrição, por exemplo, seja selecionado toda a linha e não só o campo clicado. Altere para True também a propriedade GridLines, para que nosso ListView fique com as linhas do Grid. Finalizando o design de nosso ListView, altere a propriedade MultiSelect pra False, porque queremos que seja selecionado apenas uma linha de nosso grid e não várias. Se você alterou as propriedades como descrito, seu ListView deve estar parecido com o da imagem a seguir:

ListView

Vamos implementar as funcionalidades de nosso ListView entrando na página de códigos do formulário. Vamos criar uma classe pública do tipo string e a inicializaremos com um valor vazio, para que ela seja preenchida em outras partes de nosso código, como quando o usuário escolher um código em nossa Grid e clicar em OK ou mesmo quando ele der dois cliques no Grid. Vejamos o código:

Código

Agora volte ao modo Design do form e dê dois cliques no botão OK. Insira o seguinte código:

Código

O que fizemos no botão OK tivemos que fazer também no evento SelectedIndexChanged do ListView só que usamos um Try/Catch para tratar um erro que não é da aplicação e sim do próprio controle. No evento DoubleClick do ListView devemos usar o código para preencher nossa variável e adicionarmos o método Close e o DialogResult com o valor OK, como fizemos no evento KeyDown do formulário anteriormente. A imagem a seguir mostra nosso método:

Método

Dessa forma, capturamos praticamente todas as opções que o usuário tem no momento em que vai pesquisar. Seja no clique duplo no resultado da pesquisa, seja no botão OK, seja quando o foco está na pesquisa do usuário.

Na próxima parte de nossa série de artigos, faremos os métodos necessários para que o formulário de pesquisa funcione corretamente. Implementaremos os métodos para que o ListView nos retorne o que o usuário digitar no campo de Pesquisa e iremos customizar nosso DataSet já criado nos artigos anteriores.

Parte 6

Nesta parte vamos criar os métodos para que o ListView nos retorne o que o usuário digitar no campo de Pesquisa. Iremos também criar um novo DataSet e deixarmos de lado o criado nos artigos anteriores.

Vamos começar criando nosso método de Pesquisa, no arquivo de códigos de nosso formulário de Pesquisa crie um método do tipo público virtual e que não irá ter retorno (void). Não iremos implementar nada neste método, já que serão implementados apenas nos formulários herdados. Ou seja, em cada formulário de pesquisa terá uma implementação diferente, como a pesquisa de clientes, por exemplo.

Método de Pesquisa

Agora vamos ao modo Design de nosso formulário. Quero que meu botão de Pesquisa seja chamado quando o usuário digitar algo na caixa de pesquisa e der um ENTER. Ou seja, este será o botão padrão de nosso form. Para isso, clicamos em nosso form e, na propriedade AcceptButton, escolhemos nosso btnPesquisar, como a imagem abaixo nos mostra:

propriedade AcceptButton

Dê dois cliques no botão Pesquisar para voltarmos à página de códigos de nosso form. No evento Click desse botão chame o método Pesquisar, faça a configuração de nossa StatusStrip, que criamos anteriormente, para retornar ao usuário quantos registros foram encontrados em cada pesquisa que for feita e adicione outras implementações, como mostrado na imagem abaixo:

btnPesquisar_Click

Além das implementações citadas acima, como você pode ver na imagem, adicionamos mais duas verificações, uma que habilita o botão OK de nosso form se a propriedade Count for maior que 0, ou seja, se nosso ListView nos retornar ao menos 1 registro em nossa pesquisa, e a outra que, se o botão OK estiver habilitado, faz com que nosso ListView ganhe o foco. Esta última é necessária porque, assim o usuário pode navegar entre os registros usando as setas do teclado, dando duplo clique para ver determinado registro por exemplo e assim estaremos evitando ao máximo possível erros do usuário.

Agora vamos criar um método que irá carregar o retorno de nossa pesquisa da base de dados em nosso ListView. Crie o método do tipo público void e que terá como parâmetro um DataTable, que será implementado em nossos formulários que herdarão do formulário base. Veja o método a seguir:

Método

Com este método, finalizamos nossos métodos do formulário de Pesquisa, agora volte ao modo Design, clique nos Radio Buttons Código e Descrição, vá ao evento Click, dê dois cliques e insira o seguinte código:

Código

Apenas para que o usuário tenha uma maneira rápida e fácil de pesquisar, melhorando assim a eficiência de seu sistema e a usabilidade do mesmo.

Lembrando que para cada formulário de pesquisa, teremos dois tipos de pesquisa: por código ou por descrição. Com isso em mente, iremos criar um novo DataSet e deixaremos de lado o que foi criado em artigos anteriores, pois nele usamos as facilidades do Visual Studio para criá-lo, já nesse estamos usando um outro tipo de abordagem, tendo como base o conceito de Programação Orientada à Objetos. Dito isto, abra a Solution Explorer (CTRL+W+S), clique em seu projeto com o botão direito e clique em Add > New Item. Escolha no menu Categories a opção Data, no menu Templates escolha DataSet, dê o nome dsConsulta e clique em OK.

Solution Explorer

Será um DataSet igual ao nosso criado nas primeiras aulas, a diferença é que desta vez não iremos usar o menu DataSources para arrastar as tabelas. Vamos arrastar diretamente do banco por meio do Server Explorer, assim ele criará para nós cada DataTable e DataAdapter referentes às respectivas tabelas para que possamos customizá-las.

Então abra o Server Explorer (CTRL+W+L), expanda seu Database Consultorio, seu menu Tables arraste as tabelas para o DataSet recém criado. Seu DataSet deverá ficar como o da imagem abaixo:

Server Explorer

Vamos customizar a tabela de médico para criar mais duas pesquisas, uma por código e outra por nome/descrição. Para isso, clique com o botão direito no MedicoTableAdapter da tabela Medico e clique em Add Query. Irá abrir um wizard que nos perguntará como nossa query irá acessar o banco, existem três opções: por meio de instruções SQL, por meio da criação de uma Stored Procedure ou por meio do uso de uma Stored Procedure existente. Neste caso, escolha a 1ª opção e clique em Next.

TableAdapter Configuration

Na próxima tela, devemos informar qual tipo de consulta iremos realizar dentre cinco opções: se será por meio de um SELECT que retornará vários registros, se será por um SELECT quer retornará apenas 1 registro, se iremos usar a instrução UPDATE, que atualiza os dados, se iremos usar a instrução DELETE, que apaga os dados ou se será por meio da instrução INSERT, que insere os dados. Escolha a 1ª opção e siga em frente.

TableAdapter Configuration

Aqui ele já me traz a instrução SQL pronta. Note o botão Query Builder, com ele podemos fazer instruções mais complexas, com o uso de Join, Group By, etc. Como a nossa consulta será parametrizada, volte a instrução SQL e altere a instrução passando o parâmetro como mostra a imagem a seguir:

TableAdapter Configuration

Nesta tela, devemos escolher quais métodos devemos usar em nosso TableAdapter. A 1ª opção, Fill a DataTable, como o próprio nome diz, preenche o DataTable e a 2ª opção, Return a DataTable, apenas retorna o DataTable preenchido. Podemos usar os dois, mais neste exemplo (como estou seguindo à risca as videoaulas de Luciano Pimenta) iremos escolher somente a 1ª opção e dar o nome de PesquisaID.

TableAdapter Configuration

A próxima tela mostra que o Wizard gerou a instrução SQL e o método de preenchimento. Clique em Finish. Perceba na imagem abaixo que foi criada nossa query parametrizada, ou seja, ela pede como parâmetro o ID do Médico:

Query parametrizada

Agora crie um Wizard igual esse que criamos, apenas mude nossa instrução SQL, já que nesse pesquisaremos pelo nome. Como podemos pesquisar por apenas uma parte do nome, use a cláusula Like, como a imagem abaixo nos mostra:

TableAdapter Configuration

Na próxima tela, selecione o método Fill e dê o nome PesquisaNome. Pronto, agora temos as duas consultas criadas. Agora vamos fazer um teste.

Primeiramente, dê um Build Solution (F6) na sua aplicação. Agora abra o Form1.cs e adicione o seguinte código:

Código

Fiz a chamada a meu DataSet por meio do using e, no método Load do meu formulário, instanciei o MedicoDataTable, instanciei o MedicoTableAdapter, que foi na onde criei minhas duas pesquisas e, por meio dele, fiz a chamada ao método PesquisaID, referente à pesquisa criada passando como parâmetro meu MedicoDataTable e um valor inteiro qualquer, nesse caso o 1. Por meio do meu método Rows, tenho acesso a coluna da minha tabela Medico, para isso usei o dt, que é a instância de meu DataTable e chamei o método Rows, passando como parâmetro o índice 0, que seria o 1º registro e nome da coluna, que neste caso é ID_MEDICO. Iremos fazer basicamente isso em nossas outras consultas. Esse exemplo iremos usar em nosso Cadastro, já a outra consulta que criamos usaremos em nosso formulário de Pesquisa.

Finalizando, apague estes códigos do método Load desse form, já que isso nos serviu apenas de exemplo para implementarmos nas consultas e pesquisas dos outros formulários.

Na próxima parte de nossa série de artigos, iremos continuar a customização e implementação de métodos em nosso formulário de Pesquisa e iremos começar a criação do formulário base de Cadastro. Não perca!

Parte 7

Nesta parte iremos continuar a customização de nossas tabelas e sobrescrever os métodos para o formulário de Cadastro de Pacientes. Acompanhe.

Como feito no artigo anterior, vamos criar um TableAdapter, só que desta vez para a tabela de Pacientes. Então, clique com o botão direito no TableAdapter da tabela Paciente e clique em Add Query. Faça isso com os dois tipos de pesquisa, como no form de Medicos, por ID e por Paciente. Altere a instrução SQL da consulta por ID, como mostra a imagem abaixo e clique em Next:

TableAdapter Configuration

Na próxima tela, ao invés de escolhermos a opção Fill a DataTable, vamos escolher a outra opção, Return a DataTable, com o nome PesquisaID para vermos as diferenças. Escolha e clique em Next, depois em Finish.

TableAdapter Configuration

Agora crie outra query e faça o mesmo que a query anterior, só altere a instrução SQL, como a da imagem a seguir:

TableAdapter Configuration

Escolha o método Return a DataTable e dê o nome de PesquisaNome. Pronto, nosso DataSet está concluído.

DataSet concluído

Agora vamos criar os formulários que herdarão dos formulários base que foram criados. Salve e dê um Build Solution (F6) no seu projeto para ter certeza de que o mesmo não está com erros. Agora clique com o botão direito no seu projeto e clique em Add > New Item. Não iremos adicionar um Windows Form normal e sim um Inherited Form, que traduzindo seria um Formulário Herdado que, como o próprio nome diz, herdará de outro formulário, neste caso do Paciente. Dê um nome sugestivo a ele e que não seja o mesmo nome dos formulário já criados. No exemplo dei o nome frmPacienteHerdado. Irá aparecer outra janela perguntando de qual form iremos herdar, escolha o frmBase, que é o que tem todas as características que precisamos, e clique em OK. Como você pode notar abaixo, temos os mesmos controles do frmBase, o que precisamos fazer no momento é adicionar alguns controles.

Controles do frmBase

Adicione 4 labels e 2 textboxs, deixe o label que ficará em cima do textbox sem nome, pois ele será preenchido com os dados que vierem do banco. No modo design dê o nome lblCodigo à ele, txtNome e txtTelefone aos textboxs. Deixe seu formulário como o da imagem abaixo:

Controles do frmBase

Agora precisamos sobrescrever os métodos que, no formulário base, foram declarados como virtual, como o Salvar, Excluir, Localizar e Carregar Valores. Para isso, aperte F7 no frmBase para ir a página de códigos. O Visual Studio nos dá uma grande ajuda quando queremos sobrescrever métodos já criados. Quando digitamos public override e damos um espaço, o VS já nos traz todos os métodos que podemos utilizar do outro form, incluindo os que criamos, como você pode perceber na imagem a seguir:

Exemplo de como sobrescrever métodos no Visual Studio

Chame o método Salvar e exclua o return base.Salvar(), pois não iremos usá-lo. Aqui iremos chamar nosso DataSet criado anteriormente, antes disso declare-o por meio do using. Como meu método espera um valor booleano, eu preciso declarar uma variável do tipo bool e deixá-la como false, valor padrão. Após isso, instancio o PacienteTableAdapter e agora preciso chamar meu enumerador sStatus, se lembra dele? Mais aqui tem um problema: como ele foi declarado como private, não consigo chamá-lo aqui, já que ele é privado a sua classe. Para isso, altere o modificador dele para public. Agora sim, complete o método abaixo, veja a imagem com os comentários do que foi feito:

Código

Esta verificação é para quando estiver inserindo. Mais, e quando o registro já foi inserido e quero apenas atualizá-lo? Para isso, faço como na imagem a seguir (ainda dentro do meu método Salvar):

Código

Como você pode perceber, o método Update vai dar erro porque ele espera ao menos 5 parâmetros a serem preenchidos. Porque ele está pegando todos os campos de minha tabela e está tentando comparar com os campos do meu método. Para alterarmos isso, temos que ir ao DataSet, clicarmos com o botão direito em Fill, GetData(), de meu PacienteTableAdapter, e clicarmos em Configure, como mostra a imagem:

Configure TableAdapter

Agora clique em Advanced Options e desmarque as opções Use optimistic concurrency e Refresh the data table, como você pode ver abaixo:

Advanced Options

De OK, Next, Next e Finish. Volte ao método Update (dentro do método Salvar) e note que agora não irá mais dar erro. Veja como deve ficar método completo abaixo.

Método Update dentro do método Salvar

Dê um Build Solution (F6) apenas para ter certeza que sua solução está sem erros e salve o projeto.

Agora vamos sobrescrever o método Excluir. Faça como o anterior:

Sobrescrever o método Excluir

Apenas chame o método Localizar, já que não vamos implementá-lo agora.

Agora, antes de chamar o método que carrega os itens vamos imaginar o seguinte: já que em meus métodos eu preciso passar meu lblCodigo, referente ao código do paciente, não seria melhor se eu declarasse uma variável que fosse a responsável por este código? Pensando assim, vamos criá-la no nosso formulário base. Abra o frmBase, vá a página de código e declare o código:

Código

Desta forma, todos os meus cadastros herdarão essa variável, que representa o código respectivo de cada cliente de meu consultório. Assim, posso usá-la nos métodos Localizar, Excluir e Salvar, substituindo pelo lblCodigo, já que não precisamos usá-lo mais. Por enquanto vamos deixar como está.

Agora chame o método CarregaValores e dentro dele coloque o seguinte código:

Código

Aqui usamos aquela consulta que filtra pelo ID do Paciente, que criamos anteriormente em nosso DataSet. Para isso, declarei o DataTable e o TableAdapter e fiz com que o DataTable retornasse meu TableAdapter com o método PesquisaID passando como parâmetro minha variável nCodGenerico, que será preenchida pelo método Localizar, lembrando que o Localizar que irá chamar meu método CarregaValores.

Após isso eu verifico, se o DataTable retornou algum registro, preencho os controles de tela. Lembrando que esse CarregaValores será implementado em cada formulário específico.

Vamos criar agora um novo formulário, que herdará do de Pesquisa. Vá na Solution, clique em Add > New Item, em Categories escolha Windows Forms, escolha o template Inherited Form, dê o nome de PesquisaPaciente, clique em Add e escolha o frmPesquisaBase, já que nosso form criado herdará dele.

Volte ao formulário que estávamos, porque agora vamos implementar o método Localizar. Digite o seguinte código:

Código - Método localizar

Instanciei o formulário herdado de Paciente, verifiquei se o DialogResult desse form foi igual a OK como configurado no formulário base, ou seja, se o usuário escolheu algum registro no formulário e clicou em OK e, se sim, passamos a variável bLocalizar o valor daquela variável sCdCodigo (que é a responsável pelo código da pesquisa no formulário base), diferente de vazia. Após isso, fazemos outra verificação. Se isso for verdade, ou seja, se a variável bLocalizar obtiver algum registro, minha variável nCodGenerico receberá o valor de sCdCodigo. Acima fiz também um int.Parse para converter, pois a variável sCdCodigo é do tipo string e a nCodGenerico, do tipo int.

Exemplo: o usuário está navegando entre os registros, decide escolher um e clica em OK. Neste momento meu DialogResult é “setado” para OK. Quando isso acontece, faço estas verificações, o bLocalizar recebe o valor de sCdCodigo, que na verdade é o código escolhido. Ele é diferente de vazio? é, então foi preenchido, o que significa que minha outra variável, a nCodGenerico irá receber o sCdCodigo. Simples né?!

A partir de agora, podemos utilizar esta variável nCodGenerico em outros locais para substituir meu código. No método CarregaValores já estamos usando ela. Vamos fazer o mesmo no método Excluir e no método Salvar:

Código
Código

Nosso formulário de Cadastro está implementado.

Finalizando nosso artigo, vá ao Form1, dê dois cliques no botão Paciente e altere o código para chamar nosso formulário. Agora será chamado nosso formulário herdado. Faça como a imagem abaixo nos mostra:

Código

Salve seu projeto e compile para testar se tudo saiu OK.

Na próxima parte de nossa série de artigos, iremos criar o método Pesquisar, do formulário de Pesquisa, para que assim nosso Cadastro de Paciente esteja completo. Tudo isso usando herança visual. Iremos também começar a fazer uma simulação do padrão MVC (Model View Controller) em nosso sistema. Não perca!

Parte 8

Nesta parte iremos implementar o método Pesquisar, do formulário de Pesquisa, referente ao Cadastro de Pacientes para que, assim, nosso cadastro esteja completo usando os conceitos de Herança Visual de formulários. Iremos começar também uma simulação do padrão MVC (Model View Controller) em nosso sistema. Confira:

No formulário de Pesquisa, vamos fazer o seguinte: de acordo com o tipo de pesquisa que o usuário escolher (por ID ou Descrição), iremos utilizar um dos métodos criados anteriormente em nosso DataSet.

Abra o formulário frmPesquisaPaciente e sobrescreva o método Pesquisar, como mostra a seguir:

Código

Após isso, dentro do método criado, tente acessar o campo de pesquisa, herdado do formulário base, que se chama txtPesquisa. Você verá na imagem abaixo que não será possível o acesso ao mesmo.

Try Access Private Control

Isso acontece porque, por padrão, o modificador de acesso dos controles é do tipo privado (private), precisamos então acessar o formulário base e alterá-lo para público (public), como mostra a imagem:

Changing The Controls Modifiers

Faça o mesmo com os RadioButtons Código e Descrição e aperte F6 para dar um Build Solution. Toda vez que você precisar acessar um controle herdado desta forma, é preciso alterar o modificador para public no formulário base.

Agora volte ao formulário de pesquisa e note que você terá acesso ao textbox de pesquisa e aos radiobuttons. Altere o nome de seu formulário de pesquisa para Pesquisar Paciente e volte ao código.

Dentro do método sobrescrito Pesquisar, faça o seguinte código:

Código

O que fiz acima foi uma verificação simples, Se o usuário selecionar o RadioButton Código, passo ao DataTable o método PesquisaID, criado no DataSet anteriormente, para ser pesquisado o ID que o usuário digitar no campo de pesquisa. Senão, ou seja, se o usuário selecionar o RadioButton Descrição passo ao DataTable o método PesquisaNome, e uso a porcentagem (%) entre o campo de pesquisa, que significa que ele irá procurar uma parte do nome.

Se eu tiver no banco um nome Carlos, por exemplo e digitar no campo rlo, ele irá me retornar o nome Carlos no ListView, pois com esse parâmetro de porcentagem, da cláusula Like (que irei abordar mais a frente no curso de SQL do meu blog), ele irá procurar por partes referentes ao nome pesquisado. Como meu DataSet não aceita/entende o parâmetro %, preciso declará-lo em meu código. Agora salve e compile sua aplicação. Clique em Pacientes e deverá aparecer a tela de Cadastro de Paciente. Clique em Novo, digite um nome e um telefone qualquer e clique em Salvar.

frmPacientes

Agora clique no botão Localizar para ir ao formulário de Pesquisa:

frmPesquisarPaciente

Acima digitei uma parte do nome, ele já me retornou o nome completo e o ID. E abaixo me mostrou quantos registros foram retornados com essa parte do nome. Se você der dois cliques em cima do nome, ele trará a tela de Cadastro com o Nome e o ID preenchido:

frmPacientes

Como você perceber na imagem acima, os botões de Salvar e de Localizar estão desabilitados, precisamos alterar algumas configurações para que os botões sejam habilitados. Para isso, vá ao formulário Base, vá ao método HabilitaDesabilitaControles e perceba que no botão Localizar só esta habilitado o Status Navegando, adicione também o Editando e o Inserindo. No botão Salvar, está habilitado o Status Navegando e Inserindo, falha minha, o correto seriam os Status Editando e Inserindo. Arrume os botões como mostra a imagem a seguir:

btnLocalizarsStatus
btnSalvarsStatus

Salve e compile seu projeto. Clique em Pacientes e no botão Localizar. Digite um nome qualquer na caixa de busca ou a deixe em branco e tecle ENTER. Você verá o resultado da pesquisa:

SearchResults

Clique em um dos resultados da pesquisa. Se quisermos com que, quando o usuário teclar ESPAÇO sobre um dos resultados, o formulário de pesquisa se feche e abra o respectivo registro, podemos implementar isso fazendo o seguinte: Abra o formulário de Pesquisa Base, clique em cima do ListView, vá a janela de Propriedades e, no evento KeyDown, dê dois cliques e adicione o seguinte código:

KeyDownListView

Nota:

Tentei fazer este método com a tecla ENTER, mais por uma razão desconhecida, não consegui fazer funcionar. Se alguém descobrir o porque, por favor poste nos comentários.

Agora escolha um registro qualquer, abra-o e clique em Excluir. Como você pode perceber, a exclusão é feita em poucos segundos. O interessante seria perguntarmos ao usuário se ele realmente deseja excluir o registro, mantendo assim uma certa padronização em formulários. Para isso, vá ao formulário Base, entre no botão Excluir, e altere o código para que fique desta forma:

Código

Acima fiz apenas a pergunta ao usuário se deseja excluir o registro com o uso de MessageBox. Se ele clicar em não, nada acontecerá. Se ele disser sim, ele entrará no método Excluir, que já foi implementado anteriormente e o usuário verá um MessageBox avisando que o registro foi excluído. Simples.

No decorrer dos artigos iremos verificar o que está faltando ou até os erros que possam vir a ocorrer para que assim possamos alterá-los/modificá-los e nosso sistema fique com o menor número de inconsistências possíveis.

Salve o projeto, compile, clique para excluir um registro e veja as modificações.

Vamos começar a partir de agora uma simulação do padrão MVC (Model View Controller), onde nosso DataSet será o Model e os formulários são o nosso View. Precisamos criar agora o Controller, que serão as classes que farão a abstração dos dados da Model e irá fazer a “ponte” com a View, ou seja, com essas classes poderemos abstrair os dados do nosso DataSet e onde faremos a implementação dos métodos que os formulários irão chamar.

Para mais informações sobre o padrão MVC, acesse os links abaixo:

Começaremos criando a classe de acesso a dados, que irá implementar alguns métodos e criaremos as classes que herdarão estes métodos.

Na Solution Explorer, clique em Add > Class e dê o nome AcessoDados a sua classe.

AddNewClass

Lembrando o conceito de Herança, esta classe será nossa classe Base, onde a partir dela serão criados outras classes que herdarão os métodos provenientes dela. Aqui iremos ter os métodos para Salvar, para Excluir, Pesquisa por ID e Pesquisa por Nome, seguindo nossa lógica do sistema.

No nome da sua classe acrescente um public antes, para que ela possa ser acessada pelas classes herdadas e crie o método virtual de Salvar, que será sobrescrito depois.

Código

Como você pode perceber, o método Salvar recebe um parâmetro booleano, que irá indicar, dependendo do status, se o registro está sendo inserido ou alterado. Como fiz nos outros métodos do tipo bool, inicializarei este método com o valor false como retorno. Crie também um método virtual booleano com o nome Delete. Este método não terá nenhum parâmetro, já que a função é apenas de excluir um registro.

Código

Agora vamos criar um método do tipo DataTable para pesquisar por ID, que receberá como parâmetro um valor do tipo int. Antes disso, é preciso declarar o namespace System.Data, para que possamos usar o tipo DataTable.

System.Data

Após isso, faça o seguinte método:

PesquisaIDMethod

Faça também um método do tipo DataRow, que irá me retornar somente uma linha, para pesquisar pelo ID, passando como parâmetro um valor do tipo int, parecido com o método anterior. A diferença deste é que irá me retornar um DataRow e não um DataTable.

PesquisaIDMethodDataRow

Assim podemos fazer pesquisas que irão retornar somente uma linha e também pesquisas que irão retornar diversas linhas. Desta forma tenho várias formas de pesquisar em meu sistema. Desta forma, posso declarar dois métodos com o mesmo nome, só que com o retorno e parâmetro diferente (ou nesse caso, sem parâmetro).

Finalizando, faça um método do tipo DataTable para pesquisar por nome, que terá um parâmetro do tipo string, que receberá o nome pesquisado.

PesquisaNomeMethod

Assim teremos métodos para Salvar, Excluir, Pesquisar por ID e Pesquisar por Nome.

Na próxima parte de nossa série de artigos, iremos criar as classes que herdarão dessa minha classe de acesso a dados e assim implementaremos as funcionalidades para que nossa View não tenha contato com o banco de dados, ou seja, nossos formulários acessarão os dados através do Controller, que são nossas classes.

Parte 9

Crie a classe AcessoDadosPaciente, que herdará da nossa classe de acesso a dados. Agora vou mapear os campos da minha tabela como propriedades dessa minha classe herdada. Declare a propriedade privada _nCodPaciente:

Crie a classe AcessoDadosPaciente

Para que ela se torne um campo, precisamos usar o Refactor do Visual Studio (ou você pode fazer na mão). Para isso clico com o botão direito em cima dessa propriedade privada, clico em Refactor > Encapsulate Field e dou um nome diferente a ela (geralmente seria o nome quase igual da propriedade privada apenas sem o underline), como mostra a imagem a seguir:

Clique em Refactor > Encapsulate Field

O que me resultará no campo abaixo:

Refactor do Visual Studio

Faça o mesmo com mais duas propriedades, sNomePaciente e sNumTelefone. O resultado final será esse:

sNomePaciente e sNumTelefone

Agora vamos implementar os métodos criados anteriormente na classe de Acesso a Dados. Logo abaixo chame o método de Salvar (lembrando que usamos o override para sobrescrever os métodos virtuais de acesso a dados):

classe de Acesso a Dados
chame o método de Salvar

Antes de fazer o método sobrescrito de Salvar, declarei o Consultas.dsConsultaTableAdapters. Após isso, crio o método Salvar, muito parecido com o que foi feito em outras páginas do projeto, só que a diferença será que agora a nossa classe de Acesso a Dados que irá abstrair esse método. Assim declaro minha variável bSalvar, instancio o TableAdapter, faço a comparação descrita na imagem acima: se estiver gravando no banco, chamo o ta.Insert, passando os parâmetros declarados em nossa classe, referentes ao nome do paciente e ao numero do telefone. Uso no final o maior que 0 apenas para dizer que minha variável bSalvar será gravada/atualizada somente se houver algum registro, ou seja, se for maior que 0. Se não estiver gravando no banco, está atualizando, então chamo o ta.Update, faço a mesma coisa, só que passo 3 parâmetros: o nome do paciente, o número do telefone e o código do paciente.

Lembrando: preciso preencher essas propriedades antes de chamar esse método de Inserção e/ou Atualização.

Fazendo desta forma, meus formulários não precisam acessar diretamente o TableAdapter para obter os dados, já que minha classe de Acesso a Dados fará isso.

Como teste, abra o formulário Paciente Herdado e vá ao método Salvar. Vamos experimentar usar o método de nossa classe de Acesso a Dados. Para isso, comente o código do botão de Salvar do formulário e faça o seguinte código:

comente o código do botão de Salvar

Comentei todo o código que usávamos para Salvar e, apenas instanciando a classe de Acesso a Dados, fiz o mesmo método, preenchendo as propriedades e passando os parâmetros. Além de economizar linhas de código, uso o conceito de MVC, já que dessa forma meu formulário não precisa usar os métodos de acesso a dados diretamente. Ele apenas chama a classe responsável por isso, no caso a de Acesso a Dados. Outro ponto importante a se destacar é o fato de que, quaisquer validações que precisarmos fazer, é só fazer nas classes de dados. Assim não precisaremos se preocupar em ir, formulário a formulário, validando o que precisa, só fazemos uma única vez. Mais pra frente, quando formos implementar essa forma de trabalhar com MVC nos outros métodos, não precisaremos mais chamar o TableAdapter em nosso form como chamamos atualmente:

precisaremos mais chamar o TableAdapter

Vamos agora sobrescrever os outros métodos. Volte a classe de Acesso a Dados e, logo abaixo do método Salvar, chame o método Delete e insira o seguinte código (muito parecido com o código do método Salvar):

chame o método Delete

Chame agora o método PesquisaID (o que tem parâmetro), que é parecido com o método Delete (a diferença é que nele usamos o parâmetro nCodGenerico e precisamos instanciar o DataTable, além é claro do TableAdapter) e insira o seguinte código:

Chame agora o método PesquisaID

Chame o PesquisaID. Como este método não possui parâmetros, vamos chamar os atributos declarados no início de nossa classe, referentes as colunas de nossa tabela. Insira o seguinte código:

Como o método é do tipo DataRow

Como o método é do tipo DataRow, apenas retorno o DataTable PesquisaID, que fizemos anteriormente, e passo o comando Rows[0], que indica que quero pegar o 1º índice (ou 1ª linha) de meu DataRow.

Simples né? Agora vamos ao PesquisaNome, que é praticamente igual ao PesquisaID (com parâmetro), só precisamos trocar o parâmetro, que é string, e o método:

Agora vamos ao PesquisaNome

Pronto, os métodos estão sobrescritos.

Temos situações em que, precisamos passar todos os campos, outras em que precisamos passar o nome e o telefone, outros em que preciso passar somente o código, quando for Pesquisa, por exemplo, etc. Para não ter o trabalho de sempre ter de preencher todas as propriedades, devemos sobrescrever o construtor da minha classe, desta forma:

Devemos sobrescrever o construtor da minha classe

Desta forma, em branco, sem receber nenhum parâmetro nem valor.

Agora, crio outros construtores, analisando aquelas situações descritas acima, em que posso passar apenas o código, ou o nome e telefone, etc. Confira:

crio outros construtores

Assim não terei o trabalho de instanciar as classes, chamar as propriedades e preenchê-las, já meu construtor servirá pra isso.

Dessa forma, teremos 4 construtores: um que não terá parâmetro algum, um que terá o código do paciente, para quando precisarmos fazer Pesquisas por ID, um que passo o código, o nome e o telefone, quando for atualização, por exemplo, e um construtor que passarei somente o nome e o telefone, quando for uma inserção. Assim percebam que podemos customizar nossas classes de acordo com nossas necessidades.

Os valores que são passados como parâmetros, são repassados às propriedades criadas no começo do código.

Vamos então fazer as modificações necessárias nos outros métodos de nosso formulário Paciente Herdado, como fizemos com o método Salvar acima.

Abra esse form, abra o método Delete e faça o digite o seguinte código:

nosso formulário Paciente Herdado

Primeiramente, comente (ou exclua) o using acima, já que não iremos mais utilizar o DataSet nessa página, pois nossa classe de Acesso a Dados que é a responsável por se conectar ao banco. Agora instanciamos a classe, usamos o 2º construtor que criamos, que tem como parâmetro o código, então passamos o _nCodGenerico, que é preenchido pelo Localizar e o usaremos para Excluir o registro. Finalizando apenas retorno o método Delete, criado na classe. Em resumo, tenho uma produtividade no código, pois o que antes gastávamos 4 linhas, hoje gastamos apenas 2. Pode parecer pouco, mais imagina em um sistema grande, com milhares de páginas e linhas de código. Isso aumenta e muito a produtividade e a facilidade de dar manutenção, caso ocorra algum erro.

O método Localizar não iremos alterar neste form, já que precisamos alterá-lo no form de Pesquisa. Vá ao método CarregaValores e insira o seguinte código:

O método Localizar não iremos alterar neste form

Aqui eu instancio minha classe, passo como parâmetro o _nCodGenerico, da mesma forma que o método Excluir, instancio um DataRow(que retorna apenas uma linha), passo a ele a classe instanciada chamando o método PesquisaID, aquele método sem parâmetro, já que quero apenas retornar uma linha. Senão passaria o outro método, do tipo DataTable. Depois verifico, se o DataRow for diferente de nulo, preencho os campos que desejo, usando as propriedades declaradas na classe, atribuídas aos valores do formulário.

Abra agora o formulário Pesquisa Paciente, vá ao método Pesquisar e insira o seguinte código:

Abra agora o formulário Pesquisa Paciente

Perceba que nesse método pouca coisa mudou. A diferença é que antes meu DataTable recebia um TableAdapter, que chamava os métodos de Pesquisa. Agora não, quem faz isso é minha classe de Acesso a Dados.

Salve tudo e compile, vamos testar o projeto. Clique em Pacientes, Novo, digite um nome e um telefone e clique em Salvar. Se o seu projeto está igual o meu, então houve um erro!

A diferença é que antes meu DataTable recebia um TableAdapter

Este erro aponta que meu lblCodigo está vazio ou em um formato incorreto. Porque ainda não temos o código do Paciente. Para isso, devemos fazer a seguinte alteração (lembrando que estamos no método Salvar, do formulário Paciente Herdado):

Este erro aponta que meu lblCodigo está vazio ou em um formato incorreto

Faço uma simples verificação, se o status for Editando, preciso preencher o código do Paciente. Se for inserção, não há essa necessidade. Agora compile, grave um novo registro, clique em Localizar, teste a busca, deverá estar funcionando corretamente. Agora dê dois cliques no resultado da busca, exclua o registro e perceba que o código não foi excluído.

Faço uma simples verificação, se o status for Editando, preciso preencher o código do Paciente

Como não podemos simplesmente ir ao método Excluir e apagar o label manualmente, já que temos rótulos diferentes, temos que ir ao formulário base, irmos ao método LimpaControles, dentro do foreach dos controles, fazermos um if no controle do tipo Label, e excluirmos somente o lblCodigo, que é o nome de nosso label (se o label de seu form tiver outro nome, altere-o no if). Para isso, vá ao formulário Base e insira o seguinte código:

irmos ao método LimpaControles

Assim utilizamos facilmente o conceito de Herança, já que não precisamos ir toda vez no método Excluir, e sim apenas uma vez no método LimpaControles.

Finalizando, deixo um desafio a vocês. Para que implementem o Cadastro de Médicos, usando esses conceitos de Herança Visual, abordados nos artigos anteriores, e principalmente os conceitos de MVC. No final do próximo artigo, estarei disponibilizando o código-fonte completo do Cadastro de Médicos.