Controle Wizard – ASP.Net 2.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O controle Wizard no ASP.NET 2.0 permite desenvolver aplicações web de forma que os usuários coloquem os dados e siga avançando ou retornando como se estivesse navegando em diversas páginas...

 

O controle Wizard no ASP.NET 2.0 permite desenvolver aplicações web de forma que os usuários coloquem os dados e siga avançando ou retornando como se estivesse navegando em diversas páginas,  sem perder as informações, criando dessa forma diversas paginações que podem conter vários controles.

 

Abra o Visual Studio .NET 2005, e selecione o menu File -> New  Web Site para criar um novo projeto Web. Para este WebSite estaremos trabalhando com a linguagem VB.Net. O Visual Studio.Net cria automaticamente uma página em branco, e é nesta página que iremos adicionar o controle Wizard.

 

rmcwanfig01.jpg
Figura 1 – Controle Wizard.

 

Na Toolbox, arraste o controle Wizard para a página Default.aspx. Automaticamente o controle Wizard cria por padrão dois passos (Step), mas podemos configurar o controle para conter quantos passos forem necessários.

 

Após adicionado um Wizard ao formulário, clique na Smart Tag do Controle para realizar as configurações.

 
rmcwanfig021.jpg

Figura 2 – Configurando o Wizard.

 

A primeira configuração a ser realizada será em relação ao Layout do componente. Por padrão o Visual Studio.Net cria esse controle sem qualquer formatação visual.  Clique em Auto Format e defina uma formatação.

 

rmcwanfig031.jpg 

Figura 3 – Auto Format.

 

Para configurar os passos (Steps), selecione na Smart Tag a opção Add/Remove Wizard Steps. Na propriedade Tittle você poderá alterar o nome dos títulos das etapas.  Os botões Add e Remove adicionam e removem um passo respectivamente. Faça a configuração do controle conforme a imagem abaixo.

 

rmcwanfig04.jpg 

Figura 4 – Configurando os Passos.

 

O próximo passo é configurar as etapas, que pode ser feita selecionado o “step” desejado e arrastando os respectivos textos e controles. Para selecionar o setep desejado, clique no DisplaySideBar que fica na lateral esquerda do controle. Você pode desabilitar essa propriedade, configurando como true ou false a propriedade DisplaySideBar do controle Wizard.

 

rmcwanfig05.jpg 

Figura 5 – Display Side Bar.

 

Para alterar nomes dos botões (Próximo, Anterior, Finalizar) que por padrão vem em inglês, você poderá alterar as propriedades individuais de cada botão selecionando o Wizard e através da janela Properties configurar cada botão. Além dos nomes você poderá alterar o tipo de botão que pode ser um button ou image ou link.

 

rmcwanfig06.jpg 

Figura 6 – Alterando as propriedades dos botões.

 

Chegamos ao final do artigo e essas são as principais características do controle Wizard.

 

Até o próximo.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?