Copiando dados com o Robocopy

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Conheça nesse artigo o utilitário Robust File Copy, mais conhecido como Robocopy que é uma ferramenta de linha de comando que realiza cópia de dados de uma forma segura e eficiente.

Vamos conhecer o utilitário Robust File Copy, mais conhecido como Robocopy que é uma ferramenta de linha de comando que realiza cópia de dados de uma forma segura e eficiente.

Aqueles que trabalham com administração de redes e servidores de vez em quando realizam a migração de dados entre servidores, seja na ocasião de uma máquina nova ou mesmo na emergência devido a fato do servidor antigo estar com problemas. Independente da situação a transferência de dados entre os servidores sempre será necessária e esta tarefa se torna um tanto penosa quando não se tem uma ferramenta adequada. Muitos ainda utilizam a cópia manual dos dados, que além de ser mais lenta, não retorna nenhum log de verificação da cópia realizada.

Podem ser utilizados softwares e utilitários de backup, sendo que neste caso primeiro é feito o backup em alguma mídia (fita, CD, DVD...) dos dados do servidor antigo e depois os mesmos são restaurados no servidor novo. Trata-se de uma opção mais demorada.

Temos uma boa opção chamada Robocopy, que abordaremos neste artigo, que realiza a cópia de diretórios e arquivos de uma maneira rápida, simples e funcional, transferindo inclusive os atributos e permissões NTFS originais dos dados copiados, podendo gerar logs demonstrativos com todas as informações sobre a cópia e com uma ótima performance mesmo quando se trata de uma grande massa de dados.

O Robocopy atualmente na versão XP010 é uma ferramenta de linha de comando, gratuita disponível desde o Windows NT e que está incluída no pacote de ferramentas Resource Kit do Windows Server 2003, que pode ser baixado em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=9D467A69-57FF-4AE7-96EE-B18C4790CFFD&displaylang=en. Esta versão pode ser utilizada nas versões 2000, XP, 2003 e Vista do Windows. O arquivo executável possui apenas 78 KB e no diretório onde estão as ferramentas do Resource Kit (caso seja mantido o padrão da instalação, C:\Arquivos de programas\Windows Resource Kits\Tools), encontramos o arquivo robocopy.doc, contendo a descrição da ferramenta e as diversas opções de sintaxe que o robocopy possui.

Outra forma para verificar a sintaxe do comando Robocopy, seria digitando o comando com a opção /?, como mostra a Figura 1.

Comando Robocopy
Figura 1. Comando Robocopy

Opções de sintaxe para o comando Robocopy

Um cenário bem interessante para utilização do Robocopy é a migração de dados entre dois servidores de arquivos. Sabemos que neste caso além da cópia é necessária a manutenção dos atributos e permissões dos dados que serão migrados. Podem ser criados arquivos de lotes com chamadas para o Robocopy e sua sintaxe com o intuito de otimizar a tarefa ou até mesmo programar um agendamento.

A sintaxe do comando é a seguinte:

Robocopy origem destino             [opções do comando]

Exemplos de utilização do comando

Vamos ver alguns exemplos de utilização do Robocopy.

  1. Cópia do diretório Scripts armazenado na unidade C para o diretório Backup na unidade D na mesma máquina como mostra a Figura 2:
    robocopy.exe c:\scripts d:\backup

    Cópia do diretório Scripts
    Figura 2. Cópia do diretório Scripts

  2. Cópia do mesmo diretório Scripts e dos sub-diretórios (opção /e) para o diretório Backup, como mostra a Figura 3:
    robocopy c:\scripts d:\backup /e

    Figura 3. Cópia para o diretório Backup
    Figura 3. Cópia para o diretório Backup

  3. Cópia do dados armazenados no compartilhamento Gerencias no Servidor1 para o Servidor 2:
    robocopy                  \\servidor1\Gerencias\ \\servidor2\Gerencias\             /E /ZB /COPYALL /R:0 /W:0 /V /NP /ETA /LOG:c:\teste-robocopy.log

Vejam as opções do comando utilizadas:

  • /E – Cópia dos sub-diretórios
  • /ZB – Modo Backup
  • /COPYALL – Cópia de todas as informações do arquivo
  • /R:0 - não repete a cópia em caso de falha
  • /W:0 - por não repetir a cópia em caso de falha também não há tempo de espera entre as repetições
  • /V - Exibe os arquivos que por alguma razão não foram copiados
  • /NP - Não exibe o progresso da cópia
  • /ETA - Exibe o tempo estimado que a cópia dos dados levará
  • /LOG: - Especifica o local onde o log será armazenado

Abordamos neste artigo os conceitos para utilização do comando Robocopy que não deve faltar entre as ferramentas utilizadas por administradores e analista de redes Windows. Vale citar que o utilitário permite uma série de opções que não foram abordadas aqui, além de outros cenários e modos de utilização, mas para um aprofundamento vale a pena a leitura do arquivo doc que acompanha o Robocopy.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?