Guia Cordova

Documentação: Cordova: Comando cordova clean

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Nesta documentação você aprenderá a utilizar o comando cordova clean, que limpa os objetos de compilação do projeto para as plataformas a partir da Interface de Linha de Comando (CLI) do Cordova.

Quando executamos os comandos cordova build, ou cordova prepare + cordova compile, são gerados na pasta build de cada plataforma os pacotes referentes ao aplicativo compilado. No entanto, às vezes é necessário apagar esses pacotes e gerá-los novamente. Nesse caso podemos executar o comando cordova clean, que veremos em detalhes neste documento.

cordova clean

O comando cordova clean limpa os arquivos de compilação do projeto para uma plataforma, apagando a pasta build que é gerada dentro de platforms/[android, ios, etc]. Sua sintaxe é a seguinte:

cordova clean [plataforma]

Se executarmos o comando sem argumentos ele fará a limpeza da pasta build de todas as plataformas. Porém, se desejarmos efetuar a limpeza para apenas uma plataforma, basta informá-la como argumento.

Exemplo prático

Na Figura 1 podemos ver a estrutura de um projeto recém criado e compilado para a plataforma android (lado esquerdo), e o mesmo projeto após a execução do comando cordova clean android (lado direito).

Estruturas do projeto
Figura 1. Estrutura do projeto antes e depois do clean

Note que a pasta platforms/android/build foi removida após o clean. Agora, ao executar o comando cordova build ou cordova run os pacotes de cada plataforma serão gerados novamente, considerando as versões mais recentes dos arquivos utilizados.

O comando cordova build compila a aplicação para a plataforma informada. Por exemplo, cordova build android compila o projeto para Android. Já o comando cordova run também compila a aplicação para plataforma informada e além disso a executa após a compilação. Por exemplo, cordova run android compila e executa a aplicação no Android.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?