Software é tratado como direito autoral, assim como livros, músicas e outros. Mas porque a maioria das empresas e profissionais de sofware não adotam estratégias de lançamento como fazem os autores de músicas e livros?

Geralmente ao lançar um livro, o autor ou a editora, realiza um evento de lançamento. Um coquetel com palestra. Até hoje são poucas as empresas de software que realizam eventos de lançamentos para software.

É uma estratégia de divulgação interessante, que tem como objetivos:

- Criar relacionamento com os atuais clientes.
- Proporcionar um network entre empresários que participam do evento.
- Realizar um "treinamento" disfarçado em palestra sobre o novo software ou atualização.
- Gerar novos negócios no momento do evento.
- Facilitar o levantamento de indicações de novos clientes feito pelos próprios clientes.
- Permitir que possíveis novos clientes possam experimentar o software.
- Gerar mídia espontânea.

Um evento não tem o custo alto e seus resultados são muito interessantes.

O mesmo evento de lançamento, além do coquetel, pode ter muitas atividades, tais como:

- Sorteito de licenças de uso ou de atualizações.
- Descontos na compra do software ou atualização.
- Sorteios de prêmios.
- Distribuição de brindes.
- Palestra sobre o sofware ou atualização.
- Palestras relacionadas aos negócios dos clientes com palestrante convidado.
- Apresentação musical após a palestra.
- Oficinas paralelas de interesse do público alvo do evento em parceria com outras empresas, como o Sebrae de sua cidade ou Instituição de ensino.
- Área de simulação de negócio com demonstração do produto/serviço aos participantes do evento, como um evento paralelo.

Vale lembrar de sempre convidar jornalistas ao evento para que possam gerar mídia espontânea sobre a empresa ou software lançado e criar um bom relacionamento com a imprensa.

É uma estratégia que traz bastante resultados, mas pouco praticado pelas empresas e profissionais em geral.