Criação do servidor de aplicações

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Veja como criar um servidor de aplicações com Bruno Lichot.

 

Atendendo a solicitações da comunidade, nesta semana vamos falar um pouco sobre a criação de um servidor de aplicação. Criaremos uma aplicação servidora que pode ser responsável por todos os métodos e regras implementados com relação ao acesso e manipulação de dados referente ao projeto. Aqui utilizaremos tecnologia COM+ na MiddleWare do Servidor de Aplicação, DBExpress e MIDAS no acesso a dados. Utilizaremos InterBase/FireBird como SGBD.

Vale ressaltar as vantagens de uma aplicação distribuída: aumento de poder de processamento, quebra da tranca tecnológica do fornecedor do SGBD, subutilização do Hardware do SGBD, que é o mais caro, proporcionando um prolongamento da sua vida útil até que se tenha lentidão em seus processos e seja necessário investimento em melhoria no seu hardware. Este tipo de aplicação também aumenta a escalabilidade e proporciona criação de várias interfaces, em tecnologias distintas acessando um mesmo cerne de acesso a dados e regras de negócios. Um ponto que se deve ter cuidado nesta arquitetura é a rede que deve ser rápida, pois o número de nós até a informação chegar no banco, ou do banco chegar no cliente, aumenta.

Existe muito a falar sobre esse assunto e possibilidades de uso,bem como sua melhor aplicação e utilização de seus recursos e tecnologias. Mas não fique desapontado se não deu para explorar tudo, fique ligado no ClubeDelphi TechDay, inscreva-se já, será uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o assunto. Outra opção é nos treinamentos do ClubeDelphi, e se você não mora no Rio ou São Paulo, não fique triste, entre em contato conosco que vamos até você. Bom chega de comercial e vamos ao nosso exemplo.

Nosso projeto consistirá apenas em um pequeno cadastro de produtos. Eis a nossa tabela de produtos:

 

Id_Produto - Inteiro – Chave Primária

Descricao – Caracter Variável de 60 posições

Quantidade – Inteiro

PrecoCompra – Decimal de 15 posições e precisão de duas casas

 

Para criarmos a aplicação servidora siga os passos no menu do Delphi: File >New >Othe > Multitier >Transactional Data Module e siga as configurações abaixo.

 

Figura01

 

Figura02

 

O nome do projeto é AppServer e o nome da unidade é UClasseDados. No DataModulo criaremos a conexão com o banco e os DataStes de manipulação de dados, todos componentes DBExpress.

 

Figura03

Componentes:

Tipo: SqlConnection

Nome: SqlConnection

LoginPrompt: False

Observação: Responsável pela conexão com o banco de Dados. Para configura-lo, basta aplicar um duplo clique sobre o componente, clicar no botão “+” dar um nome para a conexão e fornecer o tipo do banco de dados a ser acessado. Veja o exemplo abaixo:

 

Figura04

Tipo: SqlDataSet

Nome: SqlProdutos

SqlConnection: SqlConnection

CommandText: Select * From PRODUTOS

Where DESCRICAO LIKE :DESCRICAO

Order by DESCRICAO

Params: DESCRICAO – DataType: ftString

 

Observação: Componente responsável por acessar e disponibilizar os dados da tabela de Produtos.

 

Tipo: DataSetProvider

Nome: DspProdutos

DataSet: SqlProdutos

Observação: Componente responsável por disponibilizar o conteúdo do dataset a ele conectado, server, basicamente, para fazer a interface da aplicação cliente com um dataset na aplicação servidora e prover o ambiente para operação com os dados deste dataset em conjunto com o ClientDataSet, que neste caso estará na aplicação cliente.

Depois de criada e compilada a aplicação que será o nosso servidor de aplicação, devemos registra-lo, para o tempo de desenvolvimento, localmente na nossa máquina. Isso pode ser feito executando o comando ‘regsvr32.exe “caminho_físico\nome_da_aplicação.dll” ’, ou no menu View do Delphi, opção Type Library, clique no botão Register Type Library.

 

Figura05

Em seguida você receberá a seguinte mensagem:

 

Figura06

Agora estamos prontos para criar o cliente deste Servidor de Aplicação, mas esta etapa fica para a próxima semana.

Ainda em tempo, obrigado por todos os e-mails que aos amigos delphianos tem me mandado, espero poder continuar ajudando e sendo ajudado, repartindo para conquistar!

Continuem a mandar e-mails com críticas, dúvidas e sugestões.

Um grande abraço e até semana que vem.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?