As anotações geralmente não são criadas pelos programadores no momento da construção de uma aplicação, tendo em vista que, uma criadas podem ser utilizadas em várias aplicações com o mesmo objetivo ou propósito.
Mesmo sendo algo não corriqueiro no desenvolvimento, as anotações são relativamente simples de serem criadas, similares às declarações de interfaces convencionais.
Para usarmos as anotações devemos também definir de que forma as mesmas serão lidas, podendo ser diretamente de código-fonte, arquivos de classes ou em tempo de execução, sendo este último o mais utilizado.
Muitos frameworks e até a própria linguagem Java em algumas de suas API`s utilizam anotações simplificando o código e também para diminuir o acoplamento entre as classes.
A inclusão de anotações no código é relativamente simples, podendo ser aplicada para anotar declarações, bastando para isso o símbolo @precedido do nome da Anotação a ser utilizada. Algumas anotações podem ser inseridas sem nenhuma informação adicional, outras no entanto utilizam atributos que servem para incrementar o efeito da anotação no código no momento da execução.
Em nosso exemplo criaremos uma Anotação simples sem atributos cujo objetivo é de apenas executar os métodos anotados com ela e armazenar o retorno dos métodos em um variável qualquer que será impressa no final.
O primeiro passo a ser dado é a criação da nossa Anotação.
Como dissemos anteriormente a criação de uma Anotação é parecida com a declaração de uma interface convencional, com a diferença que o modificado interface é precedido do símbolo "@".
Criaremos uma Anotação com o nome de RecuperaRetorno.