Criando interfaces Swing com o GuiGeanie 1.0

 

A criação de interfaces para aplicações desktop em java costumam ser trabalhosas, para muitos pouco produtiva, apesar de IDE’s  com recursos  poderosos como o Netbeans, JBuilder, JDeveloper ou mesmo o plugin VE do Eclipse, há uma parcela de usuários iniciantes que nem sempre tem um equipamento a altura de idéias tão cheias de recursos, pensando em gerar alguma produtividade, consumindo muito pouco recurso de sistema existem softwares como o GuiGenie(www.guigenie.cjb.net) e o Cafeteira do Brasileiro Fernando Anselmo.

 

O GuiGenie possibilita a criação de componentes Swing de forma simples, gera um código comentado, um preview de como a tela ficará e salva a classe como um arquivo .java, além de fornecer a possibilidade de salvar o projeto criado nele.

 

Para usar o GuiGenie o primeiro a coisa é baixa-lo no endereço : www.guigenie.cjb.net

 

Existe uma versão multiplataforma e um instalador pra Windows.

 

Se você baixou a versão multiplataforma descompacte o arquivo e entre na pasta desejada, você poderá acessar o programa dando um duplo click no arquivo .jar do GuiGenie  se estiver no Windows ou via prompt do DOS ou Terminal do Linux utilizando um comando :

 

java –jar GuiGenie.jar

 

E será mostrada a seguinte tela conforme a Figura 1.

 

guigenie1.jpg

Figura 1 – Tela Inicial do Programa

 

Agora criaremos um projeto de uma tela de login de usuário, para isso clique em :

 

Project >> New

 

Surgirá uma nova tela (veja a Figura 2) solicitando que seja escolhido qual layout será utilizado.

 

Dentre as várias opções, a recomendada pelo autor é Absolute Positioning que equivale ao Layout null(nulo), mas a medida que o usuário for se especializando ele poderá utilizar os outros layout managers.

 

guiGenie2.jpg

Figura 2 – Definindo o Gerenciador de Layout a ser utilizado.

 

Após a seleção do Layout Manager, será exibida a área de trabalho da ferramenta. Para criar a tela de login mostrada na Figura 3 abaixo, apenas devemos clicar na paleta Drag N Drop e arrastar para o Jpanel. A paleta Component mostra as propriedades dos objetos selecionados.

 

guigenie3.jpg

Figura 3 – Tela de Design

 

Após a criação da sua tela de login, clique na aba Build e iremos nos deparar com a tela seguinte, clique no botão Preview Code e será mostrado o código da interface gráfica criada (Figura 4), facilitando o entendimento pelo usuário iniciante.

 

guigenie4.jpg

Figura 4 – Visualizando o código fonte gerado

 

O Botão Save Code salva o código fonte como uma classe java.

 

O Botão Preview Jpanel – exibe a interface compilada conforme a Figura 5.

 

guigenie5.jpg

Figura 5 – Preview da Classe Compilada