Olá pessoal , vamos dar continuidade neste artigo à criação do navegador web iniciado no ultimo post.  Hoje veremos a configuração da barra de navegação, que abrigará os botões básicos de navegação e a Barra de Endereço.

Inicialmente adicione ao formulário um componente  “ToolBar” que deverá ser posicionado logo abaixo do Menu, caso não seja, altere a propriedade Align para “alTop” . Aponte a propriedade Images para o ImageList já presente.Clique com o botão direito na ToolBar e observe que você pode incluir novos botões e separadores para os mesmos, portanto , faça  como na imagem abaixo, atentando para inserir também o ComboBox que servirá como Barra de Endereços.

<<<<<<<<Foto da barra de navegação>>>>>>>>>>>.

Feito isso configure os botões adicionados através da propriedade “Action” dos mesmos, logo os botões automaticamente assumirão as propriedades das Actions que criamos anteriormente. Lembre-se sempre desta manobra pois irá poupar significativamente o seu tempo em aplicações mais extensas. Feito isso, altere a propriedade Name do ComboBox para cbURL  e também a propriedade Text  para o endereço de qualquer site de sua preferência que servirá como pagina Home para sua aplicação.

Inclua agora um componente “ WebBrowser”  na aplicação, alterando o Align para “alClient”, este elemento será onde exibiremos a página web. Logo em seguida inclua um componente StatusBar, clique com o botão direito sobre ele e escolha “Panels Editor”. Na janela que se abrirá adicione três panels observando a configuração da propriedade Width da seguinte forma:

StatusPanel1 – width =  300;

StatusPanel2   width = 120;

Status Panel 3 – width = 150.

Adicione um componente ClienteDataSet  e altere o name para CDSUrl. Vá na propriedade FileName, clique no botão ao final do edit. Na janela que se abrirá salve o arquivo como “URL.xml” , e atenção, faça desta forma, com a extensão, pois caso esqueça o delphi salvará o arquivo como sendo um binário simples.

Pronto, o layout do navegador está completo. Vamos agora iniciar a implementação da lógica:

Vamos iniciar com a codificação das actions, dê um duplo clique no ActionList e novamente um duplo clique em cada uma das actions, abrindo assim a implementação do evento onExecute de cadas uma delas. De início as da Category “Navegação”:

Avançar

begin

  try

    Navegador.goforward;

  except

  end;

Voltar

begin

  try

    Navegador.GoBack;

  except

  end;

Ir

begin

  Navegador.Navigate(cbUrl.Text);

  if CDSUrl.Locate('URL', cbUrl.Text, [loCaseInsensitive]) then

    Exit // a url já esta gravada, ativa!

  else

    GerenciarURL; // A Url não está gravada

 

  CarregaCombo; // Atualiza a url no combo

end;

Parar

Begin

 try

    Navegador.Stop;

  except

  end;

Muito bem,no próximo artigo daremos continuidade a codificação do nosso web browser, obrigado pela atenção e bons estudos.

Jefferson Araújo.

Contato: tecjefferson@hotmail.com